domingo, 26 de novembro de 2017

UMA GERAÇÃO QUE NÃO CONHECE A DEUS

 “Depois que toda aquela geração foi reunida a seus antepassados, surgiu uma nova geração que não conhecia o Senhor e o que ele havia feito por Israel. Então os israelitas fizeram o que Senhor reprova e prestaram culto aos baalins. Abandonaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados, que os havia tirado do Egito, e seguiram e adoraram vários deuses dos povos ao seu redor, provocando a ira do Senhor. Abandonaram o Senhor e prestaram culto a Baal e a Astarote. A ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os entregou nas mãos de invasores que os saquearam. Ele os entregou aos inimigos ao seu redor, aos quais já não conseguiam resistir. Sempre que os israelitas saíam para a batalha, a mão do Senhor era contra eles para derrotá-los, conforme lhes havia advertido e jurado. Grande angústia os dominava. Então o Senhor levantou juízes, que os libertaram das mãos daqueles que os atacavam. Mesmo assim eles não quiseram ouvir os juízes, antes se prostituíram com outros deuses e os adoraram. Ao contrário dos seus antepassados, logo se desviaram do caminho pelo qual os seus antepassados tinham andado, o caminho da obediência aos mandamentos do Senhor. Sempre que o Senhor lhes levantava um juiz, ele estava com o juiz e os salvava das mãos de seus inimigos enquanto o juiz vivia; pois o Senhor tinha misericórdia por causa dos gemidos deles diante daqueles que os oprimiam e os afligiam. Mas, quando o juiz morria, o povo voltava a caminhos ainda piores do que os caminhos dos seus antepassados, seguindo outros deuses, prestando-lhes culto e adorando-os. Recusavam-se a abandonar suas práticas e seu caminho obstinado. Por isso a ira do Senhor acendeu-se contra Israel, e ele disse: como este povo violou a aliança que fiz com os seus antepassados e não tem ouvido a minha voz, não expulsarei de diante dele nenhuma das nações que Josué deixou quando morreu. Eu as usarei para por Israel à prova e ver se guardará o caminho do Senhor e se andará nele como o fizeram os seus antepassados.” (Juízes 2.10-22)
O texto que acabamos de ler fala a respeito das características de uma geração, e é um texto bem triste das Escrituras. O povo de Israel, durante 40 anos esteve sob a liderança de Moisés. Depois dele, Deus levantou Josué para liderar o povo na conquista da terra prometida. Depois que Josué morreu, a situação ficou terrível para Israel.
Com a morte de Josué, morreu também uma geração inteira que conhecia o Senhor e levantou-se outra geração que não conhecia a Deus. Essa geração passou por vários problemas, justamente porque não conhecia o Senhor. Chama-me a atenção esta expressão. Notem bem: “não conhecia o Senhor”.
Infelizmente, há pessoas que se contentam em conhecer a igreja do Senhor; o pastor, os membros, mas não estão preocupadas em conhecer o Senhor. Conhecer ao Senhor vai muito além disso. Conhecer o Senhor é ter uma experiência com ele e permitir que essa experiência influencie e transforme o seu modo de viver. É triste constatar que a nossa geração não conhece o Senhor. Isso fica claro quando mergulhamos nesse texto e identificamo-nos com as características de uma pessoa cuja geração não conhece a Deus.
Uma geração que não conhece a Deus…
1. Não se COMPROMETE em fazer o que é RETO aos seus olhos
“Então os israelitas fizeram o que Senhor reprova e prestaram culto aos baalins.” (Juízes 2.11)
Quando a geração não conhece a Deus, vive um estilo de vida voltado apenas para os seus interesses. O seu compromisso é consigo mesmo. O seu desejo é o que vale. O que importa é a satisfação das suas vontades. A vontade de Deus fica pra depois.
A vida com Deus requer uma disposição de fazer o que é bom perante o Senhor. Porém, é muito mais fácil fazer o que é bom diante da sociedade. Entretanto, aquilo que é bom perante os homens, nem sempre é bom perante Deus. E isso ficou claro no caso de Israel. Eles se igualaram às nações vizinhas. Eles se desviaram do caminho do Senhor.
·         A geração que não conhece a Deus se DESVIA do CAMINHO do Senhor
“Mesmo assim eles não quiseram ouvir os juízes, antes se prostituíram com outros deuses e os adoraram. Ao contrário dos seus antepassados, logo se desviaram do caminho pelo qual os seus antepassados tinham andado, o caminho da obediência aos mandamentos do Senhor.” (Juízes 2.17)
Por vezes a estrada da vida parece tão dura e difícil que o mais natural a fazer é pegar um atalho que nos conduza, de um jeito mais fácil, aos nossos objetivos. Você já tentou pegar um atalho e acabou se perdendo? Motivada pelos atalhos que se apresentam como opções mais fáceis para a vida, esta geração tem perdido o rumo da sua existência.
·         A geração não conhece o seu Deus acaba QUEBRANDO a sua ALIANÇA com ele
“Por isso a ira do Senhor acendeu-se contra Israel, e ele disse: como este povo violou a aliança que fiz com os seus antepassados e não tem ouvido a minha voz, não expulsarei de diante dele nenhuma das nações que Josué deixou quando morreu.” (Juízes 2.20-21)
Por ter feito o que era mal perante o Senhor, aquela geração quebrou a sua aliança com Deus. O que é uma aliança? Quem é casado ou noivo tem uma no dedo. Aliança é um sinal, uma representação de um acordo firmado entre duas pessoas que se comprometeram diante de Deus e algumas testemunhas, de que viveriam juntas na saúde ou na doença, na alegria ou na tristeza até que a morte viesse a separá-las. E, quando isso não acontece, ocorre a quebra da aliança. Israel havia se comprometido em servir ao seu Deus, em viver unido ao seu Deus até à morte, porém, eles quebraram essa aliança. Como está a sua aliança com Deus?
Uma geração que não conhece a Deus…
2. ENFRENTA sérias CONSEQUÊNCIAS
“Sempre que os israelitas saíam para a batalha, a mão do Senhor era contra eles para derrotá-los, conforme lhes havia advertido e jurado. Grande angústia os dominava.” (Juízes 2.15)
Precisamos compreender que as nossas atitudes geram consequências. E aqui encontramos uma geração tendo que enfrentar as duras consequências de não conhecerem a Deus. O escritor aos Hebreus nos advertiu:
“Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” (Hebreus 10.31)
Como é maravilhoso contar com o favor do Senhor. Como é triste contar com a reprovação do Senhor. A mão de Deus pode ser tanto o favor de Deus quanto a oposição de Deus a tudo quanto fazemos. Neste caso, a mão de Deus se colocou em oposição a tudo o que o povo estava fazendo. Isso só aconteceu porque aquela geração não conhecia a Deus e nem se comprometia com ele.
Uma geração que não conhece a Deus…
3. Torna-se INCONSTANTE em seus caminhos
“Sempre que o Senhor lhes levantava um juiz, ele estava com o juiz e os salvava das mãos de seus inimigos enquanto o juiz vivia; pois o Senhor tinha misericórdia por causa dos gemidos deles diante daqueles que os oprimiam e os afligiam. Mas, quando o juiz morria, o povo voltava a caminhos ainda piores do que os caminhos dos seus antepassados, seguindo outros deuses, prestando-lhes culto e adorando-os. Recusavam-se a abandonar suas práticas e seu caminho obstinado.” (Juízes 2.18-19)
Diz o texto que, quando tudo ia mal, eles clamavam e buscavam ao Senhor, que se compadecia deles e mandava um libertador. Mas, quando tudo ficava bem, eles abandonavam ao Senhor. Será que essa atitude tem alguma semelhança com a atitude de tantos que ainda hoje, só procuram a Deus na hora da dor? Tantos que só procuram as bênçãos de Deus e se recusam a ter uma experiência com o Deus que dá as bênçãos?
A falta de um conhecimento profundo de Deus nos leva a um relacionamento superficial com ele. Tornamo-nos religiosos e até cumpridores dos nossos deveres, mas ocos e vazios por dentro.
Uma geração que não conhece a Deus…
4. Não o deixa TRATAR o seu CORAÇÃO
“Mas, quando o juiz morria, o povo voltava a caminhos ainda piores do que os caminhos dos seus antepassados, seguindo outros deuses, prestando-lhes culto e adorando-os. Recusavam-se a abandonar suas práticas e seu caminho obstinado.” (Juízes 2.19)
Essa foi uma geração que se recusou ser tratada por Deus. Uma geração que se contentou com uma maquiagem, que encobria a sua realidade diante de Deus. As nossas atitudes podem nos levar a um distanciamento de Deus. E podemos nos distanciar de Deus sem perceber que estamos distantes dele. Uma geração que não conhece a Deus não permite que ele cuide do seu coração. Seu coração ainda está doente? Talvez você esteja inserido em uma geração que ainda não conhece a Deus!
Conclusão:
À semelhança desta geração, nós vivemos numa geração que tem se rebelado contra Deus, que tem quebrado a sua aliança com Deus, que tem se recusado a aceitar o tratamento de Deus, que tem buscado a Deus somente quando se encontra em apuros. Há muita gente achando que conhece a Deus porque não falta a nenhuma celebração, vem à EBD, participa de todas as ferramentas de crescimento espiritual que a igreja oferece, entrega o seu dízimo, canta, ora e jejua.
Porém, talvez a palavra de Deus para sua vida, hoje, seja a mesma que ele liberou sobre seu povo no tempo dos juízes: “surgiu uma nova geração que não conheceu a Deus”.
Uma geração que não conhece a Deus…
1. Não se COMPROMETE em fazer o que é RETO aos seus olhos
2. ENFRENTA sérias CONSEQUÊNCIAS
3. Torna-se INCONSTANTE em seus caminhos
4. Não o deixa TRATAR o seu CORAÇÃO
Escolha, hoje, fazer parte da geração que conhece a Deus, que se compromete com Ele, que faz o que é reto aos seus olhos, que possui um espírito reto e que se submete ao seu tratamento diariamente. Decida hoje conhecer mais de Deus!


 Pr. Marcelo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário