terça-feira, 1 de maio de 2018


O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ – Hb 2.1-5

Introdução. Três fatos: 


 1) pela oração podemos apresentar a Deus nossas profundas angustias. Habacuque apresenta à Deus sua queixa, suas angustias, sua perplexidade. Assim, também nós, quando olhamos para a circunstância o mal prevalece em relação ao bem.

2) pela oração podemos alcançar o mais profundo discernimento de Deus.  Quando se poe de joelhos o horizonte se desdobra. “O cristão de joelho vê mais do que um filosofo nas pontas dos pés” Moody.  Na oração nos tornamos mais lúcido. Duas queixas de Habacuque: 1) Por que tem violência no meio do meu povo e Deus não age? 2) Por que Deus usa uma nação tão amarga como caldeus para disciplinar seu povo? Na oração, ele descobre que Deus está DISCIPLINANDO O SEU POVO; e, descobre que Deus está julgando o orgulho do povo caldeu. 

3) pela oração temos lampejos sobre o futuro. A grande angustia de Habacuque é: Deus está inativo e silencioso. Depois, Deus está em contradição por usar o povo caldeu. A ação de Deus, na oração, aponta para o futuro.

1) Solilóquio de Habacuque
 "Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza, e vigiarei para ver o que Deus me dirá, e que resposta eu terei à minha queixa". Quem subia a torre de vigia era o atalaia. Quem era o atalaia? Ficava no ponto mais alto da muralha, nas torres. E o atalaia ficava o tempo todo observando sobre os perigos. O profeta Ezequiel afirma (capítulo 3), se o atalaia não avisasse do perigo, o sangue seria cobrado dele; ou seja, tinha que ficar de olhos abertos”. 



 Temos que subir em nossa torre de vigia. A torre de vigia de Daniel era o seu quarto;  a torre de vigia do apostolo Paulo foi a sua cela; segundo Jesus nossa torre de vigia pode ser o nosso quarto de oração. A TORRE DE VIGIA É UMA ATITUDE DO CORAÇÃO:  "Vou sair deste vale de depressão; vou para torre de vigia; vou galgar as alturas; vou olhar a Deus e para ele somente" — um dos mais importantes segredos da vida cristã! (Sl 121.1-2).  Habacuque, até então, estava preocupadíssimo com os caldeus. Mas, quando subiu na sua torre, deixou de olhar para os caldeus e começou a olhar pra Deus “Não andeis ansiosos por coisa alguma” (Fl 4.6-7). Mas, “em tudo sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela suplica, com ações de graça”.

2) Aguarde uma resposta de Deus
“Vigiarei para ver o que Deus me dirá”. A versão Kim James diz: “Vigiarei para ver o que Deus diz em mim”. Oração não é um monologo mas um diálogo. A tarefa do atalaia É MANTER O OLHO NA PAISAGEM que está a sua frente, a fim de observar o mais leve indicio de movimento por parte do inimigo.  Podemos ouvir a voz de Deus quando estamos lendo a sua PALAVRA. Então, no ato da leitura, percebemos que o Espírito Santo está falando conosco através daquela passagem. Ou, no momento de solitude, quietos na presença do Senhor, ouvirmos falar em “nós”, como Paulo em Atos 16.9.  Ou, Quando Moisés estava no Sinai, cuidando das ovelhas, Deus usou uma circunstância para falar com ele “uma sarça ardente”.

3) A resposta de Deus
a) uma visão recebida
Os versículos 2 e 3 do capítulo 2 contêm a resposta dada a Habacuque. “Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa  correndo. Porque a visão ainda está cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não falhará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará."  A VISÃO SOMENTE VEM DE DEUS! O Pastor Billy Graham “A Bíblia tem uma capa ulterior” Ou seja, nada pode ser acrescentado ao que existe. Paulo admoesta “ainda que um anjo desça do céu e vos pregue outra evangelho, que seja amaldiçoado” (Gl 1.8).

b) uma visão perpetuada
“Escreve a visão, grava sobre tabua”. Uma visão para futuras gerações. Hoje temos a Palavra de Deus diante de nós.  A Bíblia é o norte, é a bussola, aponta o caminho.

c) uma visão para ser divulgada
“...para que possa ler quem passa correndo”. Essa mensagem tinha que ser colocada em outdoor para que todos que estivesse passando, correndo, andando pudessem ler.

 d) uma visão que vai se cumprir
"Escreve a visão, grava-a. . . Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não falhará." O tempo para o cumprimento está fixado. O momento exato é determinado por Deus. Deus predisse o Diluvio no Antigo Testamento; cento e vinte anos passaram e nada parecia mais improvável. As pessoas riam-se de Noé. Mas no tempo indicado, o diluvio veio. Foi assim como Sodoma e Gomorra. Havia um momento divinamente predeterminado, e quando chegou a hora, Deus agiu.

No capítulo 15 de Genesis lemos "Sabe, com certeza, que a tua descendência será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos. Mas também eu julgarei a gente a que têm de sujeitar-se; e depois sairão com grandes riquezas" (vs. 13, 14). Mais tarde, em Êxodo 12:40, 41, lemos: "Ora o tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos. Aconteceu que, ao cabo dos quatrocentos e trinta anos, nesse mesmo dia, todas as hostes do Senhor saíram da terra do Egito."   A Jeremias foi revelado que sua nação seria mantida na Babilônia durante exatamente setenta anos, ao fim dos quais o povo retornaria. Tudo isso aconteceu. Olha a promessa da volta de Jesus  (2 Pe 3.4-10).

4) Dois caminhos: orgulho e fé 
a) “Eis o soberbo...(ORGULHOSO)” (4). Deus dá graça aos humildes mas RESISTI AO SOBERBO” (1 Pe 5.5). Quem é o soberbo? Os caldeus. Eles adoravam a si mesmos! Inchados de orgulhos. Deus quebra a soberba da Babilônia. A Babilonia era o IMPÉRIO MUNDIAL. Em Daniel 4.30, Nabucodonosor se gaba: “Não é esta a grande Babilonia que eu edifiquei para casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência. Numa noite Belsazar, neto de Nabucodonosor, celebrava com seus súditos no seu palácio, quando de repente:

“Os ruídos dos copos e das taças cessou. Silêncio absoluto. As mãos ficaram imóveis. Em poucos segundos todo o ambiente estava transformado num palco de medo e horror. Num piscar de olhos, tudo terminou para o monarca arrogante. Deus anotou todos seus pensamentos, palavras e obras. Agora, encontra-o e apresenta-lhe a conta. Quatro palavras confrontam todos os rostos. A parede real parece a lápide de um túmulo, e viram:  MENE, MENE, TEQUEL E PARSIM(V.25)”.


“Naquela noite, Dario desviou o Rio Eufrates para o novo canal e, guiado por dois desertores, marchou pelo leito seco rumo à cidade, enquanto os babilônios farreavam numa festa a seus deuses”. Heródoto.

b) “...sua alma não é reta nele”. O ímpio em seu interior está depravado, corrompido. A verdade para ele é mentira, a mentira é verdade. Assim como o vinho é desleal, v.5, ou seja, deixa a pessoa desequilibrada, instável, tonta, sem juízo. Assim, estava o caldeu, em crise consigo mesmo! Eram insaciáveis são como o “inferno” e a “morte”.

Conclusão: O justo viverá por sua fé 



a)   O justo é aquele que confia na Palavra de Deus. Em quem você confia? Em si mesmo ou em Deus! Abraão sai da sua terra e da sua parentela. Ele saiu e creu!

b)   O justo é aquele a quem Deus declara justo. A justificação é um ato e não um processo. Um ato legal, judicial e forense. É o ato que Deus faz por nós e não em nós.

c)   O justo é aquele que Deus justifica pelo méritos de outro alguém. “O justo viverá pela fé”. Somos pecadores, e teremos que comparecer diante do tribunal de Deus; ou seja, daremos conta da nossa vida. Os livros serão abertos e seremos julgados, segundo os livros. No dia do juízo levantar-se-á algumas testemunhas. Quem sãos essas testemunhas? Nossas palavras frívolas, nossas obras, suas omissões. DEUS MANDOU SEU FILHO COMO SUBSTITUTO PARA MORRER EM NOSSO LUGAR.  Na cruz Deus pegou nossas palavras, nossas obras e nossas omissões e lançou sobre Jesus! ESTÁ CONSUMADO!

d)   O justo é aquele que é justificado mediante a fé. A base da justificação não é a fé. Mas, sim o sacrifício de Jesus na cruz do calvário. PELA FÉ TOMAMOS POSSE DOS BENEFICIOS DE CRISTO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário