terça-feira, 20 de junho de 2017

Neemias: causa e cura do desânimo. Ne 4.10-22


A origem do desânimo estava no povo de Judá (Ne 4.10). Nos últimos capítulos de Genesis 49, lemos que Jacó convocou seus filhos à sua presença e os abençoou, aconselhou, fez profecias. Quando voltou para Judá (v.8) disse: “você será um líder entre a família. Seus irmãos o louvarão”. E acrescentou: “O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertencer, e a ele as nações obedecerão”. Imagine que a frase AQUELE A QUEM ELE PERTENCE, refere-se ao Messias. Ou seja, Judá, você será a tribo messiânica, através da sua tribo, um dia, nascerá o Salvador do mundo, o Messias. O cetro nunca se apartará da sua tribo. E a ti as nações obedecerão.  Entretanto, em Neemias 4 percebe que é Judá, que traz as palavras de desânimo às tropas.

1)    As causas do desânimo.
Perda da força. O verso 10 diz: “Os trabalhadores já não tem mais forças”. Note a expressão não tem mais forças. No texto original o significado é: deslizar, tibubear, vacilar”. “Essas pessoas, Neemias, já estão trabalhando há um longo tempo e estão ficando cansadas”. O verso 6 nos diz que estão chegando à metade da sua altura.  A NOVIDADE JÁ ESTAVA PERDENDO A SUA FORÇA. A METADE DO CAMINHO É DESANIMADORA. 




Perda da Visão. Voce notou o que JUDÁ disse? “... ainda há muito entulho” (4.10).  A força começou a falhar; ainda, apesar de todo o trabalho, há muito lixo. A palavra em hebraico para lixo significa “terra seca, entulho”.  


Em outras palavras, “Olhemos ao redor de Neemias e vermos que tudo é entulho – sujeiras, pedras quebradas, pedaços de argamassa secos e duros. Tudo está ficando muito cansativo. Há entulho demais”.  É como o caso de uma jovem mãe que trocou cerca de cinquenta fraldas em um só dia. Ela olha a situação e diz: Há muito lixo, muita bagunça, muitas fraldas e muito trabalho para ser feito”. O que ela perdeu? Perdeu a visão do crescimento daquela criança e o prazer de introduzi-la na sociedade.

Perda da confiança.  O muro já estava na metade da sua altura. O LIXO ESTAVA ESPALHADO POR TODO O LUGAR. Expressaram seus sentimentos observando com tristeza: “... não conseguiremos construir o muro” (v.10). Quando você perde A FORÇA E A VISÃO, então você perde A CONFIANÇA. E quando você perdeu a confiança, o desânimo pode virar a esquina, a qualquer momento.  Os judeus haviam construído o muro até a metade da sua altura porque o povo “estava totalmente dedicado ao trabalho”. O original diz que “o povo tinha o coração na obra”. Porém, perderam o seu coração, a sua motivação “nós não poderemos edificar o muro” (v.10).


Perda da Segurança. O verso 11 diz: “E os nossos inimigos diziam: “Antes que descubram qualquer coisa ou nos vejam, estaremos bem ali no meio deles; vamos mata-los e acabar com o trabalho deles”.  Ou seja, “TEMOS UM PLANO. NÃO DIREMOS A NINGUÉM QUAL É O PLANO; MAS QUANDO MENOS ESPERAREM, BUM!!! ENTRAREMOS SORRATEIRAMENTE E LÁ FICAREMOS. ACABAREMOS COM O TRABALHO TÃO RAPIDAMENTE E POR COMPLETO QUE VOCES NUNCA SABERÃO QUE ESTIVEMOS POR LÁ”.
EM QUE TEMOS COLOCADO NOSSA SEGURANÇA? No nosso trabalho? Se, somos mandados embora, sentimos um desânimo total. Os amigos ou familiares? Uma mudança, ficaremos longe dos amigos e dos familiares. VOCE PERDEU A FORÇA. VOCE PERDEU A CONFIANÇA. VOCE PERDEU A VISÃO. E PERDEU A SUA SEGURANÇA. Existe um sentimento profundo interior que diz: “Não vale a pena”. Será?

2)    A solução para o desânimo.
Uniu os seus Desejos num só Objetivo.  “Por isso posicionei alguns do povo atrás dos pontos mais baixos do muro, nos lugares abertos, divididos por famílias, armados de espadas, lanças e arcos” (Ne 4.13).  

Os trabalhadores estavam espalhados por toda Jerusalém trabalhando com pedras, água, argamassa e ainda SEPARADOS DAS FAMÍLIAS. Neemias os uniu de acordo com as famílias e deu a cada um objetivo comum: preservação. O lar deveria ser uma fonte natural de entusiasmo. Neemias disse: Vamos lá, ajuntemo-nos de acordo com as nossas famílias. Vocês companheiros, sentem aqui; você e sua família lá”. No processo de unir as pessoas em grupo, Neemias PAROU O TRABALHO. As vezes a melhor coisa a fazer quando se está desanimado é tirar uma folga. Há um provérbio grego que diz: “Você quebrará o arco se o mantiver sempre entesado”.

Direcione a sua Atenção para Deus. Veja o que diz o verso 14: “...Não tenha medo deles, lembrai-vos do Senhor, que é grande e terrível...”. Eles estavam olhando para o monte de lixo. Precisavam olhar para o Senhor. 



Algumas promessas do Senhor para nós:
Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo proposito está firme, porque confia em ti. Confiem para sempre no Senhor”. (Is 26.3-4).

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplica, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”. (Fl 4.6-7).

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.
Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das
moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã. Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra!
Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
 Salmos 46:1-11

Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Isaías 43:1,2

Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.
E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.
Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal.Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.
Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá. Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz
. Salmos 37:3-11

Mantenha o equilíbrio entre as Ações e os Pensamentos.  o que Neemias fez depois que tentou opor-se ao desânimo? Animou os judeus a manterem o equilíbrio. Convocou-os a agir. “Lutem”, ele mandou. “Há um trabalho a ser feito. Empunhem as espadas!” O verso 14 conclui: “Lutem por seus irmãos, por seus filhos, suas filhas, suas mulheres e por suas casas”.

Ouvindo os nossos inimigos que nós tínhamos sido avisados, e tendo Deus reduzido a nada o conselho deles, voltamos todos nós para o muro, cada um para sua obra. Desde aquele dia em diante metade dos meus servos trabalhava na obra, e metade deles tinha as lanças, os escudos, os arcos e as couraças; e os chefes estavam atrás de toda a casa de Judá. Vss. 15,16 E o versículo 17 acrescenta: “Os oficiais davam apoio a todo o povo de Judá que estava construindo o muro. Aqueles que transportavam material faziam o trabalho com uma mão e com a outra seguravam uma arma”.

Os ingleses possuem a Bíblia em seu idioma por causa de homem chamado John Wycliffe. Ele traduziu o primeiro texto na língua inglesa da Bíblia. Ele foi um líder admirável! Seus inimigos o queimaram, espalharam as cinzas do seu corpo no rio Tames, em Londes. “Livramo-nos para sempre de Wycliffe”. Estavam errados. Hoje todo britânico carrega em suas mãos a Bíblia traduzida por ele. 


Ou, John Bunyan, ele foi jogado na prisão, três vezes, na tentativa de silencia-lo. Ao invés disso, ele escreveu O Peregrino, o segundo livro mais amado entre os cristãos na atualidade. Por causa do seu gigantesco investimento pessoal, as verdades do Peregrino expandiram-se para benefício das gerações subsequentes.

Conclusão: Desenvolva o ministério que Deus te deu, vss. 21 e 22.

Em essência Neemias estava dizendo: “hei, precisamos de ajuda. Estou lhes pedindo para servir e ajudar uns aos outros. Não conseguiremos fazer isso sozinhos”.  Nos dias de pressão que se seguiram, v. 23, nem tinham tempo para trocar de roupas. Quando iam tomar banho, permaneciam com as armas nas mãos. VOCE QUER SABER COMO SER MISERÁVEL? Viva para si mesmo. Use eu, meu, me durante o maior tempo possível da sua vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário