quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Você é criança espiritual?


·        É instável. O apostolo Pedro em sua segunda epístola trata disso: “entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem...”. o cristão que está sempre entrando em pânico é obviamente um bebê em Cristo.

·        Falta a capacidade de discriminação. O apostolo Paulo fala disto em Efesios: “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina”. Na igreja primitiva havia falsos mestres, pessoas que circulavam ensinando heresias, e estes bebês em Cristo os achavam maravilhosos e interessantes. Então vinha alguém e dizia exatamente o oposto, e os bebês o seguiam. O bebê é sempre vitima da seita mais recente  - qualquer espécie de refinamento, qualquer nova teoria, e imediatamente eles se precipitam para ela e aceitam.

 ISSO É SEMPRE UM SINAL DO BEBÊ EM CRISTO – O TIPO DE PESSOA QUE SE APRESSA A ENTRAR EM QUALQUER NOVO MOVIMENTO E PENSAMENTO RELIGIOSO. ELE É UM BEBÊ LEVADO EM RODA POR TODO VENTO DE DOUTRINA.


·        Exibicionismo. A criança é sempre, em dadas ocasiões, culpada desse espírito de exibicionismo. Isso siginifca interesse por SI MESMA, estar demasiado pronta para falar DE SI MESMA, demasiado pronta para chamar a atenção para si. A criança sempre gosta de ser o centro do círculo. Essa é uma das consequências da queda – o ego se manifestando.

·        Gosta do que é divertido, espetacular e excitante. O bebê em Cristo está sempre interessado em experiências, e, se ouve falar de alguém que vai se apresentar para relatar sua experiência, vai correndo ouvi-lo. Ocorre a mesma coisa com reuniões e comoções. A criança gosta de cultos de libertação, reuniões, quanto mais reuniões melhor, quanto mais emocionantes e excitantes melhor. Tudo isso é característico da mente infantil e do estado infantil. Paulo nos fala de pessoas que tem “comichão nos ouvidos”, sempre querendo ouvir algo, pessoas que não gostam de meditação. Não gostam do ensino, escola dominical, etc. O EXCITANTE, O ESPETACULAR, O ENTRETENIMENTO é que acima de tudo os atrai.


·        Olha sempre o HOMEM. A criança em Cristo está sempre mais interessada no mestre do que na verdade ensinada. Os cristãos coríntios estavam divididos em facções; alguns punham fé em Paulo, alguns em Apolo, alguns em Cefas, e alguns eram seguidores de Cristo; e lá estavam eles, sempre falando sobre os pregadores. Um dizia: “Eu sou de Paulo”, outro: “Eu sou de Apolo”.

OUTROSSIM, havia membros da igreja de Corinto que tiveram o inestimável privilégio de ouvir o apostolo Paulo pregando e que torciam o nariz para ele e diziam: “sua presença é fraca” – ele não é de muita expressão para quem devamos olhar. “A presença dele é fraca, e a palavra desprezível”. Eles eram bebes em Cristo. Eram cristãos, mas estavam mais interessados  NA APARENCIA DO PREGADOR DO QUE NA VERDADE. Os bebes se interessam muito pela personalidade do pregador, por sua aparência e por seu método e modo de falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário