terça-feira, 17 de maio de 2016

Reavivamento espiritual – Ap 3.1-6


Sardes foi capital da Lídia no século VII a.C. A cidade viveu seu melhor tempo nos dias do rei Creso. Era uma das cidades mais magníficas do mundo nesse tempo.  Situada no alto de uma colina, amuralhada e fortificada, sentia-se imbatível e inexpugnável. Seus soldados e habitantes pensavam que jamais cairiam nas mãos dos inimigos. Seus habitantes eram orgulhosos, arrogantes e autoconfiantes.

Mas, a cidade caiu nas mãos do Rei Ciro da Pérsia em 529 a.C., quando este a cercou por 14 dias; e quando os soldados estavam dormindo, ele penetrou com seu exercito por um buraco na muralha, e dominou a cidade. Depois, em 218 a.C., Antíoco Epifânio dominou a cidade da mesma forma. Os membros dessa igreja entenderam nitidamente o que Jesus estava dizendo, quando afirmou: “Sede vigilantes!... senão virei como ladrão de noite” (Ap 3.3).

Quando João escreveu esta carta, Sardes era uma cidade rica, mas totalmente degenerada. A igreja tornou-se como  a cidade. Em vez de influenciar, foi influenciada. Era como sal sem sabor ou uma candeia escondida. A essa igreja Jesus envia uma mensagem revelando a necessidade imperativa de um poderoso reavivamento. E O PRIMEIRO PASSO PARA O REAVIVAMENTO É TER CONSCIENCIA DE QUE HÁ CRENTES MORTOS E OUTROS DORMINDO QUE PRECISAM SER DESPERTADOS.

1)    A NECESSIDADE DE UM REAVIVAMENTO (V.1). 


A igreja de Sardes vivia de aparências. As palavras de Jesus à igreja foram mais bombásticas do que o terremoto que destruiu a cidade no ano 17 d.C. A igreja tinha um nome, era respeitada, a fama era notável. Nenhuma falsa doutrina: não se ouve de balaamitas, nem dos nicolaítas, nem mesmo dos falsos ensinos de Jezabel. A igreja de Sardes não era atacada por ataques externos, pois quand uma igreja perde sua vitalidade espiritual, já não vale a pena atacá-la. “O DIABO NÃO PRECISOU PERSEGUIR A IGREJA DE FORA PARA DENTRO, ELA JÁ ESTAVA DERROTADA PELOS SEUS PROPRIOS PECADOS”.

A igreja tinha fama, mas não vida. A igreja tinha pompa, mas não Pentecoste. A igreja tinha exuberância de vida diante dos homens, mas estava morta diante de Deus. Deus não vê como o homem. A fama diante dos homens nem sempre é glória diante de Deus. A igreja tinha uma fé nominal. Seus membros pertenciam a Cristo apenas de nome, porém não de coração.

2)    O REAVIVAMENTO É NECESSÁRIO QUANDO HÁ CRENTES QUE ESTÃO NO CTI ESPIRITUAL, EM ADIANTADO ESTADO DE ENFERMIDADE ESPIRITUAL (3.2).

Na igreja havia crentes espiritualmente em estado terminal. A maioria dos crentes apenas tinha seus nomes no rol da igreja, mas não no livro da vida. Mas havia também crentes doentes, fracos, em fase terminal. O mundanismo adoece a igreja. O pecado mata a vontade de buscar as coisas de Deus.

3)    O REAVIVAMENTO É NECESSÁRIO QUANDO HÁ CRENTES QUE EMBORA ESTEJAM EM ATIVIDADE NA IGREJA, LEVAM UMA VIDA SEM INTEGRIDADE (V.2).


Estes cristãos viviam uma vida de duplicidade de caráter. Honravam a Deus com os lábios, mas o coração estava longe  do Senhor (Is 29.13). Os cultos eram solenes, mas sem vida, vazios de sentido. A vida de seus membros estava manchada pelo pecado.  ERAM hipócritas. Davam esmolas, oravam, jejuavam, entregavam o dizimo, com o fim de ganhar a reputação de serem bons religiosos. Eles eram como sepulcros caídos. Ostentavam aparência de piedade, mas negavam seu poder (2 Tm 3.5): formalidade sem poder, reputação sem realidade, aparência externa sem integridade interna, demonstração sem vida.

4)    O REAVIVAMENTO É NECESSÁRIO QUANDO HÁ CRENTES SE CONTAMINANDO ABERTAMENTE COM O MUNDANISMO (3.4).
A maioria dos crentes estava com as vestes contaminadas. Isso é um símbolo da corrupção. O pecado estava como um câncer no seio da igreja. Por baixo da aparência piedosa daquela respeitável congregação havia impureza escondida na vida de seus membros. Esses cristãos viviam uma vida moralmente frouxa. O mundo estava entrando dentro da igreja. A igreja estava se tornando amiga do mundo, amando o mundo e se conformando com ele.

5)    OS IMPERATIVOS PARA O REAVIVAMENTO.
a)     Uma volta urgente a Palavra de Deus (3.3). O que é que eles ouviram e deviam lembrar, guardar e voltar? A Palavra de Deus! A igreja tinha se apartado da pureza da Palavra. UMA IGREJA PODE SER REAVIVADA QUANDO VOLTA AO PASSADO E LEMBRA DOS TEMPOS ANTIGOS, DO SEU FERVOR, DO SEU ENTUSIASMO, DA SUA DEVOÇÃO A JESUS. “O primeiro sinal de reavivamento é a volta do povo de Deus à Palavra”. AVIVAMENTO NÃO PODE SER CONFUNDIDO COM CULTOS ANIMADOS, FESTIVO, INOVAÇÕES LITÚRGICAS, DONS CARISMÁTICOS, MILAGRES EXTRAORDINÁRIOS.


b)    Uma volta à vigilância espiritual (3.2). Sardes caiu porque não vigiou. A cidade de Sardes era inexpugnável, nunca fora conquistada em ataque direto; mas duas vezes na história da cidade ela foi tomada de surpresa por falta de vigilância da parte dos defensores. PORTANTO, Jesus alerta que se ela não vigiar, se ela não acordar, Ele virá a ela como o ladrão da noite, inesperadamente. Para aqueles que pensam que estão salvos, mas ainda não se converteram, aquele dia será dia de escuridão e não de luz (Mt 7.21-23).

Alguns membros da igreja em Sardes estavam sonolentos e não mortos. E Jesus os exorta a se levantarem desse sono letárgico (v.4; Ef 5.14). Há crentes dormindo espiritualmente. São acomodados, indiferentes ás coisas de Deus. Não tem apetite espiritual. Não vibram com as coisas celestiais (Mt 12.20). Precisamos fortalecer os que estão com um pé na cova e socorrer aqueles que estão se contaminando com o mundo.

C) uma volta à santidade (v.4). a maioria dos crentes estava vivendo com vestes manchadas, e não tendo obras integras diante de Deus. As vestes sujas falam do pecado, de impureza, de mundanismo.

6) O AGENTE DO REAVIVAMENTO: JESUS!
a) Ele conhece o estado da igreja (3.1). Ele conhece nossa vida, nosso passado, nossas motivações. Seus olhos são como chama de fogo. Jesus vê que a igreja de Esmirna é pobre, mas aos olhos de Deus é rica. Ele vê que na igreja apóstata de Tiatira havia um remanescente fiel. Ele vê que a igreja de Sardes tem uma reputação de ser viva e avivada, mas está morta. Ele vê que a igreja de Filadélfia tem pouca força, mas abriu uma porta aberta. Ele vê que igreja de Laodicéia que se considerava rica e abastada não passava de uma igreja pobre e miserável. JESUS SABE QUEM SOMOS!

B) Ele pode trazer reavivamento, porque é o dono da igreja (v.1). Ele tem as sete estrelas. As estrelas são os anjos das sete igrejas. As estrelas estão nas mãos de Jesus. A igreja pertence a Jesus. Ele controla a igreja. Ele tem autoridade e poder para restaurar a igreja. Ele disse que as portas do inferno não prevaleceriam contra a Sua igreja.

c) Jesus é quem reaviva a igreja por meio do seu Espírito (v.1). O diagnóstico da igreja de Sardes era morte espiritual. Cristo é o que tem o Espírito Santo, o único que pode dar vida.  A IGREJA PRECISA PASSAR POR UM AVIVAMENTO OU ENFRENTARÁ UM SEPULTAMENTO (Ez 37.6).

CONCLUSÃO: O vencedor receberia vestes brancas, símbolo de festa, pureza, felicidade e vitória. Sem santidade não há salvação. Sem santificação ninguém verá o Senhor. Quem não se envergonha de Cristo agora, terá seu nome proclamado no céu por Cristo (Ap. 3.5).



Bibliografia: Apocalipse - Hernandes Dias Lopes. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário