sexta-feira, 22 de abril de 2016

O exercício do Quebrantamento


“Deus cria a partir do nada; portanto, Ele somente pode fazer algo a partir do nada; portanto, Ele somente pode fazer algo de nós quando não formos nada”. Martinho Lutero.

“Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos (Is 57.15)”.  De acordo com esse texto, Deus tem dois endereços. O primeiro num “alto e santo lugar”, ou no céu (Sl 115.3). O segundo, Ele mora com aquele que possui um coração abatido e contrito (Mt 5.3). Davi aprendeu e declarou esta verdade: “Sacrificios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito que não o desprezarás, ó Deus (Sl 51.17).

1)           O que é quebrantamento.

A palavra quebrantamento traduz a palavra bíblica contrição. Essa palavra sugere algo que foi esmagado em minúsculos pedaços, tal como uma rocha que se tornou pó. O salmista Davi diz: Perto está o Senhor dos que tem o coração quebrantado  e salva os de espírito oprimido (Sl 34.18).

O quebrantamento consiste em tres coisas: a) é o rompimento da nossa vontade pessoal e total rendição à vontade de Deus; b) é abrir mão da autoconfiança e da independência de Deus; c) é o amolecimento do solo do nosso coração para que a Palavra de Deus penetre e lance raízes.

2)           Avalie seu orgulho.


O orgulho é o pior dos males  que podem nos sobrevir. De todos os nossos inimigos, ele é o que perece com mais dificuldade e mais lentamente. Precisamos combater o orgulho do nosso coração, pois Deus resiste ou rejeita os soberbos (Pv 3.34; Tg 4.6; 1 Pe 5.5). Avalie o nível de orgulho presente no seu coração:

a)           O orgulhoso olha para os fracassos dos outros e está sempre pronto a mencioná-los.
b)           O orgulhoso tem um espírito critico e está sempre procurando erro nos outros. Enxerga as falhas alheias com um microscópio, mas olha as suas com um telescópio.
c)            O orgulhoso tem a tendência de criticar quem se encontra em posição de autoridade (o presidente, o patrão, o marido, os pais e o pastor), e comenta com outras pessoas as falhas percebidas.
d)           O orgulhoso se autojustifica; tem um conceito elevado de si mesmo e menospreza os outros.
e)            O orgulhoso tem um espírito independente e autossuficiente.
f)             O orgulhoso quer provar que sempre está certo e deseja sempre ter a última palavra.
g)           O orgulhoso exige sempre os seus direitos e a preservação de sua reputação.
h)           O orgulhoso deseja sempre ser servido, quer a vida gire em torno de si e de suas necessidades.
i)              O orgulhoso tem o sentimento de que a igreja é privilegiada por poder contar com ele.
j)              O orgulhoso busca sempre se autopromover.
k)            O orgulhoso deseja intensamente ser reconhecido e apreciado por seus esforços.
l)              O orgulhoso fica magoado quando outros são promovidos em vez dele.
m)         O orgulhoso fica satisfeito com os elogios e se deixa abater pelas criticas.
n)           O orgulhoso se preocupa com a opinião das pessoas a respeito dele.
o)           O orgulhoso não aceita ser corrigido ou disciplinado.
p)           O orgulhoso tem dificuldade de aceitar os seus erros e pedir perdão.
q)           O orgulhoso não conhece a verdadeira condição do seu coração.
r)             O orgulhoso considera que não precisa de arrependimento e avivamento espiritual.

3)           Pratique o quebrantamento.



a)           Quebrantamento é aproximar-se de Deus. Tiago recomenda: Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros (Tg 4.8). É quando você se aproxima de Deus por meio da oração e da leitura bibilica. Lembre-se: Deus não rejeita a oração de alguém que o busca de todo o coração (Sl 66.18-20; Jr 29.13).

b)           A Palavra de Deus é viva e eficaz, é como uma espada que penetra no coração mais duro (Hb 4.12-13).

c)            Confesse seus pecados. Quando nos aproximamos de Deus, pela oração e meditação bíblica, começamos a enxergar o quanto somos pecadores. Essa foi a experiência de Isaias: Então disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos” (Is 6.5).

d)           Tome atitudes de obediência a Deus. Atitude é um sentimento interior que se expresssa pelo comportamento exterior. É a capacidade de transformar pensamentos em ações. Na linguagem de Tiago, é ser ouvinte e praticante da Palavra. Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos (Tg 1.22).

Fonte:  Dieta espiritual  - socep Editora Ltda

Nenhum comentário:

Postar um comentário