domingo, 6 de novembro de 2016

Profetiza sobre o vale de ossos secos. Ez 37


Introdução: O profeta Ezequiel era sacerdote. No ano de 605 a.C, Nabucodonosor tomou a cidade de Jerusalém e, Ezequiel fora deportado, juntamente com Daniel e seus amigos, para a cidade de Babilônia. No exilio teve uma visão de quatro seres – querubins – cada um com quatro rostos: leão, águia, boi e homem. Ao redor dos animais, ele viu quatro rodas, e brilhavam como pedras preciosas; dentro de cada roda havia outra roda e assim sem virar as rodas podiam rodar em qualquer direção; as rodas eram cheias de olhos. Acima dos animais havia uma cobertura feita de cristal brilhante; era o trono de Deus e,  um semelhante ao filho do homem, estava sentado no trono.


1)    A condição espiritual do povo de Deus.

Os profetas chamaram o povo ao arrependimento mas ele não ouvir;  então; foram para o cativeiro babilônico.

O monte de ossos secos, sem vida, sem esperança é toda casa de Israel “Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel” (v.11). Não havia VIDA ESPIRITUAL; O PECADO HAVIA AFASTADO O POVO DA PRESENÇA DE DEUS.

Sintomas: ausência de vida espiritual; de prazer em estar na casa de Deus; de ter deleite em oração. Não sente mais a presença do Espírito Santo.

Um morto espiritualmente é atraído pelos prazeres do mundo. Deus fala, chama, exorta, MAS ELE NÃO ESCUTA. Não se constrange com o amor de Deus nem se abala com o fogo do inferno.

2)    Deus o agente da restauração.
É Deus quem faz Ezequiel andar no meio do vale (v.2); é Deus quem pergunta ao profeta (v.3); é Ele que dá ordem ao profeta profetizar (v.4).

“Filho do homem poderão reviver esses ossos?”. Ezequiel, responde: SENHOR DEUS, tu o sabes”.

Se Deus quer, nada pode impedir. Se Deus quiser ressuscitar os mortos, serão ressuscitados; se Deus quiser abrir o olho do cego, se tornará curado; se Deus quiser fazer o paralitico andar, andará. O MORTO RESSUSCITA, O CAIDO SE LEVANTA, O DESVIADO RETORNA AOS BRAÇOS DO PAI.

3)    Os instrumentos da restauração.

Palavra do Senhor: “Profetiza a esses ossos. Então profetizei:  ossos secos ouvi a Palavra do Senhor” (v.4).

“Não é a minha Palavra FOGO, diz o Senhor, e martelo que despedaça a Rocha”. Jr 23.29

“Porque a Palavra de Deus é VIVA E EFICAZ, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” Hb 4.12
“Assim será a Palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei” (Is 55.11).

assim também acontece com a Palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas realizará toda a obra que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei. Is 55.11

Espírito Santo:  “Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis” (v.5). A palavra Espírito é VENTO OU SOPRO; em Atos 2:2 está escrito: “E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados”.

Em Ezequiel 2:2, diz: Então, entrou em mim o Espírito, quando falava comigo, e me pôs em pé e ouvi o que me falava” (Ez 2.2)

Em Efesios 5.18, nos diz: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há contenda, mas enchei-vos do Espírito Santo”.

Em primeiro lugar, o verbo está no modo imperativo. “Enchei-vos”, ser cheio é obrigatório e não opcional.

Em segundo lugar, está na forma do plural, é endereçado á totalidade da comunidade cristã . Em Atos 2.17-18: “E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos”

 Em quarto lugar, está no tempo presente. Quando Paulo nos diz: Enchei-vos do Espírito, o que subentende que devemos nos encher todos os dias da presença de Deus.

4)    O processo da restauração.
Quando eu profetizei houve um RUIDO; depois, AJUNTAMENTO, os ossos espalhados, dispersos, se ajuntaram; em seguida, receberam TENDÕES E CARNE, mas ainda estavam mortos. Por fim, os ossos se cobriram de pele. PORÉM, AINDA NÃO HAVIA RESPIRAÇÃO, VIDA.

E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.
Ezequiel 37:9,10


Conclusão: OS OSSOS PASSARAM A VIVER E SE PUSERAM EM PÉ, UM EXERCITO SOBREMODO NUMEROSO. Somente o Espírito Santo ´pode regenerar a sua alma. Somente o Espírito Santo pode transformar sua vida.  OS OSSOS SECOS SAIRAM DA SEPULTURA EXISTENCIAL. O Espírito Santo pode  quebrar o poder da morte em sua vida, desatar você das vestes mortuária e fazer de você uma pessoa livre, cheia de vida!




Nenhum comentário:

Postar um comentário