terça-feira, 1 de novembro de 2016

A oração de Paulo – Ef 3:14-21


Introdução:

Uma das melhores maneiras de descobrir as principais ansiedades e ambições do crente é analisar o conteúdo de suas orações e a intensidade que as faz. A ORAÇÃO EXPRESSA UM DESEJO. Por exemplo, quando Paulo orou pela salvação dos seus compatriotas israelitas, escreveu sobre a “boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor dele” (Rm 10.1).

1)    A introdução à sua oração (vs. 14-16 a).
O apostolo começa dizendo: “POR ESTA CAUSA...”. Que causa tem em mente? O que é que o leva a orar? A base da oração de Paulo era o seu conhecimento do proposito de Deus (Ef 3.5-6). Ele tinha a motivação necessária para orar em função do que Deus fizera em Cristo e lhe revelara. É por isso que a leitura da Bíblia e a oração devem caminhar sempre juntas. É nas escrituras que Deus revelou a sua vontade, e é na oração que pedimos que ele a realize.

PAULO CONTINUA “... me ponho de joelhos”. A posição normal para oração entre os judeus era colocar-se em pé. Na parábola de Jesus acerca do fariseu e do publicano, os dois homens oraram em pé (Lc 18.11,13). O ser humano não tem facilidade para se curvar diante do Criador e diante de seu semelhante. Ele é naturalmente resistente a qualquer curvatura. Uma das acusações feitas por Deus a Israel era a de que...“Porque eu sabia que eras duro, os tendões de seu pescoço eram de ferro, a sua testa era de bronze” (Is 48.4). O ser humano precisa descobrir a beleza dos joelhos.  Eles substituem os pés na prática da oração. Quando dobrados, os joelhos diminuem a altura do que ora e aumenta a altura daquele a quem se ora

É uma reverência aceita por Deus que pode facilitar a oração e a comunhão com ele, desde que o espírito também esteja dobrado.  Assim, oraram Salomão (1 Rs 8.54), Elias (1 Rs 18.42)-  Na última vez que Elias orou, apareceu uma nuvem pequenininha, do tamanho da mão de um homem. Como será que era essa nuvem? Levantem suas mãos e olhem para elas. A nuvem era um pouco maior que uma mão de criança, era do tamanho da mão de um homem. 



 Esdras (Ed 9.5), Daniel (6.10), Jesus (Lc 22.41), Pedro (Atos 9.40) e Paulo (Atos 20.36).

 “ME PONHO DE JOELHOS DIANTE DO PAI”. O apostolo Paulo já chamara Deus de nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo, de quem fluem todas as bênçãos celestiais (Ef 1.2-3).

2)    O conteúdo da oração (vs. 16-19).
Fortalecidos no poder. “para que ... vos conceda que sejais fortalecidos COM PODER, mediante o seu Espírito no homem interior; e assim HABITE (grego Katoikeo – habitação permanente) Cristo nos vossos corações, pela fé (vs. 16-17). Alguns poderiam perguntar: “Decerto Cristo habite mediante o seu Espírito nos seus corações? Cristo já não estava dentro deles?”. Resposta: A HABITAÇÃO DE CRISTO NA PESSOA É QUESTÃO DE INTENSIDADE

Em Efésios 5.18, está escrito: “NÃO VOS EMBRIAGUES COM O VINHO, EM QUE HÁ CONTENDA, MAS ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO”.  Se um excesso de Alcool desumaniza- entregam-se as paixões desenfreadas, dissolutas, descontroladas, comportam-se como animais -, falando em animais:



Conta-se na tradição judaica que o demônio, sempre astusto, matou quatro animais na raiz da videira de Noé: um cordeiro, um leão, um porco e um macaco. O sangue desses quatro animais penetrou nas raízes da vinha e marcou seu fruto para sempre. O resultado é o efeito do vinho nos homens. Ao beber um copo ficamos como um cordeiro, somos mais dóceis e sociáveis. No segundo, viramos algo próximo ao leão em audácia e orgulho, somos invencíveis. No terceiro, assumimos o gesto do porco e rolamos no chão. No quarto copo de vinho, somos um macaco a fazer palhaçadas.

MAS, ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO! Em primeiro lugar, o verbo está no modo imperativo. “Enchei-vos”, ser cheio é obrigatório e não opcional.


Em segundo lugar, está na forma do plural, é endereçado á totalidade da comunidade cristã . Em Atos 2.17-18: “E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos;
E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão” (Atos 2:39).

Em terceiro lugar, está na voz passiva. O sentido é “deixai o Espírito Santo encher-vos”. Temos que evitar com arrependimento tudo quanto entristeça o Espírito Santo e ser receptivo a sua voz.

Em quarto lugar, está no tempo presente. Quando Paulo nos diz: Enchei-vos do Espírito, o que subentende que devemos nos encher todos os dias da presença de Deus. Aos derrotados, Paulo diria: “Enchei-vos do Espírito Santo, e ele vos dará uma renovação de amor, de alegria, de paz, de bondade, de fidelidade, de mansidão e de domínio próprio”. Aos vitoriosos, Paulo diria: “Continuai enchendo-vos do Espírito. Dai graça a Deus por aquilo que vos deu até agora. Mas não digais que, já chegaste ao alvo. Pois há mais, muito mais, ainda para vir”.

ARRAIGADOS E ALICERÇADOS EM AMOR.
A igreja é a família de Deus, cujos membros são irmãos e irmãs que amam o seu Pai e que se amam uns aos outros. E, Paulo usa duas metáforas, para expressar – uma botânica, outra arquitetônica -, ou ter raízes e alicerces profundos. Assim, Paulo os compara a uma arvore bem arraigada e, depois, a uma casa bem edificada.


CONHECER O AMOR DE CRISTO.
“...qual é a largura, e o comprimento,e a altura, e a profundidade desse amor”. Ou seja, o amor de Cristo é SUFICIENTEMENTE LARGO para abranger a totalidade da humanidade, o amor de Cristo É SUFICIENTEMENTE CUMPRIDO para durar toda a eternidade, o amor de Cristo é SUFICIENTEMENTE PROFUNDO para alcançar o pecador mais degradado, o amor de Cristo é SUFICIENTEMENTE ALTO para leva-lo ao céu. “Onde quer que se vá, para frente ou para trás, subindo até ás alturas ou descendo às profundezas, nada nos separará do amor de Cristo”.

 “Se os mares todos fossem tintas,
E o céu sem fim, fosse papeis,
Se as aves todas fossem penas
 E os homens todos escrivães
Nem mesmo assim, o amor de Deus seria descrito em seu fulgor”.

Conclusão: 


Deus é poderoso para fazer ou para operar, pois ele não está ocioso, nem inativo, nem morto.
Deus é poderoso para fazer o que pedimos, pois escuta a oração e responde.
Deus é poderoso para fazer o que pedimos ou pensamos, pois lê os nossos pensamentos.
Deus é poderoso para fazer tudo quanto pedimos ou pensamos, porque sabe de tudo e tudo pode realizar.
Deus é poderoso para fazer mais do que (“Além”) tudo quanto pedimos, ou pensamos, pois suas expectativas são mais altas do que as nossas
Deus é poderoso para fazer muito mais, ou mais abundantemente, do que tudo quanto pedimos ou pensamos, porque sua graça não é dada por medidas racionadas.

Deus é poderoso para fazer muitíssimo mais, infinitamente mais, do que tudo quanto pedimos ou pensamos, pois é um Deus de superabundância ....


Nenhum comentário:

Postar um comentário