terça-feira, 21 de março de 2017

Missões em Atos dos apóstolos. Atos 1.8


Introdução:
O livro de Atos foi escrito por Lucas, antes de 70 d.C., provavelmente, da cidade de Roma. Lucas era médico (Cl 4.14) e acompanhou Paulo a partir da segunda viagem missionária. Em várias passagens aparece a expressão  “nós”  (“procuramos”, “correndo”, “estivemos”, “nos ouvia”; Atos 16.10-17; 20.5-16). E, Paulo testifica a amizade e o companheirismo de Lucas (Cl 4.14; 2 Tm 4.11; Fl 24). 

Lucas endereçou seu livro a Teófilo (Atos1.1,2). Quem foi Teófilo? Sabe-se pouco, mas provavelmente um alto funcionário do governo romano. O texto sugere que a obra narra dois estágios do único ministério de Jesus. Portanto, Atos é uma continuação dos atos e ensinos de Jesus, por meio dos apóstolos e da igreja. 


O objetivo do Livros de Atos é: prover a igreja de um registro histórico do seu início. Um relatório cuidadoso para trazer certeza quanto à fé. Um proposito evangelístico. E, oferecer um modelo de igreja para todas as demais igrejas no mundo.

1)    Dois propósitos em Atos.

 1.1)         O CRESCIMENTO DA IGREJA.
O primeiro proposito em Atos é relatar o crescimento da igreja em sua época. O período cronológico abrangido por Atos é de aproximadamente trinta anos. Vai da crucificação de Cristo (29 d.C.) até à prisão de Paulo, em Roma (60 d.C.). O crescimento da igreja em trinta anos foi algo fenomenal, levando-se em consideração que os cristãos não dispunham de recursos que temos hoje: meios de transporte (carro e avião) e veículos de comunicação (rádio, televisão, internet, impressos).

Crescimento Geográfico:  

o crescimento geográfico é a expansão do evangelho a partir da igreja local, de forma simultânea, até os confins da terra: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, TANTO EM JERUSALÉM, como em toda JUDÉIA e SAMARIA, até os CONFINS DA TERRA”.
Primeiro, o evangelho se propaga por toda Judéia – capítulos 1-7. Segundo, o evangelho se propaga por Samaria e regiões vizinhas – capítulos 8-12. Terceiro, o evangelho se propaga a terras distantes – capítulos 13-28. Em síntese: MISSÕES LOCAIS, MISSÕES REGIONAIS E MISSÕES INTERNACIONAIS.  Toda igreja deve ter a visão de crescer geograficamente financiando missões, plantando igrejas, sustentando missionários em diversas regiões. 

Crescimento Numérico: o crescimento numérico é o aumento natural de pessoas convertidas pelo Espírito Santo e acrescentadas à igreja. Lucas não esconde o fato de que a igreja crescia numericamente, por isso ele fez seis resumos em Atos: 



·        Atos 1.1 – 6.7. Nos fala do crescimento da igreja de Jerusalém e finaliza com um resumo: “Crescia a palavra de Deus e, em Jerusalém, se multiplicava o número de discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé”.

·        Atos 6.8 -9.31. Descreve a divulgação do cristianismo através da Palestina e o martírio de Estevão, que foi seguido pela pregação em Samaria. Finaliza com o resumo: A igreja, na verdade, tinha paz por toda Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.  DUAS RAZÕES SÃO APONTADAS PARA ESSE AUMENTO: os crentes viviam no temor do Senhor e experimentavam o conforto do Espírito Santo.

·        Atos 9.32 – 12.24. Inclui a conversão de Paulo, a Igreja de Antioquia e a aceitação de Cornélio. O resumo é: “Entretanto, a Palavra do Senhor crescia e multiplicava”.

·        Atos 12.25 – 16.5. Fala da propagação na Ásia Menor e da pregação pela Galácia. Finaliza: “Assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e aumentavam em número dia-a-dia”.

·        Atos 16.6 – 19.20. Relata a expansão da Igreja na Europa e nas cidades grandes como CORINTO e ÉFESO. “ Assim, a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente”.  

·        Atos 19.21 – 28.31. Nos fala da chegada de Paulo a Roma  e de sua prisão ali. Termina com uma descrição de Paulo: Pregando o reino de Deus, e, com toda intrepidez, sem impedimento algum, ensinava coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo.  

O QUE COMEÇARA COM TRINTA ANOS ANTES EM JERUSALÉM TERMINA EM ROMA, NUMA CASA ALUGADA. COM TODA INTREPIDEZ E SEM IMPEDIMENTO, O REINO DE DEUS ESTÁ SENDO PREGADO E PRODUZINDO FRUTOS. ENTÃO, A IGREJA CRESCE NATURALMENTE QUANDO ELA OBEDECE À GRANDE COMISSÃO.

Crescimento Espiritual: o crescimento espiritual refere-se ao desenvolvimento na fé ou na maturidade no conhecimento de Deus. “Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. E perseveraram na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações (Atos 2.41,42)”.  A primeira evidência de conversão mencionada por Lucas é que os novos convertidos PERSEVERAVAM na doutrina dos apóstolos. Eles queriam aprender a sã doutrina ministrada pelos apóstolos.


“Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum. Com grande poder, os apostolos davam testemunho da ressureição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça” (Atos 4.32,33). MULTIDÕES CRIAM E TODOS ESTAVAM UNIDOS DE CORAÇÃO.

“A igreja, na verdade, tinha paz por toda Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número (Atos 9.31)”. 
A evangelização era feita com a exposição simples e objetiva da Bíblia. As pessoas se convertiam pela instrumentalidade da Palavra. “Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra  com toda avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim. Com isso, muitos deles creram, mulheres gregas de alta posição e não pouco homens (Atos 17.11,12)”.
Paulo diz aos presbíteros de Èfeso: “Jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa” (Atos 20.20). O que ele ensinava? “Portanto, eu vos protesto, no dia de hoje, que estou limpo do sangue de todos; porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus (Atos 20.26,27)”.

Crescimento Verdadeiro.  

O crescimento verdadeiro é aquele que acontece por meio de conversões sinceras. Lucas registra: “Louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos (Atos 2.47)”. OBSERVE TRES LIÇÕES IMPORTANTES NESTE VERSO:

·        Era Deus quem acrescentava ou quem produzia o crescimento da igreja.

·        O crescimento era genuíno, pois ele acrescentava os que de fato eram convertidos. ANTES DE ACRESCENTAR À IGREJA, DEUS SALVAVA O PECADOR.

·        O crescimento era diário (dia a dia) e de forma contínua.

O que é conversão? A conversão significava um rompimento total coma idolatria e o paganismo: “Muitos do que creram vieram confessando e denunciando publicamente as suas próprias obras. Também muitos  dos que haviam praticado artes mágicas, reunindo os seus livros, os queimaram diante de todos. Calculados os seus preços, achou-se que montavam a cinquenta mil denários.  Assim, a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente (Atos 19.18-20)”.

CRESCIMENTO RÁPIDO
Atos 1.15: 120 pessoas:  “E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse”.

Atos 2.41: Quase 3.000 pessoas.  “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas”.

Atos 4.4: Quase 5.000 pessoas. “Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil”.

Atos 4. 32: Multidão dos que creram: “E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns”.

Atos 5.14: Multidão de crentes.  E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais”.

Atos 6.1: Multiplicação de discípulos. “Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano”.

Atos 8.6 – Multidões atendiam: “E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia”.

Atos 11.21 e 24 – Muitos se uniram ao Senhor. “A mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor. Porque era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor”.

Atos 14.1 – Grande multidão de judeus e gregos. “Em Icônio, Paulo e Barnabé entraram juntos na sinagoga judaica e falaram de tal modo, que veio a crer grande multidão, tanto de judeus como de gregos”.

Atos 17.4 e 12 – Numerosa Multidão. “Alguns deles foram persuadidos e unidos a Paulo e Silas, bem como numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres. Com isso, muitos deles creram, mulheres gregas de alta posição e não poucos homens”.

Conclusão:
Toda igreja deve: CRESCER GEOGRAFICAMENTE; CRESCER NUMERICAMENTE, CRESCER ESPIRITUALMENTE, CRESCER VERDADEIRAMENTE, CRESCER RAPIDAMENTE.




                                                                                          


Nenhum comentário:

Postar um comentário