terça-feira, 17 de julho de 2018


A família de José – 1 Cronicas 7.20-26



Introdução: Profetizar e Pré-fatizar

No capítulo 49 de Genesis, vemos Jacó, diante dos seus filhos, profetizando ou pré-fatizando. O QUE É PROFECIA? OU, O QUE É PRÉ-FATIZAR?

Profecias introjetam conteúdo no ser daquele que as recebe. Uma projeção, uma esperança para o futuro. PROFECIA e futuro. É ASSIM QUE VAI SER.

Pré-fatizar: relaciona-se com uma observação que e feita à luz do contexto presente de alguém. É negativo. Não tem nenhuma esperança. PREFECIA: “Do jeito que nasceu torto, vai morrer torto”.

PROFECIAS: JUDÁ. “Judá, seus irmãos o louvarão, sua mão estará sobre o pescoço dos seus inimigos; os filhos de seu pai se curvarão diante de você...O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence” (vss. 8,10).

Profecia: ZEBULOM: “Zebulom morará à beira-mar e se tornará um porto para os navios; suas fronteiras se estenderão até Sidom”. (v.13).

Dã. Profecia (benção): “Dã defenderá o direito do seu povo como qualquer das tribos de Israel” (v.16). Préfecia (peçonhento): “Dã será uma serpente à beira da estrada, uma víbora à margem do caminho”.

PRÉFECIAS: RUBEN: “Voce é meu primogênito, minha força, o primeiro sinal do meu vigor, superior em honra, superior em poder. Turbulento como as aguas, já não será superior, porque você subiu à cama de seu pai, ao meu leito, e o desonrou”. (vss. 3,4).

Préfecias: Simeão e Levi: “Simeão e Levi são irmãos; suas espadas são armas de violência. Que eu não entre no conselho deles... porque em sua ira mataram homens e a seu bel-prazer aleijaram bois, cortando-lhes o tendão. Maldita seja sua ira, tão tremenda, e a sua fúria, tão cruel! PROFECIA: “Eu os dividirei pelas terras de Jacó dispersarei em Israel” (vvs. 5,6,7).

PRÉFECIA e profecia: Issacar “Issacar é um jumento forte, deitado entre as suas cargas. Quando ele percebe como é bom o seu lugar de repouso e como é aprazível a sua terra, curvará seus ombros ao fardo e se submeterá a trabalhos forçados” (vss. 14, 15).PESSOA ACOMODADA, QUE NÃO GOSTA MUITO DE TRABALHAR, QUE GOSTA É DE DESCANSAR “SOMBRA E AGUA FRESCA”.

JOSÉ:  “José é uma arvore frutífera a beira de uma fonte, cujos galhos passam por cima do muro. Com rancor arqueiros o atacaram, atirando-lhes flechas com hostilidade. Mas o seu arco permanece firme, os seus braços fortes, ágeis para atirar, pela mão do Poderoso de Jacó, pelo nome do pastor, Rocha de Israel... que todas essas bênçãos repousem sobre a cabeça de José, sobre a fonte daquele que foi separado de entre os seus irmãos”. (vss. 22-26) 



 1)    Família de José do Egito.

José, filho amado de Jacó, temente a Deus, fiel ao seu pai,  fiel à Faraó, fiel em toda a sua vida. No Egito, Deus dá a benção a José se casar e ter dois filhos (Gn 41.50-52).

E nasceram a José dois filhos (antes que viesse um ano de fome), que lhe deu Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om.
E chamou José ao primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai.
E ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição. 
Gênesis 41:50-52

Significados dos nomes: Manassés e Efraim. Recapitulando: José foi para o Egito com 17 anos, com 30 anos tornou-se governador do Egito. Depois, passaram-se sete anos de fartura. Portanto, é nesse período que os filhos de José nasceram.

Manassés: perdão (Deus me fez esquecer o que os meus irmãos fizeram comigo).



Efraim (frutífero): Deus me fez prosperar na terra da minha aflição. Duplamente frutífero.


Em Genesis capitulo 48.1: “E aconteceu, depois destas coisas, que alguém disse a José: Eis que teu pai está enfermo. Então tomou consigo os seus dois filhos, Manassés e Efraim”.

Havia o costume de receber a benção de Jacó.  No versículo 5, Jacó está dizendo que os filhos de José seriam seus. E, na hora de abençoar os meninos, ao invés de abençoar o mais velho, abençoo o mais novo (v.14-20).

Mas Israel estendeu a sua mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, que era o menor, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as suas mãos propositadamente, não obstante Manassés ser o primogênito.

E abençoou a José, e disse: O Deus, em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que eu nasci até este dia; O anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra”. 

Reação de José: “Vendo, pois, José que seu pai punha a sua mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi mau aos seus olhos; e tomou a mão de seu pai, para a transpor de sobre a cabeça de Efraim à cabeça de Manassés. 



E José disse a seu pai: Não assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a tua mão direita sobre a sua cabeça. Mas seu pai recusou, e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão menor será maior que ele, e a sua descendência será uma multidão de  nações”.  
Gênesis 48:17-19.

2)    Os filhos de Efraim: Ezer e Eleada.

No capítulo 7.21, está dizendo que  seus  filhos Ezer e Eleada foram mortos por serem ladrões de gado. Que mãe que pai, quer ter um filho ladrão, ladino. Um avô mais respeitado do mundo e os netos roubando gado.  As coisas estavam acontecendo no seio da família mas FALTOU DISCERNIMENTO aos pais, diante do mau que os meninos estavam praticando. 



José ainda era vivo (Gn 50.23).E viu José os filhos de Efraim, da terceira geração; também os filhos de Maquir, filho de Manassés, nasceram sobre os joelhos de José”.Gênesis 50:23-23

Alguns princípios: nem sempre os filhos andam nos caminhos dos pais, ou no caminho dos avos. Faltou obediência. Resultado: “Por isso Efraim, seu pai, por muitos dias os chorou; e vieram seus irmãos para o consolar” .1 Crônicas 7:22-22. Angustia, dor, tristeza, perdeu a vontade de viver.

 E, acontece outro fato (v.23), nasce outro filho. Chamou-lhe   Berias (as coisas iam mal em sua casa),  significa fracasso. A única certeza de fato é que as coisas não caminhavam bem na casa de Efraim. Elas iam tão mal que ele pôs o nome do filho recém-nascido de Berias, que em hebraico tem um som parecido com o da palavra “desastre” (NEB), “tribulação” (GNB) ou “desgraça” (NVI). 



O que Efraim estava fazendo era perpetuar a desgraça em sua família.  Os pais na hora da angustia, dor, acaba jogando em cima dos filhos a dor daquele que morreu. QUE CULPA TINHA ESSE MENINO DA TRAGÉDIA DOS IRMÃOS QUE MORRERAM!

A filha de Efraim, no entanto, construiu duas cidades: E sua filha foi Seerá, que edificou a Bete-Horom, a baixa e a alta, como também a Uzém-Seerá. 1 Crônicas 7:24. Essa menina diferente dos seus irmãos é empreendedora. Constrói duas cidades. Como pais, sofremos tanto com aquele que é problemático, que não nos alegramos com aquele que está dando certo.  Efraim, não percebe que Seerá está crescendo em projetos, sonhos, realizações dentro da sua casa. O significado dos nomes das cidades era “vazio”, um reflexo do seu lar.

Conclusão: da desgraça para graça, vss 25-27

Esse menino, Berias, de acordo com o nome seria um fracasso, do mesmo modo que seus irmãos que morreram. Quem foi Josué? Exatamente o homem que Deus levantou pra ser o sucessor de Moisés; é o homem que vai levar o povo pra conquistar a terra prometida.  O nome significa Jesus, Jesus e Josué são nomes análogos.

Deus ainda não terminou de escrever a sua biografia. Deus ainda não terminou de escrever o ultimo capitulo da sua vida. O seu filho que tem sido motivo de sua lágrima, para ser um grande instrumento nas mãos de Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário