terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

E se Deus for contra nós? – Js 7:1-26

Introdução

O Antigo Testamento foi escrito para o nosso consolo, a fim de nos estimular no exercício da fé “Pela fé ruíram as muralhas de Jericó”.  O Deus de Abraão, Isaque e Jacó é um Deus vivo e que se relaciona com o seu povo.  Contudo, o Antigo Testamento foi escrito também para nossa advertência. O apostolo Paulo deixa isso muito claro na Epístola de Corintio 10:1-11 onde diz que, se incorrermos nas mesmas faltas em que incorreram os judeus no passado, VAMOS RECEBER O MESMO JUIZO QUE ELES RECEBERAM NAQUELE DIA.

Irmãos, eu quero que vocês lembrem do que aconteceu com os nossos antepassados que seguiram Moisés. Todos foram protegidos pela nuvem e passaram pelo mar Vermelho. 2Como seguidores de Moisés, eles foram batizados na nuvem e no mar. 3Todos comeram da mesma comida espiritual 4e beberam da mesma bebida espiritual. Pois bebiam daquela rocha espiritual que ia com eles; e a rocha era Cristo. 5Mas Deus não ficou contente com a maioria deles, e por isso eles morreram, e os seus corpos ficaram espalhados no deserto. 6Tudo isso aconteceu a fim de nos servir de exemplo, para nós não querermos coisas más como eles quiseram, 7nem adorarmos ídolos, como alguns deles adoraram. Como dizem as Escrituras Sagradas: “O povo sentou-se para comer e beber e se levantou para se divertir.” 8Não devemos cometer imoralidade sexual, como alguns deles fizeram. E, porque eles fizeram isso, vinte e três mil deles caíram mortos num dia só. 9Não devemos pôr à prova a paciência de Cristo, como alguns deles fizeram, e por isso foram mortos pelas cobras. 10Vocês não devem se queixar, como fizeram alguns deles, e por isso foram destruídos pelo Anjo da Morte.
11Tudo isso aconteceu com os nossos antepassados a fim de servir de exemplo para os outros, e aquelas coisas foram escritas a fim de servirem de aviso para nós. Pois estamos vivendo no fim dos tempos. 12Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair. 13As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.

O que Josué 7 tem a nos ensinar? Esse capitulo revela, antes de mais nada,   A SANTIDADE DE DEUS. Terrível coisa é, a luz dessa passagem, servir um Deus santo. Por quê? Por que o Deus santo é um Deus fiel que exige fidelidade do Seu povo.

1)    O desespero diante da derrota. 



O coração do crente se derrete: “ e o coração do povo se tornou como água” (v.5). A comparação feita nos ajudar a ter uma idéia do que ocorreu: o coração, anteriormente firme e corajoso em Deus  (Js 1.5-6), se tornou agora completamente enfraquecido e cheio de medo.  As pernas tremeram, a mente se alvoroçou, o coração entrou em estado de desassossego.

Por que quando é derrotado, o crente, normalmente, cai em desencorajamento? “Pelo fato de ser humano” é uma boa resposta, mas acontece também de o crente, em derrota dessa natureza, atribuir a causa do fracasso a Deus e não a si mesmo.

A sensação diz que a direção tomada não foi a ideal: “Disse Josué: Ah! Senhor Deus, por que fizeste passar este povo o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus, para nos fazerem perecer?”  Foi essa a impressão de Josué: “Senhor, por que passamos o Jordão?”.  É IMPOSSÍVEL SER CRENTE E NÃO SER FILOSOFO! O cristão é obrigado a pensar. Lá estava Josué derrotado. Mas não era um derrotado qualquer, comum; era um homem que vivia na força de Deus. A maior dificuldade de Josué era encontrar respostas, a sua derrota.

Algo básico: o governo de Deus é MORAL. Deus sempre agem em absoluta conformidade ao Seu caráter santo. Isso nos leva à afirmação de que o que Deus faz na história tem íntima relação com aquilo que Sua natureza santa. Um resumo desse capítulo, seria: Só tem uma coisa, que nos é ensinado da Bíblia que coloca Deus contra o seu povo. Não é o pecado, mas o pecado oculto, o pecado não tratado, não resolvido, varrido pra debaixo do tapete, aquele “esqueleto” escondido no armário. O segredo da igreja é Deus, somente ele, se ele é por nós, quem será contra nós? Mas e se Deus for contra nós? 



Surge o desejo de voltar atrás: “Oxalá nos contentáramos com ficarmos dalém do Jordão”.  Dá para imaginar um homem como Josué fazendo essa oração depois do milagre que deixou todo o povo – incluindo ele mesmo – EXTASIADO? O povo passou a pé enxuto pelo Jordão pela ação da providencia divina. Também, conquistaram Jericó, Era uma cidade alta, murada, fortemente armada e o povo de Deus tinha passado 40 anos no deserto, não tinham armamentos suficiente, não tinham tido treinamento militar, eles contavam com Deus ao lado deles. O povo de Israel com Deus era mais poderoso do que a cidade de Jericó completamente murada e armada até os “dentes”. O segredo do povo de Deus era a presença do Senhor com eles. 



Tem a sensação de que algo pior está por acontecer. “Ouvindo isto os cananeus e todos os moradores da terra nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra”. A derrota produz um curto-circuto em nosso pensamento. Olhe para Josué: para ele, o fato dos cananeus saberem o que estava acontecendo se tornara   mais importante.

2)    Levante-te Josué, pois o povo pecou (v.11).
Israel pecou, “pois isto Israel não poderá resistir o inimigo”. O segredo da vitória é a presença de Deus. Deus NÃO ACEITA O PECADO ESCONDIDO (1 João 1.9-10). ACÃO ESCONDEU O PECADO, COMO SE NADA TIVESSE OCORRIDO.

Nos versos 14-15, Deus dá direção a Josué o que deveria fazer. Havia pecado no meio do povo. Então, deveria reunir o povo naquela noite, santificar o povo; explicar a razão da derrota do povo, ou seja, no meio deles havia alguém que havia quebrado a aliança de Deus. E, cada família deveria fazer autoexame e no dia seguinte Deus iria revelar, através de URIM E TUMIN, o culpado. 



Uma pergunta: Deus não sabia que era Acã? É claro que sabia. Por que Deus não disse a Josué, Acã é o culpado. O pecado de um é responsabilidade de todos. Naquele noite, todo mundo foi pra sua tenda e cada família se perguntando: “José foi você”, “Jacó foi você?”. Quem será? Jesus reuniu os discípulos e disse “Um de vocês vai me trair” (Mt 26.21).

3)    A descoberta (vss. 16-21).
“Então disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao Senhor Deus de Israel, e faze confissão perante ele; e declara-me agora o que fizeste, não mo ocultes. E respondeu Acã a Josué, e disse: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel, e fiz assim e assim”. Caiu a ficha de Acã...e dá todos os detalhes

“Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela”. Josué 7:21 


“Entre as coisas que pegamos, vi uma bela capa da Babilônia; vi também duzentas barras de prata e uma barra de ouro que pesava mais ou menos meio quilo. Fiquei com tanta vontade de ter aquelas coisas, que guardei para mim. Estão escondidas, enterradas na minha barraca, e a prata está por baixo”. NTLH

Conclusão( vss. 22-26).

Toda família de Acã foi apedrejada e morta e queimada no vale de Acor (desgraça ou conturbação). Por que toda sua casa foi morta? Porque com certeza a família fora conivente no pecado de Acã (Atos 5.8); “Deus castiga a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem...(Ex 20.5-6)”. Aliança: somos o povo de Deus. Depois  do apedrejamento, Deus mandou que fizesse um montão de pedras em cima da família de Acã. Deus queria que seu povo não esquecesse esse fato. A geração seguinte tinha que saber: SE DEUS É COM NÓS, NINGUÉM SERÁ CONTRA NÓS. MAS SE DEUS FOR CONTRA NÓS, ESTAMOS PERDIDOS! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário