terça-feira, 13 de setembro de 2016

O cavaleiro do Inferno. AP. 9:1-11



Introdução:  De acordo com Números 10, as trombetas tinham três usos importantes: eram usadas para reunir o povo (Nm 10:1-8); eram usadas para anunciar uma guerra (Nm 10:9); eram usadas para anunciar um tempo especial (Nm 10:10).

Trombetas e Jericó. Alguns arqueólogos encontraram nas escavações em Jericó muros de 4 metros de largura. Quando Josué chegou a muralha não era tão sólida, mas a reputação era: ninguém conseguia invadir aquela cidade. Nenhuma arma importunava a fortaleza. Mas a oração fez isso (Js 6:1-5).


Trombetas e as as pragas do Egito.  Em Êxodo, elas foram purgativas, e não punitivas (Ex 7:7); enviada não apenas para acabar com Faraó, mas para fazê-lo mudar de vida, se arrepender.

Ø A primeira trombeta mostra  que não há segurança, na terra, no mar, nem no céu (8:7-11). Corresponde a sétima praga do Egito.

Ø A segunda trombeta (8:8-9) fala das espantosas calamidades marítimas, vem como de todos os desastres que acontecem no mar. Há também danos materiais. Corresponde a primeira praga do Egito, quando as águas do Nilo transformaram-se em sangue e os peixes morreram (Ex 7:20-21).

Ø A terceira trombeta (Ap. 8:10-11). Toda água doce é transformada em água amargosa, o contrário do que aconteceu em Mara (Ex 15:25).a benção torna-se maldição. Deus faz Sua criação retroceder.

Ø A quarta trombeta (Ap.8:12). Os astros, o sol, a lua e as estrelas, desde as suas órbitas lutam contra os inimigos da igreja de Deus. Deus está usando os astros celestes para admoestar aqueles que não o servem e perseguem os Seus Filhos.


As quatro primeiras trombetas foram juízos que atingiram a natureza: a terra, o mar, os rios, e os astros. Mas, agora, os terrores do tempo do fim vão aumentando em tensão e intensidade. São terrores demoníacos, que vêm do abismo, onde estão aprisionados anjos caídos, que invadem a terra para atormentar os homens.


2 )  A cavalaria do inferno. 
2.1) A quinta trombeta. Essa trombeta fala de um tormento imposto aos homens que não tem o selo de Deus. Há inquietação no mundo. As pessoas não têm paz. Elas buscam refúgio na religião, na fama, mas o vazio é cada vez maior. A degradação dos valores morais aumenta. Vivemos dias difíceis, ferozes (2 Tm 3:1). A quinta praga são gafanhotos que atacam o corpo, mas não as matam. Deus dá aos homens o que eles querem e nisso está a sua maior ruína (Rm 1:18-32).

Ø “há certos períodos da história em que parece que o inferno é liberado, a restrição divina é retirada do diabo e sua forças agem livremente entre os homens e as mulheres deste mundo”. Martyn-Lloyd Jones.

2.2) O Rei da cavalaria do inferno (Ap 9:1,11). Quem é o comandante dessa cavalaria do inferno?

Ø Em primeiro lugar, ele é uma estrela caída (Ap 9:1). Os anjos são descritos como estrelas (Jó 38:7). Lúcifer rebelou-se contra Deus e foi lançado para fora do céu (Is 14.12). Jesus disse (Lc 10.18). a estrela que João viu, foi a estrela caída. A queda de Satanás é fato passado. Ele é um ser caído, decadente, derrotado. Satanás havendo se rebelado contra Deus, perdeu sua santidade, sua posição no céu e seu esplendor.

  UMA CHAVE LHE É DADA: ele toma e a usa para abrir uma porta, permitindo que saiam, de sua prisão, os ocupantes do abismo.



Abadom E Apoliom. Em segundo lugar, ele tem caráter pervertido, ele é destruidor (9.11). No Antigo Testamento Abadom já era personificado como príncipe da perdição. Os demônios que saem do poço do abismo são liderados por esse maligno. Ele é assassino, ladrão e mentiroso. Ele veio para roubar, matar e destruir (Joao 10.10). Esse rei é chamado de Abadom, no hebraico, e de Apoliom, no grego, por ser um destruidor.

Ø Em terceiro lugar, ele tem sua autoridade limitada (9.1,4,5). O diabo é um ser poderoso, mas Deus é Todo-Poderoso. O diabo não tem autoridade pra agir a não ser que Deus o permita.
Ø A autoridade do diabo é limitada em três aspectos:  Primeiro, ele precisa receber ordens para abrir o poço do abismo (9.1). O diabo não tem a chave do poço do abismo. Essa chave lhe é dada. É Jesus que tem as chaves da morte e do inferno (1:18). Ele solta um bando de demônios que estavam presos. Existem dois tipos de demônios: os presos aguardando julgamento  em algemas eternas  (Jd 6; 2 Pe 2:4) e aqueles que estão em atividade. Parte daqueles que estão presos são liberados aqui.

Ø Segundo, sua autoridade é limitada quanto à ação (9.4,5). Ele não podem matar os homens, mas apenas atormentá-los (9:5) e eles não podem atormentar os homens selados por Deus. Terceiro, sua autoridade é limitada quanto ao tempo (9:5). Cinco meses é a duração da vida do gafanhoto, da larva à plenitude da sua ação. Ele está limitado em sua ação e em seu tempo.

3) Características dos gafanhotos que saem do abismo (Ap 9:7-11).



“Os gafanhotos são insetos insaciáveis. Ele comem e defecam ao mesmo tempo. Quando passam por uma região devastam tudo. Em 1866 uma praga de gafanhotos invadiu a Argélia e tão grande foi a devastação que 200.000 pessoas morreram de fome nas semanas seguintes por falta de alimento”.  

Ø Os gafanhotos tem um tamanho incomum, e também voam com um barulho de asas que faz com que sejam confundidos com pássaros, e escureçam o sol, lançando na ansiedade, com medo de que destruam todas as suas terras. Os gafanhotos que João descreve, PORÉM, não são insetos, mas demônios. O cavalo, o homem, o leão e o escorpião estão reunidos neles.

3.1) Como são esses gafanhotos? Quais são suas características?


 Em primeiro lugar, são espíritos de obscuridade (9:2-3). Os gafanhotos aparecem voando em bando, podem chegar a escurecer a luz do sol. Eles cobrem a terra com uma nuvem de trevas. O diabo é da escuridão. Ele não suporta a luz. Onde há escuridão, existem demônios atuando. O diabo cega o entendimento dos incrédulos (2 Co 4.3). 

 Em segundo lugar, são espíritos de destruição (9:11). Eles são liderados por Abadom e Apoliom. Os demônios são implacáveis, impiedosos, destruidores. Os gafanhotos não tem rei, agem em bando (Pv 30:27). Esses espíritos malignos, porém, agem sob o comando de Satanás e se infiltram nos lares, nas escolas, nas instituições, na televisão, no cinema, no teatro, nas ruas, na vida dos homens e como uma cavalaria de guerra em disparada provocam grande tormento.

 Em terceiro lugar, são espíritos que tem podem e domínio (9:7).Esses demônios atuam nos filhos da desobediência (Ef 2:2). Eles mantém no cativeiro seus escravos (Mt 12:29). Os ímpios estão sob o dominio de Satanás (Atos 26:18) e estão no reino das trevas (Cl 1:13). O diabo é o deus deste século (2 Co 4:4), é o príncipe da potestade do ar (Ef 2:2) e o espírito que atua nos filhos da desobediência (Ef 2:3).

Ø Em quarto lugar, são espíritos que tem inteligência (9:7). Esses espíritos malignos podem discernir os que tem selo de Deus daqueles que não o tem. No reino espiritual anjos e demônios sabem quem é voce. Encantamento não vale contra a tenda do povo de Deus. O diabo não lhe toca. Precisamos ficar atentos contra as ciladas do diabo. Eles são detetives invisíveis (Ef 6.11). 

Ø Em quinto lugar, são espíritos de sensualidade (9:8). Devemos fugir daquela imagem medieval que pinta o diabo como um ser horrendo. Ele se dissimula. Ele aparece como um anjo de luz. Ele usa uma mascara atraente. A Orgia, a pornografia, o homossexualismo, e toda sorte de depravação moral estão enchendo a nossa cultura como uma fumaceira que sobe do abismo. O sexo no namoro, a infidelidade conjugal e as aberrações sexuais estão se tornando coisas normais para essa sociedade decadente.

Ø Em sexto lugar, são espíritos de violência (9:8 b). Dentes de leão falam de poder aniquilamento (Jl 1:6). Dentes como leão retratam o poder destrutivo e devastador desses demônios. Eles não brincam, não descansam, não tiram férias. Eles são atormentadores. Agem com grande violência.

Ø Em sétimo lugar, são espíritos inatingíveis (9:9). Esses espíritos são seres invisíveis, inatingíveis que não podem ser atacados por armas convencionais (Jl 2:7-9). Eles não podem ser detidos em prisões humanas. Eles não podem ser destruídos por bombas. Precisamos enfrentar essas hordas com armas espirituais.

4) Missão principal desses gafanhotos que saem do abismo (Ap 9:4-6,10).
Ø Esses gafanhotos tornam a vida dos homens um pesadelo. Eles despojam o homem de toda a perspectiva de felicidade. Eles tornam a vida um palco de dor e um picadeiro de angustias infernais. Eles ferrroam os homens como escorpiões cheios de veneno (9:5,10).

Ø Outra missão desses demônios é causar dano aos homens (9:4,10). Quantas perdas, quantas lágrimas, quanta vergonha, quanta dor, quanta angustia  nos lares arrebentados, quantas vidas iludidas, quantas pessoas com a esperança morta. O diabo é um falsário. Ele promete prazer, mas só da desgosto. Promete vida, mas provoca a morte. As pessoas buscam a morte em lugar de Deus.

CONCLUSÃO: A condição do povo de Deus diante dessa cavalaria do inferno (Ap 9:4 b). A igreja é o povo selado de Deus.

Ø Quem é nascido de Deus, o maligno não lhe toca (1 João 5:18). Aquele que está em nós é maior do que aquele que está no mundo ( 1 João 4:4). Nenhuma arma forjada contra nós prosperará (Is 54:17). Porque Deus é por nós, ninguém pode ser contra nós e nos destruir (Rm 8:31). Agora estamos nas mãos de Jesus (Joao 10:28) e (Pv 3:33).


Nenhum comentário:

Postar um comentário