terça-feira, 14 de agosto de 2018


Construindo uma igreja saudável  Lv 21.16-20


Introdução: este texto nos ensina que os sacerdotes que ministravam no altar não podiam contaminar-se nem ser imperfeitos. Um sacerdote impuro era uma grande calamidade (Zc .1-3).

1)    Não serve aquele que é cego (Lv 21.18)
O cego é aquele que não tem visão de crescimento. Não cresce. Jesus disse para os discípulos: “Ainda há quatro meses para a colheita? Eu, porém, vos afirmo: erguei os olhos e vede os campos, pois estão brancos para a colheita” (Lc 4.34-35). Uma igreja que cresce, olha para a cidade como um campo maduro para a ceifa.

Precisamos ter uma visão de uma grande igreja. Isto é, trabalhar para ter uma igreja grande a fim de dar glória ao nome de Deus e impactar a cidade e a nação. Se formos como um sacerdote cego, a igreja não vai crescer.  A IGREJA QUE NÃO EVENGELIZA SE FOSSILIZA. Outrossim, a igreja precisa ter visão além das paredes. Não podemos acomodar-nos. HÁ MUITA GENTE NESTA CIDADE PARA JESUS.

Até 1970, as pessoas pensavam em ganhar outras para Cristo. Epois de 1970, houve forte ênfase em ganhar a família para Cristo. Depois de 1990, a ênfase passou a ganhar a cidade para Cristo. William Carey, o pai das missões modernas, disse que, se Deus é a nosso parceiro, precisamos sonhar grandes sonhos para Deus. PRECISAMOS OLHAR POR SOBRE OS OMBROS DOS GIGANTES.

Precisamos ter objetivos definidos. Primeiro a visão: “os campos estão brancos...”, depois os recursos. Necessitamos, como cristãos, plantar igrejas, receber novos membros. Ampliar nossa tenda e alcançar novas fronteiras. “Alarga o espaço da tua tenda, estende as cordas, reforma as estacas” (Is 54.2).  Vejamos a igreja primitiva. No cenáculo, eram 120 pessoas (Atos 1.15); na descida do Espírito Santo, foram 3000 mil pessoas (Atos 2.41). Em Atos 2.41 há um resumo como viviam os cristãos nos dias apostólicos: “Acrescentava-lhes o Senhor, DIA A DIA, OS QUE IAM SENDO SALVOS”. 




Em Atos 9.19-26, conta a história da igreja em Antioquia. QUEM INICIOU O TRABALHO EM ANTIOQUIA? O versículo 19 diz que “os que foram dispersos” é que pregaram o evangelho naquela cidade. “Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra” (Atos 8.4). Foram convertidos com a pregação do apostolo Pedro no dia do Pentecoste. Pedro, por sua vez, convertera-se com o testemunho de seu irmão André que o levara a Jesus ( Jo 1.40-42). André tinha se despertado para a realidade de Cristo através das pregações de João Batista. Então, notem a corrente: os cristãos de Antioquia, Pedro, André, João Batista e Jesus Cristo. Paulo sintetiza esse princípio: “Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de MIM, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros (2 Tm 2.1-2).

2)    Não serve aquele que é coxo
O coxo é aquele que se arrasta. O coxo é aquele que tem pernas, mas elas não suportam o peso do seu corpo. Então, ele se arrasta. O crente não pode arrastar-se. Deus nos tem levantado. PRECISAMOS CAMINHAR. PRECISAMOS FAZER A OBRA DE DEUS ENQUANTO É DIA (Jo 9.4). Tem cristão que vive arrastando-se pela fé, tem um testemunho fraco, uma vida sem fervor (2 Tm 1.7). Precisa ser carregado pelos outros. O coxo não caminha sozinho. INFELIZMENTE, HÁ CRISTÃOS QUE NUNCA APRENDERAM A ANDAR COM SUAS PROPRIAS PERNAS. E, consequentemente, não amadurecem...

3)    Não serve aquele que tem o rosto mutilado
O que tem o rosto mutilado, por definição, tem duas caras. A igreja não pode crescer, quando seus crentes têm duas caras e usam máscaras. Precisamos pregar o que vivemos. Precisamos pregar o que vivemos dentro de casa e no trabalho, na rua, etc.

4)    Não serve aquele que é desproporcional
Deus fez tudo perfeito e lindo. Veja a beleza dos olhos, o nariz, a orelha, as mãos, etc. Tudo na devida proporção. Infelizmente, às vezes crescemos numa área e somos doentes em outras, exemplo, a igreja de Efeso era muito fiel a doutrina mas perdeu o primeiro amor. TEM GENTE QUE CONHECE MUITO E FAZ POUCO. GENTE QUE TEM LUZ NA MENTE E FIREZA NO CORAÇÃO. E, GENTE QUE É VETERANA NA IGREJA MAS AINDA AGE COMO CRIANÇA ESPIRITUAL. HÁ AQUELES QUE QUE CUIDAM DA DOUTRINA E SE ESQUECEM DA VIDA; OUTROS QUE LUTAM PARA CUIDAR DA VIDA, MAS SÃO NEGLIGENTES COM A DOUTRINA.

No livro de Ezequiel, Jesus é representado em quatro imagens (Ez 1.10). Ele é descrito como Leão, Boi, Homem e águia. No evangelho de Mateus, Jesus tem o rosto de leão. É o leão da tribo de Judá, que tem poder para curar e expulsar demônios. Já no evangelho de Marcos, Jesus tem o rosto do boi; Jesus é servo. Em Lucas, Jesus tem o rosto de homem; ele chora, ri, é compassivo, participa de encontros, entra na casa de publicanos. E, finalmente, no evangelho de João, Jesus é a águia que voa nas alturas. Ele é o filho de Deus, ele veio da glória (Jo 1.1-3). Vemos a proporcionalidade em Jesus: se há uma pessoa cativa do diabo, autoridade. Se há um casal em conflito, o rosto do homem. Se há uma necessidade a ser suprida, o rosto de servo. Se há alguém perdido, o evangelho da salvação. 



5)    Não serve aquele que tem o pé quebrado (v.19)
Porque o que tem o pé quebrado vive caindo. O pé quebrado não fica firme, está sempre caindo. A VIDA CRISTÃ É UMA CAMINHADA. Aquele que está em pé veja que não caia. Os crentes têm caído nos mesmos pecados, tem envergonhado o evangelho. Uma igreja não cresce quando seus crentes vivem tropeçando.

6)    Não serve aquele que tem a mão quebrada
Aqueles que tem a mão quebrada não podem impor as mãos sobre os enfermos, não podem adorar, abençoar, tocar, socorrer, ajudar. Precisamos, nesses últimos dias, orar, levantar nossas mãos santas, sem ira e nem contendas. Quando você abençoa outra pessoa, essa benção volta para você. Quem semeia com abundancia, colhe com fartura. O Sonho de Deus é que abençoemos uns aos outros

7)    Não serve aquele que é corcovado (v.20)
Porque ele é profundamente pessimista. O professor perguntou a um menino da sala: “O que é um pessimista?”. O menino respondeu: “Um pessimista é uma pessoa que vive olhando para o pé”. Não podemos ser pessimistas, desanimados, só olhando os gigantes e fugindo deles. 


Gente corcovada não pode ajudar a igreja crescer. Gente desanimada não consegue olhar para o céu. Gente corcovada só olha para as dificuldades. Deus disse a Abraão: “Sai da tua tenda e conta as estrelas. Uma, duas, mil, um milhão... assim será a tua descendência” (Gn 15.5)

8)    Não serve aquele que é anão (v.20)
o anão é aquele que para de crescer. O crente não pode ser anão. O crente precisa crescer na palavra, precisa crescer na oração, precisa crescer no envolvimento com a obra de Deus, precisa crescer nos relacionamentos. HOJE VOCE PRECISA SER MELHOR QUE ONTEM. AMANHÃ, MELHOR QUE HOJE.

9)    Não serve aquele que tem belida nos olhos (v.20)
Quem tem pedras nos olhos vivem em grande desconforto. Jesus disse que, se você tem uma trave no olho, não consegue tirar o cisco no olho do seu irmão. Quando temos pedra nos olhos, tornamo-nos críticos dos outros, mas não podemos ajuda-los a resolves suas dificuldades.

10)                      Não serve aquele que tem sarna (v.20)
Sarna é aquela coceira gostosa que nos distrai. Voce já pegou um bicho de pé? Já ficou coçando, coçando e gostando de coçar? Para uma igreja crescer, seus membros não podem ter sarna. Para o crente, o prazer é so aquele que Deus dá. Hoje existem muitos prazeres que são sarnas para você.

11)                      Não serve aquele que tem impingem (v.20)
Impigem é uma mancha. A igreja não pode crescer quando os crentes em uma mancha na vida, no caráter, na conduta, na família, no trabalho. Mancha é aquilo que tentamos esconder dos outros. É coisa feia. Naamã era herói, mas leproso; tinha marcas feias na pele. O profeta Eliseu pediu que tirasse a armadura e mergulhasse no Jordão. Antes de ser curado, é preciso revelar a mancha.

Conclusão: Não serve aquele que tem testículo quebrado (v.20).
Quem tem testículos quebrado não pode gerar filhos. Quem tem testículo quebrado não se reproduz, não terá filhos. Somos chamados para gerar filhos, para dar frutos. Precisamos gerar muitos filhos espirituais. Precisamos ganhar outros para Cristo. Quantos filhos espirituais você tem? 




Nenhum comentário:

Postar um comentário