domingo, 25 de dezembro de 2016

Quem é Jesus? Apocalipse 1:12-17


A  pergunta de Jesus aos discípulos: “Mas vós, quem dizeis que eu sou?” (Mc 8.29), também é feita a nós.

“Estou aqui tentando evitar que alguém diga aquela grande tolice que freqüentemente se diz a respeito de Jesus. Estou pronto a aceitar Jesus como um grande mestre de ensinos éticos, mas não aceito a afirmação que fez de que era Deus. Isso é o que não devemos dizer. Um homem que fosse um simples homem e dissesse o tipo de coisas que Jesus disse não seria um grande mestre de ensinos éticos. Seria um lunático – estando em pé de igualdade com o homem que diz o mesmo de Napoleão ou, então, seria o diabo vindo do inferno. Voce precisa tomar uma decisão. Ou esse homem era e é o Filho de Deus, ou, então, era um louco ou algo pior.

Voce pode fazê-LO se calar, se tomá-LO por um tolo; voce pode cuspir nEle e matá-LO, tendo-O por um demônio; ou voce pode cair a Seus pés e chamá-LO de Senhor e Deus. Mas que ninguém apareça com algum tipo de insensatez paternalista, afirmando que Ele foi um grande mestre humano. Ele não deixou conosco a responsabilidade de decidir a respeito. Não pretendeu fazê-lo”. C.S. Lewis.



Então, ELE FOI UM MENTIROSO...
OU, LUNÁTICO...OU ENTÃO, É O NOSSO SENHOR!

1)    Voltei-me para ver quem falava... 


·        “Vi sete candelabros de ouro e entre os candelabros alguém semelhante a um filho de homem”. Os candelabros são identificados como igreja (Ap. 1:20). Jesus se manifesta na igreja, que compõem de pessoas simples, sofredoras. Portanto, não adianta procurar por Jesus em ambientes mais puros, porque Ele deseja se identificar em revelação dentro da comunidade de fé.

·        Uma veste que chegava aos seus pés e um cinturão de ouro ao redor do peito”. Jesus usa a túnica recomendada para Arão em seu papel de sacerdote (Ex 29:5). O Filho do Homem é um sacerdote. Jesus nos representa diante de Deus; ele abre as passagens fechadas por medo, culpa, ignorância ou superstição para que o acesso seja livre. Coloca-se ao nosso lado e ao lado de Deus (Hb 10:19-25).

·        sua cabeça e seus cabelos eram brancos como a lã, tão brancos quanto a neve e seus olhos como chama de fogo”.  Lembramo-nos da promessa do profeta: “embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve...” Também o Salmista: “Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei”.   


os olhos como chamas de fogo”:  Várias imagens bíblicas se acumulam nos olhos flamejantes do Filho do Homem: coluna de fogo, sarça ardente, chama do altar, fornalha e carruagens de fogo. A chama penetra e transforma. A santidade penetra em nosso intimo e nos transforma. O olhar de Cristo entra e purifica. Ele não olha pra nós; olha dentro de nós. Somos mais do que um espetáculo a que Ele assiste, já que Ele assiste, já que Ele nos invade. Ele é um fogo consumidor. 



·        “Seus pés eram como o bronze numa fornalha ardente”. O sonho de Nabucodonosor que Daniel interpretou, a grande estátua (Dn 2:31-45). Ela tinha a cabeça de ouro (Império Babilônico), torso de prata (Império Medo-Persa), ventre e quadris de prata (Império grego) e pés de uma mistura de ferro e barro (Império Romano). A imagem era magnífica, construída com metais fortes e preciosos, entretanto sua base era defeituosa. Atingida por uma pedra, ela se desfez (Dn 2:35). O reino de Cristo tem uma base indestrutível. O bronze combina com o ferro, que é forte mas enferruja, com o cobre, que não enferruja, mas é maleável: o bronze tem a força do ferro e a durabilidade do cobre.



·        sua voz como o som de muitas águas”. Sua voz é impressionante e poderosa. Nossa reação começa a ser moldada em formas de adoração ardente e cântico sincero antes mesmo de entendermos o sentido da mensagem.



Conclusão: O que ele faz?

·        tinha em sua mão direita sete estrelas”. Cristo segurava as estrelas em sua mão direita! Isso significava que estava pronto para usá-las. O que Cristo faz? Ele controla o cosmo. Só isso. Os planetas não nos dirigem; ele os governa (Ap 1:20), as estrelas serão identificadas como “os anjos das sete igrejas”.

·        “sua face era como o Sol quando brilha em todo o seu fulgor”. Deus em Cristo é calor e luz como a do Sol. Na escuridão, podemos perder perspectiva e proporção: os pesadelos aterrorizam, o medo paralisa. Não vivemos nas trevas, e sim na luz. Não somos amaldiçoados; somos abençoados. 


                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário