quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Uzias – O segredo e o Perigo do Sucesso. 2 Cr 26


Introdução:  O orgulho é a galinha sob o qual todos os outros pecados são chocados. C. S. Lewis

O orgulho é o pior pecado que existe. Leva a um senso de autossuficiência; de pensarmos que somos insubstituíveis e invulneráveis. Ele tem levado muitos homens ao fracasso, da riqueza à pobreza e da honra a densonra.

1)    Uzias – um homem bem sucedido.

“Todo povo de Judá tomou Uzias, que era de dezesseis anos, e o constituiu rei em lugar de Amazias, seu pai” (v.1). Seu nome é “O Senhor é a minha força”. E reinou em Judá por 52 anos, de 790 à 739 a.C.

Uzias venceu importantes batalhas contra os filisteus, árabes e amonitas (vv.6-8). Ele conquistou a terra de Elate, o que permitiu a Judá ter acesso aos mar Vermelho, e intensificar o comercio externo.

Uzias construiu torres em Jerusalém (v.9). Reforçando a segurança e a proteção da cidade. Ele também prosperou na área da pecuária com um grande rebanho de gado (v.10). Ele também desenvolveu a agricultura (v.10).

Uzias montou um exercito poderoso com mais de trezentos mil homens (vv. 11-13). Ele montou uma poderosa indústria bélica que fabricava armas para o seu exército (vv. 14-15).

2)    O segredo de Uzias.
Primeiro, Uzias agiu corretamente perante Deus: “E fez o que era reto aos olhos do Senhor; conforme a tudo o que fizera Amazias seu pai”. 2 Crônicas 26:4

Segundo, Uzias buscou a direção de Deus para a sua vida e governo (v.5).  Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias 2 Crônicas 26:5

Resultados da busca:
1)    Deus o fez prosperar: nos dias em que buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar (v.5);

2)     Deus o ajudou a vencer os seus inimigos: Deus o ajudou a vencer os filisteus, e contra os arábios que habitavam em Gur-Baal, e contra os meunitas;

3)    Deus o fez extremamente forte: porque se tinha tornado em extremo forte (v.8);

4)    Deus o ajudou de forma maravilhosa: porque foi maravilhosamente ajudado, até que se tornou forte (v.15).

3)    Uzias e o orgulho. 


Ele foi abençoado: Mas, havendo-se fortificado, Uzias estava no auge do sucesso e muito abençoado por Deus. E abundancia de benção o levou a se esquecer de Deus (Dt 8.11-14).

Ele foi tomado pela soberba: exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína. A soberba brota, floresce e frutifica no coração. “A soberba prece a ruína, e a altivez do espírito, a queda” (Pv 16.18). O orgulho transformou anjos em demônios.

Ele pecou contra o Senhor: e cometeu transgressões contra o Senhor, seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso. O sumo sacerdote Azaria liderou uma resistência ao Rei Uzias (v. 17,18). A expressão “a ti não compete” significa “isto não é para você ou não é da sua competência”. Ele persistiu e irou-se negando-se a recuar (v.19). Deus puniu Uzias colocando lepra na sua testa, enquanto ele ainda estava com o incensário na sua mão.

Razões para não pecar: Porque um pequeno pecado leva a mais pecados; 
Porque o meu pecado evoca a disciplina de Deus; 
Porque o meu tempo gasto no pecado é desperdiçado para sempre; 
Porque o meu pecado nunca agrada a Deus, pelo contrário, sempre O entristece; Porque o meu pecado coloca um fardo imenso sobre os meus líderes espirituais; Porque, no devido tempo, o meu pecado produz tristeza em meu coração;
Porque estou fazendo o que não devo fazer; 
Porque o meu pecado sempre me torna menor do que eu poderia ser; 
Porque os outros, incluindo a minha família, sofrem consequências por causa do meu pecado.

Conclusão:
O segredo de uma vida bem-sucedida é buscar ao Senhor.

Um bom começo de vida abençoada pelo Senhor não é garantia alguma de um final feliz.

Deus abomina o coração orgulhoso e resiste a todos os soberbos.


Bibliografia: Gente que Deus usa - Editora Z3


Nenhum comentário:

Postar um comentário