terça-feira, 9 de agosto de 2016

Lembrai-vos da mulher de Ló – Lc 17.28-33


Introdução: Esta é uma advertência SOLENE. Jesus fala sobre a sua segunda vinda; Ele descreve o terrível estado de despreparo em que muitos serão achados. Jesus é aquele que “não esmaga a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega”  (Mt 12.20). Jesus podia chorar por uma Jerusalém incrédula e orar pelos homens que o crucificaram; mas, ele acha que é bom lembrarmos das almas que se perderam.

1)    Os privilégios da Mulher de Ló.
Ela tinha um marido piedoso, embora fosse relutante (2Pe 2.8); através do seu casamento com Ló, Abraão, o pai da fé, era seu tio. Quando Abraão recebeu as promessas pela primeira vez provavelmente ela estava lá (Gn 12). Quando ele edificou um altar próximo a sua tenda, entre Betel e Ai, é provável que ela estivesse lá (Gn 12.8).

Quando o seu marido foi levado cativo por Querdorlaomer e libertado através da intervenção de Deus, ela estava lá (Gn 14.16). Quando Melquisedeque, rei de Salém, veio ao encontro de Abraão trazendo-lhe pão e vinho, ela estava lá (Gn 14.18). Quando os anjos chegaram em Sodoma e advertiram seu marido a fugir, ela os viu (Gn 19.3);quando eles tomaram pela mão e os guiaram para fora da cidade, ela estava entre os que ele ajudaram escapar. ESSES FATOS NÃO FORAM PRIVILÉGIOS INSIGNFICANTES.

No entanto, os olhos de seu entendimento nunca foram abertos; sua consciência nunca foi despertada e vivificada; sua vontade nunca foi trazida a um estado de obediência a Deus; suas afeições nunca foram de fato colocadas nas coisas que são do alto. ELA MANTINHA AQUELA APARENCIA DE RELIGIÃO POR CAUSA DO COSTUME E NÃO POR CAUSA DO QUE SENTIA. O mundo estava em seu coração e seu coração estava no mundo. Nesta condição foi que ela viveu e nesta condição foi que ela morreu.

Joabe era comandante do exercito de Davi; Geazi era servo do profeta Eliseu; Demas era companheiro de Paulo; Judas Iscariotes era discípulo de Cristo e Ló tinha uma mulher mundana e incrédula. Todos estes morreram em seus pecados (1 Co 10.1-5). Foram para o inferno apesar do conhecimento, das advertências e das oportunidades e todos nos ensinam que não é só de privilégio que os homens precisam. ELES PRECISAM DA GRAÇA DO ESPÍRITO SANTO.

O mesmo fogo que derrete a cera, endurece o barro; o mesmo sol que faz com a árvore viva cresça, faz com que árvore morta seque e a prepara para ser incinerada. Nada endurece mais o coração do homem do que a familiaridade com as coisas sagradas”.  

2)    O pecado que a mulher de Ló cometeu.
“E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal”. Existe algo mais nesse olhar do que se pode perceber à primeira vista.


Esse olhar era algo insignificante, mas revelava o verdadeiro caráter da mulher de Ló. O fruto que Eva comeu era algo pequeno, mas comprovou que ela havia decaído de um estado de inocência e que se tornara pecadora. UMA RACHADURA EM UMA CONSTRUÇÃO PARECE UMA COISA PEQUENA, MAS ISSO PROVA QUE O ALICERCE ESTÁ CEDENDO E QUE TODA ESTRUTURA NÃO É SEGURA.

Aquele olhar era algo insignificante, mas falava sobre a desobediência interior da mulher de Ló. O mandamento do anjo foi direto e inconfundível: “Não olhe para trás” (Gn 19.17). A mulher de Ló recusou-se a obedecer a este mandamento. Mas o Espírito Santo diz “que obedecer é melhor do que o sacrificar” e que “a rebelião é como o pecado de feitiçaria” (1 Sm 15.22-23).

Aquele olhar era algo insignificante, mas falava da incredulidade soberba da mulher de Ló. Ela parecia duvidar de que Deus fosse realmente destruir Sodoma e Gomorra. Entretanto, “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11.6).

Aquele olhar era algo insignificante, mas falava do amor secreto que a mulher de Ló tinha pelo mundo. Seu coração estava em Sodoma, embora seu corpo estivesse fora da cidade. E este é o ponto principal de seu pecado. “A amizade do mundo é inimiga de Deus” (Tg 4.4). “Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (1 Jo 2.15).

3)    A consequência do pecado sobre a mulher de Ló.

É dito que ela “olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal” (Gn 19.26). A mesma mão toda-poderosa que primeiramente concedeu-lhe a vida, tomou aquela vida em um piscar de olhos. De carne e sangue com vida, ela converteu-se em uma estátua de sal.

Faraó viu todos os milagres que Moisés executou; Corá, Datã e Abirão ouviram Deus falando no Monte Sinai; Hofni e Finéias eram filhos do sumo sacerdote de Deus; Saul presenciou a plenitude do ministério de Samuel; Acabe, com frequência, era admoestado pelo profeta Elias; Absalão desfrutou do privilégio  de ser um dos filhos de Davi; Belsazar teve o profeta Daniel ao lado de sua porta; Ananias e Safira se uniram à igreja nos dias em que os apóstolos operavam milagres; Judas Iscariotes era um companheiro escolhido  do próprio Senhor Jesus Cristo. Contudo, TODOS ELES PECARAM DE FORMA ARROGANTE CONTRA A VERDADE E O CONHECIMENTO, E TODOS FORAM QUEBRADOS DE REPENTE SEM QUE HOUVESSE CURA.

Conclusão:

A Bíblia ensina que Deus é, em sua compaixão e misericórdia, enviou Cristo para morrer pelos pecadores, também ensina que Deus odeia o pecado e que, por causa de sua natureza, deve punir todo aquele que se apega ao pecado e recusa a salvação. O mesmo texto que declara “Deus amou ao mundo de tal maneira”, também afirma que sobre o incrédulo “permanece a ira de Deus” (Jo 3.16, 36).

A parábola do rico e Lázaro contém ensinamentos que deveriam fazer os homens estremecerem. Não houve lábios que usassem tantas palavras para descrever os horrores do inferno como os lábios de Nosso Senhor. A palavra inferno aparece dez vezes no Novo Testamento  (Mt 11:23; 16:18; Lc 10:15; 16:23; Atos 2:27, 31; Ap 1:18). Em Lucas 16:23 a expressão INFERNO refere-se a um lugar onde os perversos são atormentados. 




 2 Ts 1:9-10:estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu Poder”.

 Mt 7:23: “Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade”.

Lc 13:27: “mas ele vos dirá: Não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos que praticais a iniqüidade”.

Mt 8:11-12: “Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus. Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes”.

     Ap 14:9-10: “Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua imagem na fronte ou sobre a mão, também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira e será atormentado com fogo e enxofre...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário