terça-feira, 22 de maio de 2018


Jesus é a ressurreição e a vida – Jo 11



Introdução: o que é o Evangelicalismo

Para o EVANGELICALISMO ser “filho do rei”, significa ter tudo, do bom e do melhor, na hora que ser quer, sem preocupação de espécie alguma.  Se alguém recebe qualquer benefício material na vida, logo grita: “Sou filho do rei”.  Mas se algo dá errado a frase é logo esquecida, porque “filho do rei” só recebe coisa boa e na hora que deseja. Toda instrução que essas pessoas recebem pretende fazê-las crer que ser “filho do rei” significa prosperar sempre, não ficar doente e conseguir tudo o que pede e deseja.

1)    Lázaro, amigo de Jesus
Jesus estava no “lugar onde João Batista batizava no princípio” (Jo 10.40-41). E isso o levaria ao Capitulo 1, a um lugar que a nossa tradução chama de Betânia. Esta cidade ficava no distrito da Galiléia. Lázaro jazia doente em Betãnia da Judéia, que ficava a uns três quilômetros de Jerusalém. As duas localidades de mesmo nome estava separadas por cerca de 160 Km!

“Aquele a quem amas”. Essa expressão é uma das características comuns daqueles que se tornam íntimos de Jesus e que eles pensam de si mesmos não como pessoas que amam particularmente bem a Jesus, e sim como pessoas que ele ama particularmente bem. João, autor deste evangelho, refere-se a si mesmo como “aquele a quem ele amava” (Jo 13.23; 21.7,20). E Paulo “que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gl 2.20). Paulo orou para que compreendessem, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecessem o amor de Cristo, que excede todo o entendimento” (Ef 3.18-19). 



“Quando, pois, soube que Lázaro estava doente, ainda se demorou dois dias no lugar onde estava”. Contudo, “PORTANTO”, é a palavra correta; de fato, o original grego poderia ser entendido com força ainda maior: “Jesus amava Marta, e sua irmã, e Lázaro. Portanto, quando, soube que Lázaro estava doente, permaneceu mais dois dias no lugar onde estavas” (vv. 5-6).

Em seguida, Jesus disse aos discípulos: “Vamos outra vez para a Judéia”. Os discípulos não gostaram de saber que ele desejava retornar à Judéia, porque Jesus enfrentara oposição e violência. Mas Jesus responde com uma pequena parábola: “Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz” (vv. 9-10). Jesus estava dizendo que, por retornar ao sul, estaria fazendo a vontade de Deus; estaria andando na luz. Então, se andamos na luz, não podemos tropeçar. Não podemos estar errados se seguimos a vontade de Deus. NÃO FAZER A VONTADE DE DEUS É EQUIVALENTE a andar à noite, nas trevas, quando a pessoa está mais suscetível a tropeçar.

“Aquele que amas, está doente”. Porque sofremos? “Sofremos porque algumas vezes, uma lágrima em nossos olhos é uma lente de aumento melhor do que muitos telescópios”. “O caráter mais sólido é o que se apresenta cheio de cicatrizes” (v.6). 


Em Romanos 8.28: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto”. VEJA, todas as coisas servem para o bem. DE QUEM? “Daqueles que amam a Deus”. Depois que sou filho de Deus, nada mais acontece para o meu mal. Até os momentos mais terríveis, tristes e doloridos, contribuem dalguma forma para o meu bem. Deus sempre tornará em ensino, ou seja, fará com que me sirva de lição aquilo que parece me destruir. 

2)    Uma fé teórica
No versículo 21, Marta faz uma afirmação, a principio, demonstra uma fé consistente e firme: “Se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido”. Em seguida, ela acrescenta: “Também sei que mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus to concederá” (v.22). Ou seja, ele vai ressuscitar sim, eu sei, mas só quando Deus trouxer o fim dos tempos. Então, todos ressuscitaremos”.  No versículo 39, vemos, novamente Marta: “Senhor, ele já está em decomposição, não podemos fazer nada. São quatro dias, Senhor, o cheiro é insuportável. Não posso crer que defuntos num estado tão avançado de putrefação possam voltar à vida.

Em Atos 12, o apostolo Pedro estava preso e a igreja “fazia continua oração por ele a Deus” (v.5). Quando ouviram que Pedro estava na porta do pátio simplesmente não puderam acreditar. “E, conhecendo a voz de Pedro, de alegria não abriu a porta, mas, correndo para dentro anunciou que Pedro estava à porta. E disseram-lhe: “Estás fora de ti. Mas ela afirmava que assim era. Então diziam: é o seu anjo” (Atos 12.14-15). Primeiros, os irmãos, tentaram uma explicação teológica, quando apelaram para a angeologia; depois, chamara a jovem de “louca”.

Mas, Jesus faz duas afirmação: “Eu sou a ressureição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”. 


‘EU SOU A RESSUREIÇÃO”. Onde há morte, Jesus ressuscita as pessoas. “Quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá”.

“EU SOU A VIDA”. Tudo o que vive e crê em mim, não morrerá, eternamente. A pessoa ganha a vida eterna agora, e o crente que recebe essa vida eterna nunca morrerá, nunca perderá essa vida eterna”.

3)    “Maria o mestre está cá, e te chama...”
Marta voltou para casa e contou a Maria que o mestre estava ali e desejava falar com ela (v.28). Mas, além dela, muitas pessoas foram ao encontro de Jesus. Chegando perto de Jesus, Maria disse as mesmas palavras de Marta, na forma de lamento: “se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido...” 



“Jesus, vendo a chorar, e bem assim os judeus que acompanhavam agitou-se no espírito e comoveu-se”. O texto original significa “ele ficou indignado” Por que? Ele não ficou indignado porque perdera um amigo, e sim por causa da própria morte. A morte é um inimigo horrível. Produz angustia incessante e incalculável. A morte destrói relacionamentos. Deve ser temida. É repulsiva.

Conclusão:
“Jesus, agitando-se novamente em si mesmo, encaminhou-se para o tumulo; era esta uma gruta a cuja entrada tinham posto uma pedra” (v.38). “Agitado em si mesmo” – traduzido indiginado – quando ele se aproximou do tumulo, ficou mais uma vez francamente indignado”. “Então, ordenou: Tirai a pedra” (v.39) E orou:

“Pai, graças te dou porque me ouviste. Alias, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que me enviaste. E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro vem para fora!”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário