terça-feira, 26 de setembro de 2017

Ó GÁLATAS INSENSATOS! Gl 3.1-5  

  

Introdução: Insensato “aquele que não está em seu juízo, cujos atos são contrários ao bom senso, à justa medida, insano, doido, delirante”

Paulo chama os gálatas de insensatos por causa da tolice que de fato estavam cometendo ao trocar Cristo por Moisés. Eles estavam trocando a graça pela lei; a fé, pelas obras! É UMA GRANDE INSENSATEZ trocar o verdadeiro caminho da salvação, que aceita o pecador, o perdoa e o livra de suas culpas, por outro caminho em que você é obrigado a observar regras e normas e no qual a salvação por fim, dependerá de seu esforço e mérito. 

“Quem vos seduziu?”, pergunta o apóstolo espantado. O verbo traduzido no português por “seduzir” significa, no grego, literalmente “enfeitiçar alguém”. E isso era mais ou menos o que havia acontecido nas igrejas da Galácia. Paulo estava chamando os falsos mestres de feiticeiros. E como um feiticeiro trabalha? Eles iludem as pessoas com artes mágicas; faz que as coisas pareçam ser o que não são de fato. Eles fazem que as coisas se apresentem de uma maneira  que não são e, desse modo iludem as pessoas, seduzindo-as com suas habilidades. NÃO É A TOA QUE PAULO CHAMA AQUELES MISSIONÁRIOS JUDEUS DE FEITICEIROS! 



1)    Um retrato nítido de Cristo
Nos versículos 1-3, Paulo lembra aos cristãos da Gálacia  como foi que eles se entregaram a Cristo, provenientes do paganismo. Em essência, Jesus Cristo é retratado “como crucificado” (v.1). Havia uma mensagem a transmitir: “JESUS CRISTO (...) CRUCIFICADO” (1 Co 2.1-5). E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus”.


Portanto, a essência da mensagem não é como viver, mas o que Jesus fez na cruz por nós. O evangelho é a proclamação do que foi feito em nosso favor mais do que uma orientação do que devemos fazer. Jesus foi “exposto”. O grego traduz “claramente retratado”, “detalhadamente”, “vividamente”. Aqui, Paulo “pintava um quadro” de Jesus, proporcionando aos ouvintes visão de um “retrato em movimento” do que Cristo fez (1 Ts 1.5) “Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós”. UM CRISTÃO NÃO É ALGUÉM QUE SABE SOBRE JESUS, MAS ALGUÉM QUE O “VIU” NA CRUZ.

Os gálatas, portanto, tiveram fé no que ouviram (Gl 3.2). Paulo compara (vs. 2,3) “fé” com “obras da lei”, “começar pelo Espírito” com aperfeiçoamento pela carne. A palavra que Paulo usa para “aperfeiçoando pela carne” (v.3), é epi-teleo, “acabamento”. A palavra descreve o curso natural da nossa vida. Ele (os gálatas) estavam confiando em seus esforços para alcançar o aperfeiçoamento. No entanto, Paulo diz que ter fé no evangelho (“que ouviste”) significa abandonar por completo essa abordagem, ou seja, paramos de realizar as “obras da lei” (v.2) ou de nos aperfeiçoar “pela carne”.

O resultado de crer no evangelho do Cristo retratado em cores vividas foi que os gálatas “receberam o Espírito”. Por isso Jesus pode dizer que nos é dado o novo nascimento através do Espírito (Jo 3.5-6)  Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”.

2)    Carne - sarki
“Tendo começado pelo Espírito, estais agora vos aperfeiçoando pela carne?”. A palavra grega utilizada é SARKI traduzido como “carne” mesmo. “Voces estão tentando alcançar seu objetivo pela carne?”. Então, “estar na carne” significa deixar de se lembrar do evangelho, ou de nele crer. As pessoas que tentam ser santas por esforço próprio querem obter santidade e outras virtudes apenas pela força de vontade, por meio das decisões que tomam, pela quantidade de tempo que oram, etc. Criam dessa forma um sistema de aperfeiçoamento baseado em regras e obras; o qual acaba por aprisiona-las, porque elas passam a confiar na própria carne, em vez de depender completa e inteiramente da graça e da misericórdia de Deus, do Cristo que vive em nós (Gl 2.20).  


Outrossim, “Será que sofreste tanto por nada? Se é que isso foi por nada!” Os gálatas haviam sofrido perseguição ao crer no evangelho, o que era muito comum na época. Quando alguém cria em Jesus e se tornava cristão, imediatamente passava a ser perseguido. Agora, Paulo estava lhes perguntando onde estavam a firmeza, a determinação e a perseverança que tinham demonstrado no inicio da fé cristã? Será que tudo aquilo fora em vão?

3)    Milagres.
No versículo 5, Paulo é ainda mais incisivo. Recorre ao tempo presente e diz que, neste exato momento, as obras do Espírito, inclusive os milagres, são realizados pela fé e pelo abandono da observância das “obras da lei”. Cristo agiu (Atos 14.8-10) e continua agindo de modo impressionante; muitos sinais e prodígios estavam ocorrendo. É como se Paulo estivesse perguntando: “Quando alguém se converte no meio de vocês, ele recebeu o Espírito Santo, mas qual mensagem o levou a essa conversão? Que tipo de pregação produz convertidos, sinais e prodígios entre vocês? As curas estão acontecendo em nome de quem: de Moisés? As pessoas estão sendo curadas pelo poder da circuncisão? Ou tudo ocorre em nome de Jesus Cristo? Qual é o nome que converte, transforma e opera sinais e prodígios no meio de vocês?”

Conclusão: que vos seduziu?  

NÃO, NÃO. Paulo ensinou tudo errado! Vocês não são cristãos completos ainda. Para que sejam cristãos de fato e possam entrar no reino de Deus, é preciso ir além de somente crer em Jesus. Voces precisam ser circuncidar, deixar de comer carne de porco e sangue, tem que guardar o sábado, guardar os dez mandamentos, ou seja, parar de viver dessa maneira que vocês vivem. Voces tem que se tornar judeus, porque Jesus era judeu.

Os falsos mestres apresentavam sua mensagem falsa revestidos de uma capa de verdade, com uma aparência de autoridade, santidade e misticismo que fascinou as pessoas. Infelizmente, multidões vão atrás desses falsos mestres, que, no fim, querem apenas o dinheiro, a atenção e a devoção do povo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário