terça-feira, 29 de março de 2016

TER FILHOS. DT 6:4-9.


O que significa ter filhos? Custo financeiro! Segunda a Revista Veja, o custo de um filho da alta sociedade no período dos 13 aos 19 anos, era de R$ 727.000,00!

Custo emocional. Pense, por exemplo, nas noites mal dormidas: Enquanto são bebês, você não dorme à noite, porque eles choram com cólicas. Quando crianças, você não dorme à noite porque eles estão com medo ou com sede. Quando adolescentes você não dorme à noite porque eles trazem amigos para dormir em casa, mas passam a noite ouvindo musica e conversando. Quando jovens, você não dorme à noite porque eles saem e demoram para voltar para casa. Quando são adultos, você não dorme à noite porque eles se casam, tem filhos e os trazem para dormirem com você.

Mas qual é o lugar da paternidade na visão bíblica?  CRIANÇAS SÃO PRESENTES DE DEUS PARA AJUDAR PESSOAS IMATURAS A TORNAREM-SE ADULTAS. ELAS SÃO TAMBÉM PRESENTES DE DEUS PARA AJUDAR PAIS A APROFUNDAREM SUA RELAÇÃO COM DEUS.

1)    UM PROCESSO DE ENSINO E DISCIPLINA.

1.1)         Ensine seus filhos, Dt 6:4-9.

a)    Tenha a voz do Deus Criador como a fonte da sabedoria.
“Ouça Israel” (v.4).  O imperativo aponta para uma atitude não apenas de escutar um discurso, mas de acolher no mais profundo do coração tudo quanto é dito. POR QUÊ? “O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor”. O Senhor conhece, nos mínimos detalhes, todo o funcionamento biológico, psicológico e social dos homens e das mulheres. Outra questão: ELE É O ÚNICO SENHOR! (Mc 12.28-30)  Quem é o Senhor da sua vida? A Bíblia nos convida a submetermos nossos pensamentos, sentimentos e atitudes à autoridade de Deus, fazendo dEle o nosso Senhor.

b)    Mantenha o foco no amor e não nas regras.

Deus demanda amor de seus filhos, de todo o coração (centralidade), de toda a alma (profundidade) e com todas as forças (empenho).  Este desafio é direcionado, prioritariamente, aos pais. Conseqüentemente, eles deverão ensinar seus filhos não a “obedecerem a Deus”, mas a “amarem a Deus”. Aqui existe um grande abismo que divide pais que transmitem a seus filhos religiosidade e não espiritualidade.

A obediência baseada no medo não conduz ao amor, mas o amor conduz à obediência (João 14:21-24; João 21:15-17). Deus não quer nossas atitudes, ele quer o nosso coração, Ele sabe que pode nos transformar de dentro para fora. Quando exigimos de nossos filhos apenas obediência, duas são as conseqüências. 1) eles mudam quando estão diante de nós, mas continuam os mesmos longe de nossos olhos. 2) eles passam a achar que podem se relacionar com Deus como se relacionam conosco, ou seja, numa espiritualidade do tipo “engana que eu gosto”.

“Um pai certa feita foi surpreendido pelo filho. Correndo até o sofá, se colocou em pé sobre ele, de forma que ficou um pouco acima da altura do seu pai. Então, o menino lhe disse: “Pai, você acha que quando eu tiver este tamanho ainda vou te obedecer? Num de sabedoria, o pai respondeu: “Se você ainda me amar, você vai me obedecer”.

O autor de Provérbios insiste em dizer: “Dá-me o teu coração”(Pv 23.26). Neste livro, a palavra coração aparece em 70 de seus versos. O apelo constante é para que o filho guarde as palavras do pai em “seu coração”(Pv 4.4; Pv 7.1). 



c)     Assuma a responsabilidade de influenciar.

Deuteronômio 6:7-9 nos diz que é de inteira responsabilidade dos pais ensinar seus filhos a amarem a Deus. Pais devem educar seus filhos através do ensino, fazendo uso de algumas coisas: 1) PERSISTENCIA. A palavra traduzida aqui como “persistência” manifesta a idéia de dedicação intencional. A grande questão é: “Pais tem se dedicado intencionalmente à formação espiritual de seus filhos?”. Você é capaz de mostrar-lhes onde se encontra o principio que diz que eles não devem mentir ou agredir com palavras outra pessoa?


Que você crie situações de convivência e dialogo com seus filhos. Até os cinco anos de idade, se dá a formação da personalidade de uma criança. Dos 6 aos 11 anos você ainda consegue, com certa dificuldade, fazer pequenos ajustes nos valores e atitudes. No entanto, após os doze anos, a porta do coração de seu filho para a sua influencia se fecha e abre-se para o grupo de amigos. 2) SÍMBOLOS. Porções das Escrituras que eram fixadas em pequenas tábuas e colocadas sobre as portas e os portões de uma casa.

1.2)         Discipline seus filhos.


Enquanto o ensino é o esforço preventivo na formação de uma criança, a disciplina é o reforço corretivo no processo. No entanto, em nossa sociedade, a cada dia torna-se mais nítida a dificuldade dos pais em estabelecer limites aos seus filhos. Os noticiários estão repletos de exemplos de jovens que pertencem a uma geração de crianças criadas sem limites. (Pv 13:24; Pv 19:18; Pv 29:15; Pv 29:17). 



É preciso evitarmos dois erros que deturpam grandemente o conceito de disciplina. O primeiro deles é o da redução do conceito de disciplina à mera “punição física”. O segundo erro é fazer uso da disciplina como um instrumento de vingança ou canal de manifestação de raiva.

CONCLUSÃO

FILHOS FONTE DE ALEGRIA OU DE TRISTEZA? (Sl 127:3-5). O salmo 127.5 afirma: “como é feliz o homem (e a mulher) que tem sua aljava cheia deles”. Na sociedade secular felicidade é conceito individual e associado ao prazer imediato, mas na sabedoria bibilica felicidade é produto final de alguém que aprende amar de forma madura e consistente.   Precisamos perceber que filhos são presentes de Deus para conduzir adultos à descoberta da verdade felicidade (v.5), que é produzida pela a maturidade daqueles que aprendem a amar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário