terça-feira, 4 de abril de 2017

A capa de Elias        2 Reis 2.1-14


Introdução:  ANTES DE PARTIR...

Antes de partir para a eternidade CREIA na mensagem da cruz, entregue a sua vida a Jesus Cristo, nosso Senhor, porque do outro lado não terá mais como resolver esta importante parada.

Antes de partir deste mundo ANUNCIE a quantos puder que Jesus vive e voltará.

Antes de partir para a eternidade, deixe um LEGADO que pode iluminar gerações.

1)    Mentorear. 

Não encontramos na Bíblia a palavra Mentorear, mas o princípio dela é exemplificado tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento.  Na realidade basta olhar entre  alguns personagens, tais como: Moisés e Josué; Elias e Eliseu; Paulo e Timóteo; Jesus e os apóstolos, etc.  

1.1)         Elias e Eliseu.
Elias estava na caverna (1 Rs 19.14), com medo de ser morto por Jezabel. Primeiro, veio um vento muito forte mas Deus não estava no vento; Depois, veio um terremoto mas Deus não estava no terremoto; em seguida, um fogo, mas Deus não estava no fogo. Por fim, Elias escutou o cicio de Deus. Como estava Elias nesse momento? Estava cansado, confuso e desanimado: “EU FIQUEI SÓ E PROCURAM TIRAR-ME A VIDA” (1 Rs 19.10). Mas o Senhor lhe afirma que haviam sete mil pessoas que não se dobraram diante de Baal. Um deles o Senhor mencionou pelo nome: “Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar” (1 Rs 19.16).


Qual será o nosso legado? A maioria das pessoas responde  a essa pergunta elaborando um testamento. Mas, o testamento cuida apenas dos bens dispensáveis que acumulamos na terra. A pergunta mais profunda é: QUAL SERÁ NOSSO LEGADO PESSOAL PARA A PRÓXIMA GERAÇÃO? (Jz 2.10).

Mentor é a pessoa que ajuda a outra a desenvolver-se e crescer. Pode ser através de um relacionamento formal ou informal. MENTOREAR, portanto é manter um relacionamento no qual uma pessoa investe de si mesma na vida de outro.

UMA ESTATÍSTICA: Nos Estados Unidos da América 40% das crianças acham-se separada de seus pais biológicos. Quem será o exemplo de figura paterna para esses meninos? No mundo temos 150 milhões de crianças que vivem nas ruas, sem seus pais biológicos, uma casa, uma religião, etc.  PERGUNTA: quem será o exemplo de figura paterna para essas crianças? Quem os ensinará o valor da palavra de Deus?

O que precisamos é de alguém que nos ajude. Precisamos de alguém que acredite em nós, permaneça conosco, nos guie e REPRESENTE Cristo para nós. Precisamos do apoio, da sabedoria, do exemplo e da força de um MENTOR.

Elias e a mentoria.
Elias tomou a iniciativa. 


O versículo 19 é claro: “Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate”. Num ato de obediência à instrução de Deus, o profeta foi procurar Eliseu e o encontrou lavrando o campo. Então Elias lançou seu manto sobre ele – um gesto que simbolizava que Eliseu o sucederia. Elias agiu. Não esperou que Eliseu o procurasse. Não pensou:
“Eu sou o mestre. Se esse rapaz quiser seguir meus passos, vai ter que me procurar e pedir minha ajuda”.
Não; ele foi em busca de seu sucessor. E quando o encontrou, não escondeu suas intenções.

As vezes pensamos que MENTOREAR é sinônimo de educação formal. Mentorear é transferir o que você aprendeu na caminhada cristã, e o que vivenciou. Mentorear, portanto não é uma questão de transferir conhecimento, mas uma questão de caminhar com a pessoa e auxiliá-la em seu crescimento.

Sempre que percebermos que alguém tem sede de crescer tanto espiritualmente como em outras áreas, pensemos o que podemos fazer para ajudá-lo.

Elias se mostrou disponível.  
Depois que ele, cerimonialmente, depositou seu manto sobre Eliseu, diz o texto que o jovem lavrador deixou os bois e correu após o profeta (1 Rs 19.20). Mais tarde, depois de despedir-se de seus pais, Eliseu seguiu Elias e o servia (vs. 21). O relacionamento entre eles foi o que mais contribuiu para influenciar Eliseu.

 Em qualquer lugar, faça a pergunta "De que forma você se converteu" e encontrará os seguintes resultados: 10% por causa de uma pregação; 2% por causa de um folheto; 3% porque leram a Bíblia sozinhos; 2% porque foram a igreja; 3% através do rádio ou da televisão, e 80% por causa de relacionamentos com amigos e familiares. A maior parte dos resultados é fruto do relacionamento, isto é,  a essência do discipulado.

Elias serviu-lhe de modelo.
A imitação é a forma de aprendizagem inconsciente de maior impacto. As pessoas com quem convivemos se esquecem daquilo que dizemos, mas raramente se esquecem do que fazemos. Eliseu, estava com Elias, no confronto com Acabe acerca do assassinato de Nabote e viu como Acabe se arrependeu e humilhou perante o Senhor (1 Rs 21.17-29). Quando Deus usou Elias para ressuscitar o menino filho da viúva (1Rs 17.21-22) e, depois, Deus usou Eliseu para ressuscitar o filho da sunamita (2 Reis 4. 34-35), a metodologia foi quase parecida.

O que alguém poderia aprender conosco? Talvez possa aprender o VALOR DA ORAÇÃO em momentos de crise, ou o que significa a FIDELIDADE CONJUGAL, ou qual é o padrão bíblico para nossa conduta no trabalho, ou como falar de Jesus ao incrédulo, ou mesmo suportar a dor da perda de um ente querido, etc.

Eliseu e o discipulado.
Eliseu estava motivado. 

Verificamos isso quando Elias o chamou: “...deixou este os bois, correu após Elias...” (1 Rs 19.20). Diferente desses outros homens (Lucas 9.59-62): “ E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus”

Eliseu deixou o que estava fazendo para seguir o homem de Deus. Mais ainda, não se limitou a caminhar tranquilo  em direção ao profeta; correu atrás dele, como senão quisesse perde-lo de vista.

Eliseu era humilde.
O texto diz que Eliseu se tornou servo de Elias (1 Rs 19.21). Em outros textos do Antigo Testamento, essa palavra é traduzida como “atendente” ou “servo”, como no caso do menino Samuel, que “ficou servindo ao Senhor, perante o sacerdote Eli” (1 Sm 2.11). A ATITUDE DE SERVO REQUER HUMILDADE. É FÁCIL IMAGINAR QUE SE ELISEU NÃO FOSSE HUMILDE, PODERIA TER-SE ORGULHADO DO FATO DE QUE O MANTO DA LIDERANÇA ACABARIA COM ELE.

Se ele não fosse humilde, diria: “Pois é, serei o representante de Deus aqui na terra. Serei eu quem fará descer fogo do céu. Estou feito! Não preciso desse velho. Seus dias estão contados. Agora é a minha vez!”.

Paulo aconselhou seu filho Timóteo: “E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir outros”. (2 Tm 2.2).
É fácil identificar os humildes. Os humildes nunca tem a pretensão de saber tudo, pelo contrário, reconhecem que há sempre lugar para mais aprendizagem e crescimento.  
Eliseu era incrivelmente leal.

Permaneceu com Elias até o fim. Três vezes teve a oportunidade de deixa-lo, mas a cada uma delas respondeu: “Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei”. (2 Rs 2.1-14). 
Em Gilgal (pedras que rolam; onde afastamos as pedras que nos impedem de prosseguir): “não te deixarei” (v.2); 
em Betel (casa de Deus, lugar de consagração, lugar de entrega): “NÃO TE DEIXAREI”; 
Em Jericó (cidade das aromas – batalhas): “NÃO TE DEIXAREI”; 
Jericó (aquele que desce; o povo atravessou o jordão em seco).


Conclusão: Em Efésios 4 encontramos quatro categorias de pessoas mencionadas de acordo com seus dons: apóstolos, profetas, evangelistas e pastores-mestres. Paulo identifica esse quatro dons por sua função: “com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço” (Ef 4.12). Essa passagem nos revela dois fatos importantes. Primeiro, a função de realizar o serviço foi dada para o povo de Deus. Segundo, que a função que Deus deu aos líderes é de aperfeiçoar os santos para o serviço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário