terça-feira, 23 de agosto de 2016

Isaque, o sorriso de uma promessa. Gn 21.1-7.


Introdução: O óvulo feminino. 
Quando a menina está no quinto mês, dentro da barriga da mãe, tem 7 milhões de células tronco, produtoras de óvulo. As células mães se transformam em óvulos; ou seja, eram sete milhões de células troncos que se tornaram sete milhões de óvulos. Quando nasce, esses 7 milhões viraram um milhão e meio, ou seja, perdem 80% dos óvulos ainda na barriga da mãe. Quando chega na puberdade (12 anos) somente restam 500 mil óvulos, vai diminuindo; cada mês que passa (menstruação) uma mulher joga no lixo oitocentos óvulos, para ovular um!  Ou seja, da puberdade a menopausa a mulher vai ter 500 óvulos para ovular, o resto é jogado fora. Os óvulos tem a mesma idade das mulheres mais os cinco meses que ficaram na barriga da mãe.



1) Promessas e promessas.

Deus não tem pressa.  Enxergarmos todos os eventos a partir da limitada perspectiva do tempo. Deus,  porém, não está restrito pelo tempo ou pela perspectiva humana. Ele vê os eventos na terra do alto, desde Genesis 1.1 até o final das coisas; e ele enxerga todos os fatos de uma vez. Aqueles que se aprofundaram em seu relacionamento com Deus aprenderam a esperar com expectativa em vez de se preocupar.

Salmo 37.3:  Confia no Senhor e faze o bem”; v.4: “Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração”; v.5:  Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará”; v.7: “Descansa no Senhor, e espera nele”.

Deus nunca se esquece de suas promessas. Deus é sempre digno de confiança. As pessoas às vezes se esquecem do que disseram e quem disseram, mas a memória do Senhor não diminui com o passar do tempo (2 Tm 2.13). Eis um exemplo:

Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras”. 1 Ts 4.16-18.  

As promessas de Deus estão ligadas ao contexto em que foram firmadas. As promessas do Senhor não são todas universais. Nem toda promessa é para todo mundo. AO LER UMA PROMESSA, PRECISAMOS FAZER ALGUMAS PERGUNTAS: A quem Deus está falando? Em qual circunstancia ele fez a promessa? Quem será afetado pela promessa? A promessa é universal, afetando qualquer pessoa que já tenha vivido? Ou Deus direcionou a promessa a uma pessoa ou a um grupo especifico?

Algumas promessas universais:
·        Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28).

·        “Quem crê no Filho tem a vida eterna” (Jo 3.36).

·        “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida” (Jo 5.24).

Algumas promessas especificas:
·        Prometi tirá-los da opressão do Egito para a terra onde há leite e mel com fartura”. (Ex 3.17). Deus fez essa promessa aos descendente de Abraão que viviam sob o governo opressivo do Egito.

·        Sua dinastia e seu reino permanecerão para sempre diante de mim; o seu trono será estabelecido para sempre” (2 Sm 7.16). Essa promessa é para Davi, garantindo-lhe que nenhuma outra dinastia teria a benção divina para conduzir Israel e que o MESSIAS por fim governaria como rei.

·        Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las. Assim será a sua descendência” (Gn 15.5). Essa promessa Deus direciona para Abraão e mais ninguém.

1)    A soberania de Deus.
POR QUE ABRAÃO AGUARDOU TANTO TEMPO? POIS, havia mais coisas em jogo nessa promessa do que apenas um menino. Deus estabeleceu uma aliança com Abraão como o primeiro passo em um plano de proporções cósmicas – uma estratégia ampla e predeterminada por meio da qual ele redimiria o mundo do pecado e do mal. Isso envolveu multiplicar os descendentes de Abraão a ponto de se tornarem uma nação, abençoando-os com provisão e proteção e, então, estabelecendo-os na Terra da Promessa.

Portanto, Abraão e Sara não tinham razão para duvidar. Infelizmente, duvidaram. Abraão duvidou da provisão do Senhor e CORREU para o Egito. Eles duvidaram dos detalhes da promessa divina, o que os levou a CORRER na frente e conceber um filho por intermédio de Hagar. Mais de uma vez, Abraão duvidou da proteção de Deus e mentiu para salvar sua pele dos reis pagãos.

Mas, “O Senhor foi bondoso com Sara, como lhe dissera, e fez por ela o que prometera. Sara engravidou e deu um filho a Abraão em sua velhice” (Gn 21.1-2). Cerca de um ano antes, o Senhor prometera que Sara conceberia e daria à luz um filho. Isso aconteceu “na época fixada por Deus em sua promessa” (v.2). Sara estava com 90 anos, e Abraão, com 100 anos!

A expressão “na época fixada” vem de uma única palavra hebraica que pode ser usada para descrever um tempo ou um lugar designado para um propósito especifico (Gl 4.4). o conceito de “época fixada” guarda enorme importância para os hebreus. Em Eclesiastes, livro escrito por Salomão, esse sábio rei reflete sobre eventos mundiais e como eles estão relacionados ao cuidado soberano de Deus:

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
Eclesiastes 3:1-8

O poema prossegue usando 28 vezes a palavra hebraica traduzida por “tempo”,em referencia a praticamente todas as atividades humanas que pudermos citar. Nada acontece fora do plano de Deus, e tudo acontece exatamente no tempo que ele planejou. PORQUE CADA EVENTO OCORRE EM UMA ÉPOCA FIXADA, NADA SURPREENDE O SENHOR. Isso é SOBERANIA.

2)    O nascimento de Isaque.

Finalmente, na época fixada, Abraão e Sara receberam o cumprimento de sua promessa. Aos 90 anos, Sara deu à luz um filho e, em obediência a Deus, deu-lhe o nome de Isaque, que significa “ele ri”. Anos antes, Abraão caíra na risada ao ouvir o Senhor afirmar: “Sara, sua mulher, lhe dará um filho” (Gn 17.19). Quando Deus veio outra vez para anunciar: “Voltarei a você na primavera, e Sara, sua mulher, terá um filho” (Gn 18.10). Sara também riu em descrença. Ela já estava com a idade da maioria das bisavôs daquele tempo.

Quando Deus realizou o impossível por meio desse casal idoso, a risada da descrença deles transformou-se em sorriso de alegria, de prazer, de louvor (Gn 21.4-7).

Sara, na verdade, disse: “Dei um filho a este velho!”. (Interessante notar que ela via seu marido como um velho). Hoje, veríamos os queridos e velhos Abraão e Sara nos shopping Center com andadores, num passo lento.

CONCLUSÃO: 
Em obediência à ordem de Deus, Abraão circuncidou seu filho aos 8 dias de vida. Isso significava que o menino estava inserindo na promessa que Deus tinha dado a Abraão, em Ur dos Caldeus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário