terça-feira, 25 de dezembro de 2018


Jesus nasceu – João 1.14


“A palavra tornou-se carne e sangue, e veio viver perto de nós. Nós vimos a glória com nossos olhos, uma glória única: O Filho é como o Pai, sempre generoso, autentico do início ao fim”. Jo 1.14 – A mensagem.

Quando lemos que “a palavra fez habitação entre nós”, o verbo significa que a palavra armou seu tabernáculo entre nós. É o mesmo tabernáculo do Antigo Testamento onde Deus se encontrava com Israel antes do templo ser construído.  “E vimos a sua glória...”, em geral, se refere à glória de Deus que se fazia presente no tabernáculo e no templo. A nuvem brilhante da presença de Deus pousou sobre o tabernáculo, e a glória do Senhor encheu (Ex 24.16), semelhante o templo de Salomão (1 Rs 8.10,11).

1)    O verbo se fez carne
Em Joao 1.1: “No princípio era o verbo, e  Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. JESUS É ETERNO, NÃO TEM COMEÇO E NEM FIM. Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei” (Gl 44.4). Deus preparou o mundo na plenitude dos tempos: a cultura helenista, uma língua falada em todo mundo; um livro dos judeus, o Antigo Testamento, traduzido na língua grega e, uma jurisdição e boas estradas romanas, para levar as boas novas do evangelho ao mundo de então.

 E, conforme a profecia de Miquéias, o filho de Deus, nasceria em Belém (casa do pão): “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (Mq 5.2).

QUEM É O VERBO? É O LOGOS, É JESUS. Em Genesis, lemos: “No princípio criou Deus o céu e a terra... E disse Deus: Haja luz; e houve luz” (Gin. 1.1-3). Em João, nos ensina, que o Logos estava no princípio, e o logos estava com Deus, e o logos era Deus”. E continua, “todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”. 


Jesus é o criador do mundo. Veja o que escreve Isaias no captulo 40.12, em seguida “Quem mediu na concha da sua mão as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou os montes com peso e os outeiros em balanças? Quem guiou o Espírito do Senhor, ou como seu conselheiro o ensinou? (...) Eis que as nações são consideradas por ele como a gota de um balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que ele levanta as ilhas como a uma coisa pequeníssima.

Agora, veja, este Deus TODO PODEROSO SE ESVAZIOU: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos; E achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz” (Fl 2.5-8).

2)    Habitou entre nós
Ele se fez gente, carne e sangue. Sentiu dores, fome, cansaço, sede, angustia na alma; chorou várias vezes; experimentou a humilhação, o desdém; foi zombado, escarnecido. Nos diz Hebreus 2:14, lemos: “....ele participou das mesmas coisas...” e no verso 17: “Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos...”. E, no capitulo 4, lemos: “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado” (v.15).  


Para quê? Para nos reconciliar com Deus. Em Apocalipse, capitulo 5, João viu um livro, escrito por dentro e por fora e selado com sete selos. E um anjo forte, gritou: “Quem é digno de abrir o livro e desatar os seus selos? ” Então, João se desesperou, pois não havia ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra (.3). Mas, um dos anciãos lhe disse: “Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos” (v.5).

3)    Cheio de graça e verdade
No Antigo Testamento, temos experiências com Deus. Em Isaias 6, vemos a experiência do profeta diante da visão de Deus: “Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos”. Ezequiel, nos capítulos 1,2 e 3, tivera uma experiência profunda com Deus; O profeta Daniel, no capitulo 10, vislumbrou o Filho de Deus, Jesus Cristo.

Em Lucas, capitulo 5, Jesus disse aos discípulos: “Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar”. Mas, Pedro respondeu: “Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede”. O texto afirma que pescaram uma grande quantidade de peixes; diante disso Pedro “dobrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador” (v.8). No Antigo Testamento, temos o santo dos santos, onde o sumo sacerdote, uma vez ao ano, oferecia sangue de animais sobre o propiciatório, apontando para o sangue de Jesus

COMO É QUE ELE VEIO? ELE VEIO ATÉ NÓS! “Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Joao 3.16).

Como estávamos? “Mortos em ofensas e pecados...andando segundo o curso deste mundo, seguindo o príncipe da potestade do ar (...)  andando nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; erámos por natureza filhos da ira”.  Mas, “... mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do Nosso Deus” (1 Co 6.11).

Graça e verdade! NÃO IMPORTA COMO VOCE ESTÁ. NÃO IMPORTA O QUE VOCE FEZ. AONDE VOCE FOI. ELE TEM GRAÇA, FAVOR IMERECIDO SOBRE A SUA VIDA. ELE TEM ESPERANÇA, REFRIGÉRIO. 



ELE QUE ERA DEUS, FEZ-SE HOMEM; ELE QUE ERA RICO, FEZ-SE POBRE; ELE QUE ERA REI, FEZ-SE SERVO; ELE QUE ERA INFINITO, FEZ –SE UM BEBE; ELE QUE ERA ETERNO, FEZ-SE FINITO; ELE QUE ERA BENDITO, FEZ-SE MALDIÇÃO!

4)    Vimos a sua glória
“E vimos a sua glória...”. Glória não é um atributo; atributo é uma faceta do ser de Deus. Em Isaias, Deus é manifestado como Santo; em Oséias, Ele é misericórdia; em Amós, Ele é justiça; em Jeremias, Ele é amor, etc. Mas, GLÓRIA, É A SOMATÓRIA DE TODOS OS ATRIBUTOS DE DEUS. É A ESSENCIA DE DEUS.  Em João 1.18, lemos: “Deus nunca foi visto por ninguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou”.

CONCLUSÃO. Aplicação: três reações a Jesus
a)     V.10 e v 11: Muitas pessoas, a despeito de tudo que Jesus realizou, rejeitaram Jesus.

b)    V.12 e v.13: “Mas a todos quanto o receberam, deu-lhes o poder de serem filhos de Deus, aos que creem no seu nome”. Não foi da vontade do sangue; nem da vontade da carne e nem da vontade dos homens.

c)     Desejo de anunciar, de proclamar Jesus Cristo. “João Batista, era homem de Deus; ele era testemunha, veio para testificar da luz, para que todos cressem por ele. Não era a luz, mas para que testificasse da luz. Vs. 6-9

d)    Enfim, Cristo é incomparável. Ele é a coroa do universo. O cumprimento das profecias. O salvador do mundo. Ele sobrepuja a todos. Ele é a verdadeira luz. Ele é o ápice da realização em qualquer empreendimento. Para o artista, Ele é o suprassumo da beleza. Para o arquiteto, Ele é a pedra fundamental. Para o astrônomo, Ele é a Estrela da manhã. Para o padeiro, Ele é o pão da vida. Para o biólogo, Ele é a vida. Para o construtor, Ele é o alicerce seguro. Para o carpinteiro, Ele é a porta. Para o médico, o médico dos médicos. Para o educador, Ele é o grande mestre. Para o engenheiro, Ele é o caminho Novo e Vivo. Para o geólogo, ele é a Rocha Eterna. Para o escritor, Ele é a Palavra Viva. Para o fazendeiro, Ele é o Semeador, o Senhor da Colheita. Para o Floricultor, Ele é a Rosa de Sarom e o Lírio dos Vales. Para o paisagista, Ele é a Videira Verdadeira. Para o Juiz, Ele é o Justo Juiz de toda humanidade. Para o jornalista, Ele é Boas Novas de grande alegria. Para o filosofo, Ele é a Sabedoria Divina. Para o pregador, Ele é a Palavra de Deus. Para o estadista, Ele é o Desejado de todas as nações. Para o pecador, Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Para, nós, cristãos, Ele é o Filho do Deus Vivo, O Salvador, o Redentor e Senhor. Para os discípulos, Ele é o comandante geral, que nos dá ordem com clareza, incondicional e inconfundível. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário