terça-feira, 4 de julho de 2017

Neemias e o poder de um boato – Ne 6


Introdução: As três peneiras de Sócrates.


1)    Um ataque repentino.

Neemias, como vimos no capítulo 5, não gozava de fama diante dos seus oponentes. Embora fosse um líder consistente, estável e fiel, havia um plano contra ele em andamento. O ataque ocorreu quando estavam terminando a reconstrução do muro (v.1). Em 1 Corintios 10.12, temos a exortação de Paulo: “cuide-se para que não caia”. Frequentemente não é a pessoa que quase caiu que é vulnerável. MAS, AQUELA QUE PENSA QUE NUNCA CAIRÁ. 



Exemplos: Quando Betseba esteve sob o olhar de Davi? Quando ela ainda não sabia o que era ser derrotado numa batalha, isto é, nem politicamente, nem militarmente ou pessoalmente. Quando Jonas sentiu AUTOCOMISERAÇÃO? Depois do grande avivamento que varreu a cidade de Nínive. Quando José foi tentado pela esposa de Potifar? Logo depois que havia sido promovido, sob a liderança de Potifar, e ganhado o direito de ter livre acesso a casa. Quando Jesus foi tentado pelo diabo? Depois de ser batizado por João Batista no rio Jordão e ouvir a voz do Pai, lhe dizendo, “este é o meu filho amado, em que eu me comprazo” e jejuar quarenta dias no deserto da Judéia.

2)    Uma estratégia sutil.

O verso 2 até o final do capítulo 6, nos conta a história desses ataques sutis. Foram três tipos de ataque; um em cada um deles o inimigo foi movido pelo mesmo objetivo: INTERROMPER O PROJETO DETENDO NEEMIAS E SEUS HOMENS ATRAVÉS DO DESÂNIMO. Mas, Deus permitiu essas provas para fortificar o seu servo. “O CRISTIANISMO VAI MAL, QUANDO TUDO VAI BEM; QUANDO TUDO VAI MAL, VAI BEM”.

Então, aconteceu o ataque. Antes de tudo, era um pedido pessoal, que aparentemente parecia ser inocente e inofensivo. O verso 2 diz: “Sambalate e Gesem mandaram-me a seguinte mensagem: Venha vamos nos encontrar num dos povoados de Planície de Ono”. O pronome “NÓS” sugere a idéia de uma visita conciliável. Noutras palavras, estavam afirmando: “Voce precisa sair um pouco. Há tanto tempo você está assentando esses tijolos, Neemias. Tivemos nossas diferenças, um pouco de desentendimento, mas vamos nos reunir”.

Neemias RESPONDEU: “Ah, não.” Para Ono, não. Não subirei até lá. “Não nessa vida”. POR QUE NEEMIAS RECUSOU? “Estavam tramando fazer-me o mal” (v.2). E, Deus lhe deu DISCERNIMENTO QUE É UMA QUALIDADE DADA POR DEUS QUE LHE PERMITE LER NAS ENTRELINHAS” (Mt 10.16). Então, Neemias disse a si mesmo: “Se eu for atá aquele lugar,  poderia ser sequestrado. Poderia ser assassinado. E, tenho certeza que logo que eu sair daqui o trabalho sofrerá” (vss. 2 e 3). E, completa afirmando: “Eu estou fazendo um trabalho importante e não posso descer até aí. Eu não vou deixar este trabalho só para ir falar com vocês”.  Reconstruir os muros de Jerusalém naquele momento certamente era algo muito maior do que uma construção civil, tijolos, concreto. Neemias estava reconstruindo a fé daquele povo, demonstrando o amor e cuidado de Deus para com eles. Essa é uma grande obra!



Depois de enviar a mesma mensagem por quatro vezes, “Então”, no versículo 5, “na quinta vez, Sambalate mandou-me um dos seus homens... ele tinha na mão uma carta aberta”. Recapitulando, primeiro foram enviados convites pessoais (quatro vezes). Agora, era uma carta aberta. O QUE SIGNIFICA ISSO? Não era mais uma carta particular num envelope pessoal; desta vez o mensageiro veio e abriu-a para todas as pessoas lerem (vs. 6 e 7). Parafraseando: “Voce não veio quando enviamos os convites, então vamos deixar vazar a verdade. Planejamos lhe expor. Queremos que todo mundo saiba duas coisas. Primeira, quando veio para Jerusalém, tinha um motivo muito mau. Não só veio para reconstruir os muros. Veio com um proposito inequívoco de formar um grupo de pessoas a sua volta para que pudesse liderar uma revolução. Além disso, seu método é mau. Voce quer ser o rei e está nomeando os profetas pela terra para proclamar que Neemias será o rei, não Artaxerxes”.

3)    O boato

Uma das características de um boato é que a fonte nunca é citada. Realmente, raramente a fonte é conhecida. O verso 6 afirma: “DIZEM ENTRE AS NAÇÕES..” Reconhecemos um boato, antes de tudo, por causa da sua fonte NÃO DECLARADA. Segundo, um boato é notado pelo EXAGERO E IMPRECISÃO. O rumor se espalha de um modo exagerado, e os ouvintes ingênuos, fofoqueiros se alimentam desse tipo de lixo. Outra coisa que falta ao boato é a informação precisa. Isso é verdade? A fonte original pode ser citada?  



O boato produz magoa pessoal e falta de entendimento. Qual foi o resultado desta informação em relação a Neemias? Isso o magoou – de fato foi planejado com esse objetivo. O inimigo numero um da unidade do cristianismo é a LÍNGUA. Não é a bebida, drogas, pobreza, inflação, TV – é a língua. A Bíblia admoesta: Não abra a sua boca, pois Deus odeia aqueles que semeiam discórdias entre a sua família” (dentre as sete coisas que odeia, três são relacionadas com a língua – Pv. 6.16-19).


Veja o que Tiago fala sobre a Língua: Tiago 3: A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas. 7O ser humano é capaz de dominar todas as criaturas e tem dominado os animais selvagens, os pássaros, os animais que se arrastam pelo chão e os peixes. 8Mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar. 9Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus. 10Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição. Meus irmãos, isso não deve ser assim. 11Por acaso pode a mesma fonte jorrar água doce e água amarga? 12Meus irmãos, por acaso pode uma figueira dar azeitonas ou um pé de uva dar figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode dar água doce”. 







Neemias responde, no verso 8, os boatos contra ele. Para começar, Neemias, calmamente, negou a acusação: “Nada disso que você diz está acontecendo”. “Não é verdade”, disse Neemias. Então, responsabilizou a pessoa certa: “É pura invenção sua”. “Estas coisas estão na sua cabeça, e está errado, disse Neemias. O verso 9 nos conta que ele levou a sua mágoa a Deus: “Estavam todos tentando intimidar-nos, pensando: Eles serão enfraquecidos e não concluirão a obra. Eu, porém, orei pedindo: Fortalece agora as minhas mãos”.

Veja o que Paulo nos exorta em Efésios 4.29: “Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem”. Esse versos indica que cada critica deve ser dirigida à pessoa certa. Nossas palavras devam edificar e construir (Ef 4.15).


Os inimigos de Neemias tentaram várias vezes desanima-lo. Primeiro, eles tentaram deter o projeto através de um convite pessoal. Segundo, usaram abordagem da carta aberta para forçar uma parada. Finalmente, adotaram um aviso religioso audível: “Um dia fui à casa de Semaías, filho de Delaías, neto de Meetabel, que estava trancada portas adentro. Ele disse: Vamos encontrar-nos na casa de Deus, no templo, a portas fechadas, pois estão querendo mata-lo; eles virão esta noite” (v.10). Ou seja, “você sabe, Neemias, esses caras virão no meio da noite, e estão vindo para agarrá-lo. Vou lhe dizer uma coisa, vamos nos encontrar no tempo para orarmos juntos”. Cara super-piedoso!

Neemias, respondeu (vs. 11 e 12): “Eu não sou do tipo de homem que foge e se esconde. Você pensa que eu tentaria salvar a minha vida me escondendo no Templo? Eu não vou fazer isso, de jeito nenhum”.  O verso 12, vemos novamente o discernimento: “Quando comecei a pensar nesse assunto, compreendi que Deus não havia falado com Semaías e sim que Tobias e Sambalate haviam pago a ele para me dar aquele conselho”.

Semaias fora pago para intimidar Neemias. Intimidar é: “forçar ou deter através de uma ameaça”.  O verso 13 diz: “Eles lhe deram dinheiro para me fazer ficar com medo e assim pecar”. Qual seria o pecado caso Neemias cedesse? O pecado era render-se à intimidação. Neemias, disse: “Diante de Deus, não posso ir”. Mas, por que os inimigos queriam que Neemias pecasse? O verso 13 continua: “então eles poderiam me difamar e desacreditar”.

Conclusão: V.15: “o muro ficou pronto”. Quando todos os nossos inimigos souberam disso, todas as nações ficaram atemorizadas e com o orgulho ferido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário