segunda-feira, 4 de abril de 2016

De casa em casa- Atos 20:17-21.


Introdução: A experiência da igreja primitiva, na época dos apóstolos, os cultos ocorriam nas casas. Em  Atos 2 a igreja estava reunida em uma casa, e de repente o Espírito Santo desceu sobre os discípulos e todos ficaram cheios do poder de Deus. Atos 2.46, a igreja partia estava no templo e em casa. Em Atos 8.3, Saulo assolava toda a igreja, entrando pelas casas. Em Atos 9.11, depois da experiência que Saulo passou na estrada de Damasco, ele estava na casa de Judas, orando. Em Atos 11, nos conta que Pedro estava em Jope, na casa de Simão (Atos 9.43) e recebe o chamado para ir a casa de Cornélio, em Cesaréia. Em Atos 12.12, a igreja está reunida em oração, na casa de Maria, mãe de João Marcos, em favor de Pedro. Em Atos 16, Paulo e seus companheiros se reúnem na casa de Lidia (v.15); no v. 34, Paulo e seus companheiros vão pra casa do carcereiro e participam de uma mesa farta. Atos 18, Paulo está reunido na casa de um homem chamado (v.7)Tício Justo, que era temente a Deus. Em Atos 21.8, Paulo vai a casa de Filipe e lá recebe uma profecia sobre o que iria acontecer com ele em Jerusalém (Rm 16.5 e Cl 4.15). Portanto, a igreja se reunia em casas até o século III, com a conversão de Constantino ao cristianismo, nesse século iniciou a edificação de igrejas.

1)    O que é a igreja? o termo igreja provém do grego ecclesia, de ek kaleo, “chamar”, “chamar para fora”, “convocar”. No novo testamento, o termo assume várias acepções:

·         Igreja local – círculo de crentes de uma localidade definida, independentemente do fato de esses cristãos estarem reunidos para culto ou não (Atos 5: 11; 11:26; 1 Co 11:18; 14.19,28,35; 16.1, etc);

·         Igreja doméstica – a palavra indica o que se pode denominar ekklesia doméstica, igreja na casa de alguém (Rm 16:23; 1 Co 16:19; Cl 4:15; Fm 2);

·         Igreja como totalidade do corpo – a palavra denota a totalidade do corpo em todo o mundo, daqueles que professam exteriormente a Cristo e se organizam para fins de culto, sob a direção de oficiais designados (1 Co 10:32; 11:22; 12:28; Ef 4:11-16);

·         Igreja Universal – a palavra se refere a todo o corpo de fiéis, quer no céu quer na terra, que se uniram ou que se unirão a Cristo como seu salvador (Ef 1.22; 3:10,21; 5.23-25,27,32; Cl 1.18,24).

            Neste sentido, a igreja é vista como um organismo espiritual, composto de todos os regenerados através da fé em Cristo. Logo, podemos afirmar que a essência da igreja repousa no poder do evangelho de Jesus Cristo e, conseqüentemente, na atuação do Espírito Santo na vida dos regenerados. Desse modo, a igreja tem como meta a indicação do caminho da salvação, a advertência dos ímpios sobre a condenação que lhes sobrevirá, a consolação dos santos através das promessas de salvação, bem como o fortalecimento e encorajamento dos fracos e desanimados.

2)    O que vem a ser o pequeno grupo?



·        o que vem a ser o pequeno grupo? É uma  nova estrutura de vida congregacional que viabilize encontros genuínos entre pessoas, despidas de suas máscaras e desconfianças, num ambiente em que os relacionamentos interpessoais se dão no nível da verdadeira humanidade de Cristo. O objetivo do pequeno grupo é: em ambiente de comunhão, com propósitos diversos, como os de estudar a Palavra de Deus, compartilhar experiências de vida e orar, tendo como em vista a formação de verdadeiros seguidores de Jesus Cristo.

·         O que gera um pequeno grupo:  maior intimidade, que gera e fortalece amizades; maior flexibilidade, que propicia a adequação do grupo a cada realidade; maior integração social, que contribui para a formação de uma relação familiar dentro de uma sociedade onde a família está sucumbindo; maior mobilidade, que possibilita a presença da igreja na comunidade; e maior sensibilidade, que evidencia à igreja os problemas que ocorrem na comunidade, possibilitando sua intervenção nestes.


·         Além disso, esse tipo de grupo atua como elo entre os não-cristãos e a igreja, pois aqueles que dificilmente atenderiam a um convite para participar de um culto no templo, provavelmente, estariam mais abertos a um convite para reunir-se em casa de vizinhos ou amigos.

3)    A dinâmica de um pequeno grupo.

·        A dinâmica de apresentação  é o primeiro momento e tem o objetivo de quebrar o gelo, proporcionando maior descontração e envolvimento dos membros nas demais etapas do encontro.

·         A seguir vem o período de louvor e/ou adoração.  Para que ele torna-se mais participativo, recomendamos o uso de instrumentos musicais (preferencialmente violão) e apresentação das letras dos cânticos.

·         O Estudo bíblico. Diferentemente de uma pregação-ensino para um grande grupo, o estudo bíblico em contexto de pequeno grupo tem por objetivo não somente compartilhar a verdade das Escrituras,  mas também estimular a troca de experiências e abordar questões relevantes a seus integrantes.

·         O quarto momento, o compartilhamento de bênçãos e necessidades pessoais, concede espaço aos participantes para compartilhar bênçãos alcançadas como fruto das orações do grupo e apresentar suas necessidades pessoais.

Conclusão: Alguns princípios do discipulado: ovelha gera ovelha e pastor cuida das ovelhas, para que possam viver uma vida vitoriosa. Não é o pastor das ovelhas que dá o leite para ovelhinhas mas a ovelha mãe que a gerou. Os pastores, mestres, evangelistas estão pra edificar, treinar os santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário