terça-feira, 31 de janeiro de 2017

É hora de cruzar o Jordão! (Js 3)


Introdução

O Jordão aqui representa qualquer obstáculo que se interpõe entre você e o alvo de sua vida. Pode ser um obstáculo que se encontra na família, na vida profissional, no ministério cristão ou dentro de você mesmo. A vida é curta demais para levarmos mais tempo vivendo do lado de cá do Jordão.

O povo de Israel, depois de 40 anos, peregrinado pelo deserto, cruzariam o rio em direção a Canaã.  E havia muito território a ser conquistado! Isso não se aplica a nós? É TEMPO DE CONQUISTAR TERRITÓRIOS EM SEU LAR: ; OU TALVEZ CONQUISTAR TERRENO EM SUA VIDA ESPIRITUAL.

Coisas importantes a conquistar na vida: harmonia familiar; perdão, alegria dentro de casa, vida profissional desabrochar, hora de encontrar satisfação no que faz, pagar as contar, viver com dignidade, vencer antigos conflitos e pecados, hora do seu caráter se fortalecer, hora de começar a semear hábitos de santidade e afim de colher um caráter santo.

1)    DECIDA CRUZAR O JORDÃO

A exortação inicial é: tome a decisão de cruzar o Jordão, pois essa é a primeira coisa que precisamos fazer. É hora de dar uma chacoalhada na vida, de amanhecer diferente, de poder dizer: “Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho” (Sl 126.1). Infelizmente, muitos construíram uma torre do lado de cá do Jordão e estão a olhar a terra da promessa com uma enorme angustia no coração!

Nessa época de atravessia o Jordão estava cheio. O Jordão resulta do degelo no Monte Hermon, que fica ao norte de Israel, junto ao Líbano. O Hermon passa pelo processo de degelo, inunda o rio Jordão, que vai descendo até o território de Israel até desaguar no mar da Galilélia, a 200 metros abaixo do nível do mar. Mais adiante, o Jordão se afunila ao sul, retoma seu curso e vai descendo até as águas do Mar Morto, a 400 metros abaixo do nível do mar. O degelo do monte Hermon, que ocorreu na época em que o povo de Israel iria passar pelo Jordão, fez com que o rio transbordasse. Mas não havia tempo para esperar. O rio estava ali, mas entre o povo e o rio estava um Deus Todo-Poderoso que não poderia deixar de cumprir Suas promessas.


Na hora em que as promessas divinas estão para se cumprir, geralmente os obstáculos parecem ficar mais fortes, maiores e mais vividamente intransponíveis do que nunca. Trata-se de um fenômeno interessante que muitos cristãos tem testemunhado.

Surge uma pergunta: Por que Deus orientou o povo de Israel a atravessar o rio Jordão justamente no período do degelo do Hermon, com o rio, então, alcançando o ápice de sua força? Deus assim o fez para que toda a glória fosse dada a Ele. E o mesmo princípio se opera quando nós temos de atravessar o transbordante Jordão de nossa vida!

Pensemos em algumas dificuldades que enfrentamos. Por que ninguém me estendeu a mão? Por que o concurso foi adiado? Por que naquele momento tão importante cai na cama? Por que aquela pessoa em quem eu confiava me traiu? Por que sempre as promessas de Deus são muito suadas? Porque para os outros parece tão fácil, mas, para mim, é tudo tão difícil, quando não impossível?

Por que tem de ser assim? “Porque este é o método de Deus!”. A Bíblia e a história da igreja confirmam que as vitórias que não foram fáceis de serem alcançadas encheram os servos de Deus que as receberam de muita gratidão, pois viram que, sem sombra de dúvida, se não fosse pela mão soberana de Deus, jamais teriam chegado aonde chegaram.

2)    Prepare-se para cruzar o Jordão.



Crendo nas promessas. Não dê um passo sem antes meditar no que Ele lhe prometeu. A promessa é que Deus fará maravilhas em sua vida. Então, vá em frente, na certeza de que não há obstáculo que possa impedir o cumprimento de uma só promessa que Deus tenha para Seu povo.

“Sucedeu, ao fim de tres dias, que os oficiais passaram pelo meio do arraial, e ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da aliança do Senhor vosso Deus, e que os levitas sacerdotes a levam, partireis vós também do vosso lugar, e a seguireis”. Continuação, Js 3:10 a 13.

            Portanto, devemos viver nossa vida, baseados nas promessas de Deus. Por exemplo, de que se confessarmos nossos pecados, receberemos perdão; na promessa de que, se ansiarmos pelo Espírito de Deus, nossa sede será saciada; na promessa de que aquilo que semeamos haveremos de colher; ou na promessa de que, se resistirmos aos demônios, eles baterão em retirada. Como ensina Bunyan em O peregrino, ao comparar as promessas de Deus a uma chave que é capaz de abrir qualquer cadeia.

Ajustando-se espiritualmente. “Disse Josué ao povo: Santificai-vos porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (v.5). Deus não pode abençoar seu povo quando este não está corretamente relacionado com Ele ( Mt 5.8).

Ouvindo a voz de Deus. Prepare-se para cruzar o Jordão CRENDO NAS PROMESSAS, AJUSTANDO-SE ESPIRITUALMENTE E, POR FIM, OUVINDO A VOZ DE DEUS. Então disse Josué aos filhos de Israel: “Chegai-vos para cá, e ouvi as palavras do Senhor vosso Deus”. No versículo 9, Josué chama o povo para ouvir a voz de Deus, o que claramente indica que precisamos de Sua orientação bem como de Sua Palavra, a qual revela seu caráter e garante cumprimento das Suas promessas.

3)    Finalmente, cruze o Jordão!

Dê o primeiro passo. Como cruzar o Jordão? Comece dando o primeiro passo. A história toda da travessia começou quando alguém do povo colocou o pé no rio. Precisamos dar o passo inicial. Às vezes, o primeiro é o mais difícil de todos; porém, após sua execução, o próximo passo  virá com o sabor de que algo mais ficou para trás, que você já está se movendo, que a coisa não é tão desesperadora ou difícil assim.


Fixe os olhos em Deus. Sucedeu, ao fim de três dias, que os oficiais passaram pelo meio do arraial, e ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da aliança do Senhor vosso Deus, e que os levitas sacerdotes a levam, partireis vós também do vosso lugar, e a seguireis”. A orientação é: “Não tirem os olhos da arca da aliança”. Por quê? Porque não cabia ao povo olhar para o Jordão, e, sim, olhar para o Senhor com os seus recursos inexauríveis, representados ali pela arca. Um exemplo notável encontramos na vida do apóstolo Pedro que somente começou a afundar nas águas do mar da Galiléia quando desviou os olhos do Senhor e os fixou na força do vento e das ondas (Mt 14.30).

Voce está procurando a restauração no casamento? Então, olhe para o Senhor!

Voce está vivendo um período difícil em sua vida profissional? Então, olhe para o Senhor!

Voce tem o sonho de ser usado pelo Senhor? Então, olhe para o Senhor!

Conclusão: 

 Conta-se que o ex-sapateiro pobre inglês, que veio ser chamado Pai das Missões Modernas, William Carey, quando apresentou suas idéias de se evangelizarem os povos pagãos, ouviu de certo ministro: “Jovem, sente-se. Quando Deus quiser converter os pagãos, Ele o fará sem a sua ajuda ou a minha”. Mas Carey recusou-se calar. Na primavera de 1792, ele publicou um livro de 87 páginas que teve consequências de longo alcance. O livro Uma inquirição sobre a responsabilidade dos cristãos usarem meios para a conversão dos pagãos procurava muito bem a defesa das missões estrangeiras. Foi enviado a India para ser missionário e se tornou Pai das missões mundiais, sempre dizia: Espere grandes coisas de Deus; tente grandes coisas para Deus”.

Bibliografia: O sucesso segundo Deus - Antonio Carlos Costa - Editora Pórtico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário