terça-feira, 11 de dezembro de 2018


Tirando a máscara – João 11.1-44


Alguns termos:
“EVANGELICALISMO”: que é voltado mais para o ETRETENIMENTO religioso do que o labor diário da vida cristã.  Estamos diante de uma geração que sabe cantar, tocar, dançar, mas não sabe orar e nem estudar profundamente as escrituras.

“Vida Gaiata”: onde mais parecemos um amontoado de gente sem rumo, sem idéias, contando nossas piadas (como meninos), assentados na varanda da história. O lema: “cantemos, celebremos e pulemos porque amanhã morreremos”.

“Filhos do rei”: significa ter tudo, do bom e do melhor, na hora que se quer, sem preocupação de espécie alguma. Recebe qualquer beneficio material na vida, logo grita: “Sou filho do rei”. Mas se algo dá errado a frase é logo esquecida!

1)    É possível ser amado por Jesus e sofrer
“Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro” (Jo 11.5). observe o texto de Joao 11.36-37, pelo que diz: “Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava! E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse? ”

A pergunta básica é esta: Porque os amigos de Jesus morrem, sofrem, adoecem e enfrentam dificuldades? Alguns achismos: 1) Falta-lhes a fé necessária para evitar tudo isso? (teologia da prosperidade); 2) o sofrimento é por causa do nosso pecado? (os amigos de Jó) 3) o sofrimento é porque Deus está nos punindo? 



MAS, “SOFREMOS PORQUE ALGUMAS VEZES, UMA LÁGRIMA EM NOSSOS OLHOS, É UMA LENTE DE AUMENTO MELHOR DO QUE MUITOS TELESCÓPIOS”.

Quantos só enxergam melhor a vida através de uma experiência difícil? E não são poucos os que só aprendem as grandes lições da vida mediante o sofrimento. Por meio dele (sofrimento) é que o caráter e a personalidade podem ser aperfeiçoados. De acordo com Romanos 5, a tribulação produz a paciência; a paciência, produz experiência; a experiência, a esperança e a esperança não traz confusão, porque o amor de Cristo está derramado em nossos corações.

E, quanto a alegria? É muito boa quando sentimos; é um balsamo para a vida! Mas a alegria não nos ensina quase nada! E por que será? Talvez porque nos leva a uma existência desatenta e irreverente e até um pouco irresponsável. Em Eclesiastes 7.2, lemos: “Melhor ir onde há luto do que ir à casa onde há banquete...”

O sofrimento, AO CONTRÁRIO, PRODUZ CRESCIMENTO, AMADURECIMENTO E SOLIDEZ DENTRO DE NÓS. DOR E SOFRMENTO NÃO SÃO NECESSARIAMENTE SINAIS DA IRA DE DEUS. MAS MANIFESTAÇÃO DO SEU AMOR (João 11.5). O CARÁTER MAIS SÓLIDO É O QUE SE APRESENTA CHEIO DE CICATRIZES.

OBSERVE Q QUE O APOSTOLO NOS ENSINA EM ROMANOS 8.28: “E SABEMOS QUE TODAS AS COUSAS CONTRIBUEM JUNTAMENTE PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS, DAQUELES QUE SÃO CHAMADOS POR SEU DECRETO”. QUANDO NOS TORNAMOS FILHOS DE DEUS, NADA MAIS ACONTECE PARA O NOSSO MAL. ATÉ OS MOMENTOS MAIS TERRIVEIS, TRISTES, DOLORIDOS, CONTRIBUEM DALGUMA FORMA PARA O NOSSO BEM. DEUS SEMPRE TORNARÁ EM ENSINO, OU SEJA, FARÁ COM QUE NOS SIRVA DE LIÇÃO, AQUILO QUE PARECE NOS DESTRUIR.

2)    Jesus é o mesmo hoje
“Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui meu irmão não teria morrido. Mas também, agora, sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus lhe concederá! Disse-lhe Jesus, teu irmão, há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressureição do último dia”. 

a)     Um fé teórica
Veja a fala de Marta: “Se ti estivesses aqui, meu irmão não teria morrido”. Quando Jesus disse que iria ressuscitar seu irmão, ela balançou e sua fé não alcançou a verdade dos lábios de Jesus (v.24). Observe o versículo 39, Marta, na verdade dizia o seguinte: “Senhor, ele já está em decomposição, não podemos fazer nada. São quatro dias, Senhor, o cheiro é insuportável. Não posso crer que defuntos num estado tão avançado de putrefação possam voltar à vida”. 



COMO MARTA, NÓS, ACHAMOS QUE O DEFUNTO (NOSSA IMPOSSIBILIDADE) “JÁ CHEIRA MAL” E QUE NÁ DÁ PARA JESUS FAZER MAIS NADA.

Vemos essa fé teórica no capitulo 12 de Atos. O apostolo Pedro estava preso e a igreja “FAZIA CONTINUA ORAÇÃO POR ELE A IGREJA” (V.5). Quando ouviram falar que Pedro estava na porta do pátio simplesmente não puderam acreditar. “E, conhecendo a voz de Pedro, de alegria não abriu a porta, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava à porta, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava à porta. E disseram-lhe: Estás fora de ti. Mas ela afirmava que assim era. Então diziam: É o seu anjo” (Atos 12.14-15).

Apesar de alguns estarem vivendo uma fé teórica, muitos outros estão vivendo entre “corvos e viúvas”. Estes são os que estão materializando a fé e experimentando na prática o poder de Deus. VIVER ENTRE “CORVOS E VIUVAS” É DEPENDER DO IMPOSSIVEL, QUANDO ESTE VEM DE DEUS. É ACREDITAR QUE TUDO PODE SE TORNAR NOVO, MESMO QUANDO “JÁ CHEIRA MAL”, PORQUE JESUS ESTÁ VIVO E NOS AMA.

3)    E, A IGREJA?
“Tirai a pedra”.
 Deus não age enquanto não encontrar as pessoas com as quais ele possa contar. Deus é o único que poderia fazer tudo sozinho, mas preferiu contar conosco. Observe a passagem de Ezequiel 24.30-31: “E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse a brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse, mas a ninguém achei. Por isso, eu derramei sobre eles a minha indignação. Com fogo do meu furor os consumi, fiz que o seu caminho recaísse sobre a sua cabeça, diz o Senhor Jeová”. 



Vemos AQUELA PEDRA na frente da sepultura de Lazaro, deveria ser grande e pesada. Não era uma pedra qualquer, mas uma grande pedra que fechava a entrada do lugar onde se colocara o corpo daquele homem. A MISSÃO DA IGREJA É TIRAR A PEDRA: não é fácil sair nas ruas para entregar folhetos; não é fácil pegar um dia da semana e participar, ou organizar um pequeno grupo; NOSSA OBEDIENCIA À ORDEM IMPLICA EM GUERRA, CONTRA PRINCIPADOS E POTESTADES (Ef 6.10-12).

“Desatar e deixar ir” significa por em liberdade

Após a pedra ser retirada e Lázaro ser ressuscitado,  Jesus dá uma segunda ordem (v.44): “desataio e deixai-o ir”. Agora, a igreja precisa desatar as ataduras que prendem aqueles que foram VIVIFICADOS. MUITOS MEMBROS, NÃO OBSTANTE, TEREM RECEBIDO UMA NOVA VIDA EM CRISTO, AINDA PERMANECEM AMARRADOS E SUJEITOS À ESCRAVIDÃO DO LEGALISMO. DE MODO QUE, NÃO CONSEGUEM LEVAR NINGUÉM À LIBERDADE.

CONCLUSÃO: TIRANDO A MÁSCARA
O Versiculo 44 da passagem fala que Lazaro tinha o rosto envolto num pano, o que nos permite supor a presença de uma máscara mortuária cobrindo o rosto. O que aprendemos? OS QUE FORAM VIVIFICADOS EM CRISTO SÃO CHAMADOS PARA VIVER SEM MÁSCARA. Chegamos na igreja, com máscaras: prostituição, adultério, mentira, dissimulação, inveja, etc. Quando a palavra de Deus é pregada, as mascaram se derretem; nos tornamos pessoas autênticas, verdadeiras, sinceras (sem cera). 




Um comentário:

  1. Deus continue abençoando meu amado Pastor João Vicente ,com esses maravilhosos ensino da palavra de Deus

    ResponderExcluir