terça-feira, 27 de dezembro de 2016

DECISÃO DE SERVIR A DEUS EM FAMÍLIA.  Js 24.11-15


Introdução: A Estátua da Liberdade é uma altiva mulher, com seu manto que cai em pregas graciosas sobre o pedestal onde ela se acha. Com o braço esquerdo, ela sustenta uma placa com a data da declaração da Independência Americana (04 de julho de 1776). Com o direito, erguido, segura uma tocha. A seus pés uma corrente quebrada, simboliza a derrubada da tirania. E tem uns dizeres que fica na base da estátua, diz o seguinte:


Diferente do gigante grego de bronze
Que com pernas separadas, liga uma ponta de terra a outra
Aqui, em nossos portões banhados de mar, está uma grandiosa mulher, segurando uma tocha, cuja chama
É como um raio de esperança, e seu nome
Mãe dos exilados, Em sua mão, que é um farol,
Brilha um acolhimento universal: seus olhos mansos dominam Toda a baía que emoldura a cidade.
Mantenham, terras antigas, seu eterno esplendor
Com lábios silenciosos: Entreguem-me os cansados, os pobres,
As multidões sem rumo, desejosas de respirar livremente.
Os infelizes refugos de suas cidades superlotadas.
Mandem para mim os desterrados, os vitimados pela tormenta.
Com a minha lâmpada, ilumino os portões dourados”.

1)    PRA QUE SERVE A IGREJA? 



  Somente para termos as pregações ou nos alimentar espiritualmente?!
·        OU, a igreja é um quartel de instrução;
·        Ou, um lugar onde os membros da família de Deus recebem estímulo para se desenvolverem espiritualmente, para aprenderem mais verdades;
·        Um local de repouso, alimento e estabilidade espiritual;
·        É uma bigorna onde se trabalham as ideias, e onde as convicções são forjadas;
·        É um hospital para os doentes emocionais e espirituais;
·        É um lugar onde se dispensam compaixão, perdão e graça...

PARA QUE SERVE A FAMÍLIA? 



·        Quando assistimos aos que sofrem;
·        Pela maneira como ouvimos quando uma pessoa da família fala;
·        Pela maneira como se interessa por aqueles que são fracos, e como lhes dá apoio;
·        Pela maneira como expressa palavra de ânimo, e como permanece sempre ao lado da pessoa aflita em meio às adversidades; e ri junto com os outros nos momentos alegres;

2)    Um pouco de história.

O povo de Israel saíra do Egito, atravessaram o Mar Vermelho e caminharam durante quarenta anos pelo deserto; de dia Deus mandava uma coluna de nuvem e à noite uma coluna de fogo.  Chegaram em Canaã – na liderança de Josué – ocuparam as cidades e ouviram admoestações com respeito aos laços, açoites e espinhos. Mas, Josué está para morrer e sabe disso. E ao contemplar o rosto daquelas pessoas que conduziu até a terra prometida, tem sentimentos contraditórios. Está satisfeito com as conquistas, mas ao mesmo tempo sente-se preocupado  com a tendência deles de serem arrastados pelo pecado.  Então, Josué, expõe a verdade diante do povo.


Admoestações:  “Não se esqueçam de concluir a tarefa toda. Voces tem que expulsar os cananeus. Continuem sempre amando e obedecendo a Jeová. Agora que estão morando em casas que não edificaram e colheram frutos de árvores que não plantaram. Sejam fortes” (Js 24.11-13).

Admoestação principal é (Js 24.14-15): “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor; mas vocês terão que decidir por si mesmos”. Josué já havia se decidido: “EU E A MINHA CASA, serviremos ao Senhor”. Mas no que dizia respeito  ao povo: “Escolham por si mesmos a quem vocês irão servir...”.

3)    O povo decide.

Primeiro, eles decidiram “temer ao Senhor” (v.14).  Em outras palavras, resolveram ter respeito por Ele, reverenciá-lo, deixar que ele estabelecesse o padrão de vida que iriam levar, e não ser influenciados pela cultura cananéia.

Segundo, decidiram também “servir ao Senhor” (v.24). Resolveram dar ouvidos às determinações e atender aos seus conselhos. E voluntariamente declaram sua decisão de obedecer. Josué lhes respondeu com as seguintes palavras: “Sois testemunhas conta vós mesmos de que escolhestes ao Senhor, para o servir.” E eles disseram: “Nós o somos” (Js 24.22).

“Escolheste ao Senhor”. O povo resolveu obedecer ao Senhor, independente de qualquer coisa. Por quê? Porque a decisão tem uma influência direta sobre a conduta.

“Plante uma palavra, colha uma ação; plante uma ação, colha um hábito; plante um hábito, colha um caráter; semeia um caráter, colha um destino”.

4)    Consequência da obediência.

Estamos dispostos em tirar as mascaras e viver em integridade diante de Deus?  Uma das mais conhecidas parábolas de Jesus é que está registrada em Mateus 7.24-27:

“quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha. Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída”

CONCLUSÃO: Fazendo um exame detido veremos que uma das casas resistiu às intempéries e outra ruiu. A primeira era habitada por uma pessoa que “ouve estas minhas palavras e as pratica”, e outra por uma pessoas  “que ouve estas minhas palavras e não as pratica”. TUDO SE RESUMIA NUMA DECISÃO!





Nenhum comentário:

Postar um comentário