sábado, 14 de maio de 2016

Silêncio no céu – Apocalipse 8.1-6


Algo que nos desconcerta é sentir o céu em silêncio. Se oramos e não obtivemos resposta, se não sentimos paz, então nos sobrevêm uma ansiedade que nos consome.  Alguns homens que experienciaram o silêncio de Deus.

Moisés: “Se assim me tratas, mata-me de uma vez, eu te peço se tenho achado favor aos teus olhos; e não me deixes, ver a minha miséria”. Nm 11.15

Elias, diante de Jezabel: “foi ao deserto, caminho de um dia, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta, toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais” (1 Rs 19.4).

Jonas: “Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver” (Jn 4.3).

Jeremias:  “Maldito o dia em que nasci; não seja bendito o dia em que minha mãe me deu à luz. Maldito o homem que deu as novas a meu pai, dizendo: Nasceu-te um filho; alegrando-o com isso grandemente. Por que não me matou na madre? Assim minha mãe teria sido a minha sepultura, e teria ficado grávida perpetuamente! Por que saí da madre, para ver trabalho e tristeza, e para que os meus dias se consumam na vergonha?”.  Jr 20.14-18

Paulo:  “Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos”. 2 Coríntios 1:8

Jó: Depois disto abriu Jó a sua boca, e amaldiçoou o seu dia.
E Jó, falando, disse: Pereça o dia em que nasci, e a noite em que se disse: Foi concebido um homem! Converta-se aquele dia em trevas; e Deus, lá de cima, não tenha cuidado dele, nem resplandeça sobre ele a luz.
Jó 3:1-4

1)    Quando há silêncio no céu preparam grandes coisas.


Segundo o versículo 2: E vi os sete anjos, que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas.  O silêncio no céu não é sinal de inatividade e, sim, de cuidados e preparação. Sete anjos, todos com trombetas nas mãos. As trombetas são símbolos de anúncios e libertações.
Oramos e não ouvimos resposta. Pedimos orientação e continuamos confusos. As vezes, desesperamos. Mas, os anjos estão de pé, em prontidão, cada músculo retesado, aguardando uma ordem de Deus para começar a tocar.

2)    Quando há silencio no céu, as orações são recebidas.


E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono.

E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus. INCENSO, SIMBOLO DAS NOSSAS ORAÇÕES.


Deus estabeleceu o material para a confecção do incenso (Ex 30.34-37). O primeiro material é o estoraque: uma resina extraída de uma árvore sem cisão, sem corte. O que é isso? Que a oração, louvor precisa fluir com espontaneidade, livremente. O segundo é ônica: esse produto era tirado de um molusco marinho, das profundezas do oceano. O que significa? Que as orações e louvores precisam vir das profundezas da nossa alma. Jesus deu duas características do culto verdadeiro: tem que ser em espírito e em verdade. O terceiro produto é o gálbano: era uma árvore do deserto e tinha que recolher as folhas e triturar, massar e esmagar.  O que significa? Que a oração tem que brotar de um coração quebrantado. O quarto elemento é o sal: sal fala de pureza, nossa própria vida. 


Salmo 142.2: Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde.

Salmo 40.1-3: Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.

3)           Quando há silencio no céu, ouve-se barulho na terra.


“E o anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o atirou à terra. E houve trovôes, vozes, relâmpagos e terremotos”. V.5

Começamos a orar por algo ou por alguém e parece que tudo se transtorna. QUIETUDE NO CÉU E BARULHO NA TERRA.

Dizem que a noite é sempre mais escura antes do amanhecer...Tal escuridão, no entanto, não é o atestado de óbito da nossa esperança, mas a certidão de NASCIMENTO DA NOSSA VITÓRIA.

Conclusão: Quando há silêncio no céu, Deus envia sua resposta.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário