terça-feira, 4 de outubro de 2016

Jesus e Natanael – João 1.43-51


Introdução: O encontro de Jesus com Natanael ACONTECE logo após o chamado Prólogo, no começo do livro de João. Jesus é chamado de logos, nos primeiros versículos do capítulo 1. Os gregos acreditavam que o universo obedecia a uma ordem racional e moral, e essa “ordem da natureza” denominavam Logos. João, deliberadamente, toma emprestado o termo filosófico grego Logos e diz o seguinte sobre Jesus:

No principio era o Verbo (logos), e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no principio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito existiria. A vida estava nele e era a luz dos homens ( ...) E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, pleno de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai (Jo 1.1-4-14)”.


João, portanto, afirma haver um propósito, em nossa vida, algo para o que fomos feitos. Proclama que o mundo não é simplesmente o produto de forças cegas, aleatórias. Em vez disso, a Bíblia insiste ainda em que o sentido da vida não é um principio, mas uma pessoa, um ser humano individual que caminhou sobre a terra.

1)    Natanael - significado do nome: "Deus dá". 

Nos  tres evangelhos  Natanael não é mencionado nem  Mateus, Marcos ou Lucas. João foi o único que se deu o trabalho de registrar algo sobre Natanael. Talvez porque a vida daquele homem aparentemente não significasse muita coisa, mas João é assim. Ele nos dá detalhes que os outros evangelistas não apresentam. Por exemplo, tudo que sabemos a cerca de Filipe, André, Nicodemos e Tomé, o sabemos através do evangelho de João.

Felipe, discípulo de Jesus, procura Natanael e diz:

_ Quero que você conheça um novo rabino. Ele tem respostas para os grandes questionamentos da nossa época e vem de Nazaré.

Natanael debocha: _ Nazaré!?


Em Jerusalém, todos menosprezavam os galileus (Mt 4.14-15). Galiléia era uma região desprezada pelos outros judeus que viviam no sul porque tinha uma população mista, em sua maioria gentílica, com poucos judeus, por isso o termo Galiléia dos gentios. O termo "dos gentios" em grego é "Ethnos"; dá idéia de povos não judeus, pagãos, desconhecedores de Deus. Ali Jesus cumpriu a profecia de Isaías 9:1-2 onde diz:

Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Naftali, mas no futuro honrará a Galiléia dos gentios, o caminho do mar, junto ao Jordão. O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz. No original em hebraico que foi escrito o Antigo Testamento, a palavra "escuridão" é "muaph", dá idéia de penumbra, tristeza, melancolia negra. Essa penumbra é o descaso ou ignorância sobre Deus; mas ali brilhou a Luz de Cristo.

Esse tipo de atitude é característico da raça humana. Algumas regiões costumam menosprezar outras regiões dizendo que ficam “no lado ruim da cidade”. Embora Natanael não fosse de Jerusalém, mas de Caná da Galiléia (Jo 21.2), SENTIA-SE no direito de menosprezar um lugar como Nazaré, localizada em uma região da Galiléia considerada ainda mais atrasada e com uma população de 600 pessoas.

Natanael não podia acreditar que alguém de um lugar como Nazaré tivesse as respostas para os grandes questionamentos do nosso tempo. “ESTÁ ME DIZENDO QUE ELE TEM AS RESPOSTAS E É DE NAZARÉ? HUM, ACHO IMPOSSÍVEL”.

Hoje em dia, muitos veem o cristianismo como Natanael via Nazaré. O cristianismo era de Nazaré na época e continua sendo hoje. As pessoas adorava desdenhar do cristianismo  e suas afirmações acerca de quem é Cristo, do que ele tem feito e do que pode fazer em seu favor.  Gente que se diz importante diz: “Ah, o cristianismo. Sei bem como é. Fui criado dentro dele, percebi muito cedo  que não era para mim e já tenho minha opinião formada”. Portanto, Jesus continua sendo de Nazaré.

Felipe diz: Vem e vê! O que diferencia o cristianismo das demais religiões e formas de pensamento é: todas as outras religiões dizem que, se quiser encontrar Deus, se quiser se aperfeiçoar, se quiser ter uma consciência mais elevada, se quiser conectar-se com o divino, não importa como ele seja definido, você tem DE FAZER ALGUMA COISA. Tem de reunir suas forças, seguir as regras, libertar a mente para então enchê-la e tem de ficar acima da média.  ENQUANTO O CRISTIANISMO diz: “Não, Jesus veio FAZER em seu lugar o que você não podia fazer por si próprio”.


Note que Natanael ainda assim acompanhou Filipe  ao encontro com Jesus. Por quê? Como muitos jovens judeus da sua geração, ele lutava como fato de que os judeus se encontravam sob o jugo de Roma e não tinham ideia do que Deus estava fazendo. Deveriam sair à procura de um messias? Qual seria seu futuro? Não devia andar muito feliz com o próprio entendimento das coisas nem, possivelmente, com sua condição espiritual. Por isso pensou: “Talvez eu devesse procurar em Nazaré, por incrível que pareça”.

2)    Jesus conversa com Natanael.

Jesus refere-se a ele como um israelita “em que não há fingimento” (v.47). Jesus não está dizendo que Natanael é um israelita, “verdadeiro” (alêthôs) ou não, mas que Natanael é um certo tipo de israelita, um israelita em quem não há falsidade, nenhum engano (dolos).

O elogio de Jesus ganha profundidade à luz da explicita referencia à história de Jacó nos versículos seguintes: “Seu irmão (Isaque informa Esaú) chegou astutamente – com engano, dolos – e recebeu a benção que pertencia a você”. Ao que Esaú responde: “Não é com razão que seu nome é Jacó? Já é a segunda vez que ele me engana” (Gn 27.35-36). Mas Jacó veio a ser chamado Israel, após ter uma visão de Deus que transformou seu caráter (Gn 28.10; 32.24-30). NATANAEL, portanto, era israelita sem falsidade, um “Israel” e não um “Jacó”.

Natanael se surpreende com a percepção de Jesus e pergunta: “Como me conheces tão bem?”. Ao que Jesus replica, como quem não quer nada: “... eu teu vi, quando estavas debaixo da figueira” (v.48). Afinal, o que Natanael fazia debaixo da figueira? Ninguém sabe. Só importa que ele não conseguia acreditar que Jesus soubesse desse fato. Era algo muito pessoal, por isso tão importante, tão impressionante que Jesus soubesse disso e ainda o apoiasse. Portanto, Natanael responde: “Tú és o rei de Israel! Tú és o Messias!”.

Conclusão:


 Jesus disse a Natanael? Voce crê por causa disso? Vou lhe dizer a verdade, você verá anjos de Deus subindo e descendo sobre o filho do homem”.  Jesus está se referindo a experiencia de Jacó no Antigo Testamento quando este adormece e vê uma escada entre a terra e o céu, com anjos subindo e descendo por ela (Gn 28.12). Os anjos são um sinal da presença majestosa de Deus.  Jesus, estava dizendo, que através dele, o ser humano tem acesso a Deus, o véu do templo foi rasgado de alto a baixo. E podemos chamar Deus de “Aba Pai”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário