terça-feira, 30 de maio de 2017


Neemias: realizando sonhos impossíveis. Ne 2:1-10


Introdução.  Provérbios 21.1: “O coração do rei é como um rio controlado pelo Senhor; ele o dirige para onde quer”.  Em hebraico não começa com “o coração do rei...” MAS com a palavra  “canais”. “Como canais de irrigação que transportam água é o coração do rei nas mãos de Jeová”. O autor estava dizendo que um coração que exala vida e que define decisões e atitudes está nas mãos do Senhor. A última declaração afirma: “Ele (Jeová) o dirige para onde quer”. Se juntarmos todas essas ideias, poderíamos ler o verso da seguinte maneira: “Como canais de irrigação que transportam água, assim é o coração do rei nas mãos de Jeová. Ele inclina e o desvia para qualquer direção que lhe agrada”.

1)    Um líder inflexível. 


Neemias era copeiro de um homem que tinha acabado de se tornar o Rei da Pérsia. Há um ditado que se encaixa bem aqui: “NÃO ADIANTA TENTAR MUDAR A LEI DOS MEDOS E DOS PERSAS”. Esse ditado significa que é impossível mudar a situação! Artaxerxes, o rei dos Medos e Persas tinha uma reputação de inflexibilidade.

Mas, Neemias buscou o Senhor em oração porque sabia QUE ERA A ÚNICA MANEIRA DE MUDAR O CORAÇÃO DO REI. Ele orou com toda concentração: “Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste servo e à oração dos teus servos que tem prazer em temer o teu nome” (Ne 1.11). Agora veja o seu pedido: “Faze com que hoje este teu servo seja bem-sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem”. Neemias, o copeiro do rei, disse de fato: “Senhor, peço-lhe que mude o coração do rei, modifica as suas atitudes. Mude a fim de que eu consiga fazer a tua vontade e agrade ao rei – agrade ao meu superior”.

2)    A espera é essencial. 



O que acontece depois que Neemias orou ao Senhor? Nada! Pelo menos não imediatamente. A História de Neemias começa no mês de QUISLEU (Nm 1.1), e termina “no mês de Nisã” (Ne 2.1). Quisleu é dezembro e Nisã, Abril. Durante quatro meses, NADA ACONTECEU! Olhe o versículo 1 do capítulo 2: “No mês de nisã do vigésimo ano do rei Artaxerxes, na hora de servir o vinho, levei-o ao rei”. A Bíblia Viva enfatiza o período de espera: “Um dia, em abril, quatro meses depois. Todo mundo tem um ponto de ruptura, de desgaste. E, Neemias aparece diante do rei “...porém, nunca estivera triste diante do rei” (v.1). E o rei lhe disse: “Por que o seu rosto parece tão triste, se você não está doente? Essa tristeza só pode ser do coração!” (v.2). ENTÃO NEEMIAS FICOU COM MUITO MEDO!

Pessoas que expressavam tristeza ou melancolia na presença do rei normalmente eram mortas em “desfiles de exibição”. “E disse ao rei: Que o rei viva para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, se a cidade em que estão sepultados os meus pais está em ruínas, e suas portas foram destruídas” (v.3). Mas, o rei me disse: “O que você gostaria de pedir? Então orei ao Deus dos céus”. “O que você gostaria de pedir?” Artaxerxes perguntou a Neemias. O CORAÇÃO DO REI ESTAVA NAS MÃOS DE JEOVÁ. O que você quer Neemias? O que está deixando entristecido?”

Neemias respondeu (v.5): “Se for do agrado do rei e se o seu servo puder contar com a tua benevolência, que ele me deixe ir à cidade onde meus pais foram enterrados, em Judá, para que eu possa reconstruí-la”. Pacientemente Neemias esperou quatro longo meses pela resposta. E agora a petição lhe havia sido concedida. Ele tornou conhecido o seu desejo.

3)    Neemias tinha um plano. 


“Marquei um prazo com o rei”. Durante esses quatro meses ele estava fazendo mais alguma coisa além de orar. Ele gastou esse tempo planejando. Isso, em si mesmo, é um exercício de fé. Ele tinha certeza de que Deus o deixaria ir que até planejou uma agenda, no caso do rei lhe perguntar quanto tempo de ausência seria necessário. Provérbios 16.9: “todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito”. Portanto, anda pela fé não quer dizer que você deve andar sem organização ou a esmo.

Alguns poder ler Neemias 2.7-9 e pensar que ele era um homem presunçoso. Não, era apenas prático. Quando o rei Artaxerxes disse: “ótimo, você pode ir”, Neemias continuou: “Agora rei, antes de sair há algumas coisas que gostaria de falar” (Ne 2.7-9). A resposta positiva do Rei Artaxerxes está expressa no verso 6: “Se for do agrado do rei enviar-me. Então o rei lhe disse: “Está bem pode ir”. O verso 8 conclui: “E o rei atendeu os meus pedidos...” Ele concedeu as cartas à Neemias. Neemias saiu de Susã e foi em direção à Jerusalém e encontrou-se com o primeiro oficial:

“tenho, aqui uma carta do rei”.
“Quem a escreveu?”
“Artaxerxes. Olhe... bem aqui”.
“puxa, siga adiante”.
Em seguida, entrou no território de Asafe. Asafe provavelmente era uma pessoa com pensamento negativo e talvez sovina.
“O que você quer?”
“Madeira”
“Não. Somente com requisição”.
“Artaxerxes requisitou que eu tivesse toda a madeira que eu quisesse”

4)    No meio do caminho tinha uma pedra. 

No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra

Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra.

Neemias estava a caminho do seu objetivo, porém no verso 10 lemos que enfrentou pessoas difíceis, as mesmas que enfrentaria durante o projeto. Dê uma olhada nelas. Sambalate, o honorita, e Tobias, o oficial amonita, ficaram muito irritados quando viram que havia gente interessada no bem dos israelitas. No meio da caminhada nos deparamos com pessoas com o espírito de Sambalate e Tobias: ALGUMA COISA RUIM VAI ACONTECER; ISSO NÃO VAI DAR CERTO. Muitos homens e mulheres vivem baseado nesse princípio; toda a sua vida é um grande “NÃO”.

Conclusão. Vemos quatro passos em Neemias.

1)    Ele reconheceu suas próprias limitações – apenas Deus consegue mudar o coração do homem
2)    Voltou-se para Deus – orando e esperando.
3)    Organizou um plano de ação
4)    Perseverou, apesar da oposição de sambalate e Tobias – uma vez que Deus havia aberto o caminho.



Bibliografia: Vamos construir juntos – Charles R. Swindoll

Nenhum comentário:

Postar um comentário