terça-feira, 15 de novembro de 2016

A Pessoa do Espírito Santo – Joao 16.1-14.


Introdução:

No Evangelho de João, capítulo 13 a 17, encontramos dois segredos. O primeiro relacionando Jesus com o Pai, ou seja, sua união vital com o Pai. Jesus disse que veio a terra com a benção do Pai, que estava no poder do Pai, e que ministrava através da orientação do Pai (João 14.10-11). O segundo se relaciona conosco e tem a ver com que aconteceria quando Ele partisse. “Estou indo embora!”.

Essa noticia de Jesus abalou profundamente os discípulos (Jo 14.16). O “coração dos discípulos se encheu de tristeza” (Jo 16.6). Nessa passagem, a palavra grega para tristeza significa “LUTO” – a dor devastadora  que acompanha a perda de alguém que amamos. É como se um terremoto tivesse levado entes queridos embora; ou quando nos deparamos com a possibilidade de uma doença terminal de um ente querido.

Mas, “Não vos deixareis órfãos; voltarei para vós” (Jo 14.8). Jesus e os discípulos haviam sido inseparáveis durante mais de três anos. Jesus estava lá quando eles acordavam. Ele estava com os discípulos em praticamente toda e qualquer situação que enfrentavam. E, a dor da partida, fez com que ele se sentissem órfãos.



PERGUNTA: “Por que era conveniente que Jesus partisse”? “Por que seria mais vantajoso ter o Espírito Santo ao invés do próprio Cristo”? 

Porque enquanto Jesus estava na terra residiu em um corpo. Portanto, poderia estar apenas em um lugar de cada vez. Quando Ele estava em Nazaré, não estava em Jerusalém. Quando estava perto da costa norte da Galiléia, não podia estar andando junto ao Mar Morto. ELE PODIA ESTAR APENAS UM LUGAR AO MESMO TEMPO. No entanto, quando Jesus deixou a terra e enviou o Espírito Santo, sendo ONIPRESENTE (capacidade de estar em todos os lugares), poderia encher e capacitar um homem na Palestina, uma mulher na Síria, e outro individuo na Itália, com o mesmo poder.

1)       O Espírito Santo é uma Pessoa. 



      E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, a fim de que esteja sempre convosco (Jo 14.16)”. A expressão “outro consolador”  (em grego ALLOS – outro da mesma espécie e tipo) indica que o Espírito Santo é alguém como Jesus, uma personalidade distinta do Pai e do Filho. A palavra “Advogado” vem do latim advocatus, que é o equivalente exato do adjetivo verbal passivo grego parakletos (1 Jo 2.1), formado pelas palavras gregas PARA (ao lado de) e KLETOS(chamado). Quando Jesus se refere ao outro,   quer dizer que o outro advogado é igual a ele em tudo, mas viverá dentro dos crentes para orientá-los e defende-los para sempre. O Espírito Santo é onisciente (1 Co 2.10,11), onipresente (Sl 139.7-8) e onipotente (Gn 1.1-2; Sl 104.30).  

      A Bíblia atribui ao Espírito Santo. Traços de personalidade. Vejamos:
 inteligência,  1 Co 2.10,11:  “Mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus”.  

VONTADE, 1 Co 12.11: “Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer”.

 Emoções ou sentimentos: “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção”. Efésios 4:30;  
Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes”? Tiago 4:5

      Ensina: Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.
Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido vocês.
João 16:13,14

      Chama e envia pessoas: “Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamadoAtos 13:2

      Guia e orienta: “Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia. Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu”. Atos 16:6,7

Ananias e Safira cometem uma  ofensa contra o Espírito Santo:  "Um homem chamado Ananias, juntamente com Safira, também vendeu uma propriedade. Ele reteve parte do dinheiro para si, sabendo disso também sua mulher; e o restante levou e colocou aos pés dos apostolos. Então perguntou Pedro: "Ananias, como voce permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de voce mentir AO ESPÍRITO SANTO e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade? Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? o que o levou a pensar em fazer tal coisa? Voce não mentiu aos homens, mas sim a DEUS". (Atos 5.1-4). 

2) Nomes do Espírito Santo

É  o Espírito de Deus (Gn 1.2); o Espírito do Senhor (Lc 4.18 e Atos 5.9); o Espírito do nosso Deus ( 1 Co 6.11); o Espírito do Deus vivente (2 Co 3.3); o Espírito de Cristo (Rm 8.9); o Espírito de seu Filho (Gl 4.6); o Espírito eterno (Hb 9.14); Espírito da vida (Rm 8.2); Espírito da verdade (Jo 14.17); e o Consolador (Jo 14.16).

Foi por essa razão que Jesus proibiu os seus discípulos de iniciarem o cumprimento da “Grande Comissão” sem que antes o Espírito Santo viesse (Atos 1.4). Observe que Jesus DETERMINOU-LHES. O problema não era sair de Jerusalém, mas sair em que do alto sejais revestidos de poder (Lc 24.49). 


3)    O ESPIRITO SANTO É QUEM PRODUZ A CONVERSÃO DOS INCRÉDULOS. 

É mais fácil acreditar que um leão pode se tornar vegetariano, do que eu acreditar que uma vida sequer possa ser salva sem o PODER DO ESPÍRITO SANTO. Charles Spurgeon


        A Igreja prega, mas é o Espírito que converte ou regenera (Jo 3.3-7). É o Espírito que vivifica (Jo 6.63; Ef 2.1). Jesus já havia declarado: “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8). O verbo “convencer” (elegesi) significa “Trazer à luz”, “expor”, “mostrar”, “persuadir”, “convicção interior” (Jo 3.20; Jo 8.46). O Espírito é o responsável pelo convencimento interno das pessoas quanto ao verdadeiro sentido do pecado, da justiça e do juízo. A obra de convencimento é tríplice: do pecado, pois somos pecadores por natureza (Rm 3.23); da justiça salvadora que nos é oferecida em Cristo Jesus (Rm 5.1); e do juízo que será o julgamento daqueles que rejeitam a salvação em Jesus (Jo 3.18-19). 



4) O Espírito Santo santifica o crente.


O Espírito Santo efetua no crente  a santificação, 2 Ts 2.13: Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade”.


E, 1 Pedro 1:2: “Escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas”.

Ele o inclina para as coisas do Espírito,  Rm 8:5: “Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja”

MILITA CONTRA A CARNE, Gl 5.17: “Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam”.

Promove a manifestação do fruto do Espírito, Gl 5.22-23: Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

Transforma o crente de glória em glória:  E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.
2 Coríntios 3:18

CONCLUSÃO:    O BATISMO COM ESPÍRITO SANTO.



Em Jerusalém (Atos 2.1-5), os discípulos foram batizados com Espírito Santo.

Samaria (Atos 8:14-17), João e Pedro oraram pelos samaritanos e foram batizados com Espírito Santo.

Saulo (Atos 9.1-18). Depois de tres dias de jejum e oração, recebeu a visita de Ananias, o qual impôs as mãos sobre ele para que tornasse a ver e para que fosse cheio do Espírito (v.17).

Na casa de Cornélio (Atos 10.1-48). Estavam reunidos Cornélio, seus parentes, e amigos mais íntimos (v.24). Eles receberam a Palavra do Senhor e, a seguir, o Senhor batizou-os com Espírito Santo (VS. 44-46).

Em Éfeso (Atos 19.1-7). Quando Paulo chegou a Éfeso encontrou ali alguns crentes. Sabemos que eram salvos porque o escritor de Atos os chama de discípulos (v.1), e Paulo lhes perguntou se haviam recebido o Espírito Santo quando creram (v.2), isto é, quando foram salvos. Disseram que não! Então, Paulo impôs as mãos sobre eles. Veio então o Espírito Santo, e começaram a falar em línguas e profetizar (v.6).



Nenhum comentário:

Postar um comentário