terça-feira, 23 de maio de 2017

Neemias: avançando de joelhos. Ne 1


Introdução: um pouco de história
.
A história dos judeus começa aproximadamente em 2000 a.C com Abraão. MAS, foi só em 1000 a.C que Israel alcançou expressão mundial como nação sob o comando de Saul, Davi e Salomão. Contudo, Salomão comprometeu seu reinado casando com mulheres de outras nacionalidades e adorando seus deuses. Deus sentenciou:

“Então o Senhor lhe disse: Já que essa é a sua atitude e você não obedeceu a minha aliança e aos meus decretos, os quais lhe ordenei, certamente lhe tirarei o reino e o darei a um dos meus servos. No entanto, por amor a Davi, seu pai, não farei isso enquanto você viver. Eu o tirarei da mão do seu filho” (1 Rs 11.11-12).

Depois da morte do rei Salomão, Israel tornou-se um reino dividido: dez tribos ficaram ao norte, tendo como capital Samaria; e duas tribos se estabeleceram no sul e cuja capital era Jerusalém. Durante este período de divisão e de guerra civil as tribos de norte foram chamadas de Israel, e o as tribos do sul, de Judá. 



No entanto, Deus castigou Israel quando os assírios invadiram no ano de 722 a.C; essas dez tribos foram extintas e o reino do norte acabou. E, em 586 a.C – 100 anos depois – o rei da Babilônia, Nabucodonosor, invadiu Jerusalém e levou o povo cativo. Assim começou o que chamamos de “cativeiro babilônico”. O relato bíblico em 2 Crônicas 36.18-19 registra o fim da história de Judá e o início do cativeiro babilônico.
“E todos os artigos da casa de Deus, grandes e pequenos, e os tesouros da casa do Senhor, e os tesouros do rei e dos seus oficiais, ele (Nabucodonosor) os trouxe para a Babilônia. Então QUEIMARAM A CASA DO SENHOR, DERRRUBARAM O MURO DE JERUSALÉM, queimaram todas as edificações fortificadas e destruíram seus artigos valiosos”. 


O Salmo 137 foi escrito durante esse período sombrio. O salmista chorava: “Como poderíamos cantar as canções do Senhor numa terra estrangeira” (v.4). A Babilônia veio e levou cativo os israelitas. A sua canção cessou (2 Cronicas 36.20).

Quase 70 anos depois, Deus levantou Ciro, autorizando o retorno dos judeus para Jerusalém (2 Cro 36.22-23). Os primeiros judeus vieram com Zorobabel, como comandante oficial. O segundo grupo deixou a Babilônia com Esdras. E, treze anos depois, chega Neemias para reconstruir o muro de Jerusalém.

1)    Neemias – um copeiro do rei. 



Copeiro significava ser o provador da comida e do vinho do rei. Era uma posição de intimidade e confiança. A história começa no inverno, no mês de quisleu (dezembro), no vigésimo ano do rei. A data é aproximadamente por volta de 445-444 a.C. E o verso 1 nos diz o lugar: Neemias vivia em Susã, a capital do império medo-persa. NO VERSO 2, Hanani, um dos irmão de Neemias e alguns homens de Judá vieram de Jerusalém. “E eu (Neemias) lhes perguntei acerca dos judeus que restaram, os sobreviventes do cativeiro e sobre Jerusalém”.

Aqueles que regressaram de Judá disseram: “Aqueles (o povo) que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província passam por grande sofrimento e humilhação”. A palavra hebraica traduzida por “grande sofrimento” significa “miséria e calamidade”. Na verdade, acrescentou o homem, eles estava sofrendo humilhação. A palavra no hebraico significa “algo afiado, cortante, penetrante ou intenso”. A idéia original é de alguém suportando a força de palavras sarcásticas. Os judeus estavam sendo criticados e caluniados por pessoas que eram inimigas da fé.

2)    A reação e a oração de Neemias. 



Neemias foi tocado pela necessidade do seu povo: “sentou-se, chorou e lamentou... jejuando e orando ao Deus dos céus” (v.4).  Notemos sua oração:

Ele reconheceu claramente as necessidades do seu povo. O inicio do versículo 4 diz: “quando ouvi essas coisas”. Ele perguntou: “em que condições eles vivem?” E responderam: “Numa situação miserável”.  Pergunto: você é consciente das necessidades? Conhece as necessidades da sua família? Você é um pai ou um marido sensível?

Ele era preocupado com a realidade. Neemias foi chamado para construir o muro, mas primeiro chorou sobre as ruínas. “Os muros estão caídos. AH, Deus! Como essas pessoas podem continuar seguras com o muro caído? Porém, a resposta mais normal seria: “Olhem, os muros estão derrubados. Quem fez esse estrago? Quem arrebentou tudo isso? Ou, Puxa, eles voltaram há tantos anos e ninguém construiu os muros? NEEMIAS TEVE COMPAIXÃO.

Em 1 Samuel 3, aprendemos a história de um pai que se recusou a reconhecer uma necessidade específica da família. O jovem Samuel dormia, até quando alguém lhe disse: “Samuel! Samuel!”. E ele corria a Eli e dizendo: “O que foi Eli”. E este lhe respondia: “volte a dormir, não lhe chamei”. Novamente a voz acordou Samuel e a mesma coisa aconteceu  e isso aconteceu por três vezes. Finalmente Eli disse: Olhe, você está ouvindo a voz de Deus”. E, Deus dá uma mensagem de juízo para Eli (1 Samuel 3.11-13).  SUBLINHE na sua Bíblia “ele tinha consciência”, e “ele não os puniu”. Há momentos quando você sabe que tem uma coisa errada em sua casa, mas se recusa a envolver-se na correção?  

Ele estava “jejuando e orando” (v.4). O que o jejum significa? Significa não fazer uma refeição por causa de um proposito maior: atingir o alvo de andar com Deus. Há pessoas que jejuam um dia por semana. Outras, uma vez por mês. Algumas nunca jejuam!

Ele orou. “Senhor, Deus dos céus”.  Qual é a sua primeira resposta quando uma necessidade lhe chama a atenção?  A dificuldade do povo de Deus não será totalmente resolvida até que você o leve a Deus em oração. UM DIA VOCE VAI OLHAR PARA O PASSADO, VER AQUELAS COISAS QUE RACIONALMENTE FEZ NA CARNE, E ODIARÁ O DIA EM QUE ISSO ACONTECEU. A ORAÇÃO É ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIA NA VIDA DE UM CRISTÃO. 




Neemias orou ao Senhor.  “Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que te amam e obedecem aos teus mandamentos” (v. 5).

Neemias confessou seu pecado (vss. 6 e 7). “Que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para a oração que o teu servo está fazendo diante de ti, dia e noite, em favor dos teus servos, o povo de Israel. Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido conta ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado. Agimos de forma corrupta e vergonhosa contra ti. Não temos obedecido aos mandamentos, aos decretos e às leis que deste aos teu servo Moisés”.

Ele clamou pela promessa. Quando foi a Deus em oração, orou ao Pai, confessou a sua parte no erro e clamou a promessa que Deus havia dado. Lemos no versículo 8: Lembra-te agora do que disseste a Moisés, teu servo”. Neemias conhecia as Escrituras. “Senhor, abro o livro perante ti. Apresento-lhe as exatas palavras que falou, as promessas que o Senhor fez. E estou reivindicando isso, Senhor, agora mesmo”. QUAL ERA A PROMESSA? Que quando o período do cativeiro terminasse, Deus traria de volta os judeus a Jerusalém, e os protegeria (Rm 4.20-21).

Ele trouxe seu anseio diante de Deus (v.11). Senhor, faça-me bem sucedido. Faça-me encontrar aquele lugar no centro da sua vontade, onde a prosperidade celestial descansa, seja no nível que for. Senhor, conceda-me favor com a autoridade sobre mim.

CONCLUSÃO: por que precisamos orar? 



A oração me faz esperar.
A oração esclarece a minha visão.
A oração acalma o meu coração.
A oração ativa a minha fé.



Nenhum comentário:

Postar um comentário