terça-feira, 22 de março de 2016

Jesus – Sumo Sacerdote Para Sempre Segundo a Ordem de Melquisedeque. Hb 7

Introdução.


Os leitores da carta aos hebreus eram judeus. Tinham se tornado cristãos, mas no momento estavam pensando em renunciar ao cristianismo e voltar ao judaísmo do qual sairam. Por 1500 anos olharam para Arão e seus descendentes como sacerdotes – representando-os diante de Deus e oferecendo sacrifícios e variadas ofertas em favor deles. Quando se tornaram cristãos, foi-lhes dito que deixassem esse sacerdócio aarônico e aceitassem a Jesus como seu sumo sacerdote. Deviam fazê-lo ainda que ele não tivesse vindo da tribo sacerdotal de Levi, mas da tribo dos reis de Judá.

1)    O sacerdócio de Cristo é superior ao dos sacerdotes judaicos (7.1-10).
No Antigo Testamento houve dois grandes sumo sacerdotes – Melquisedeque e Arão. Dos dois, o maior foi Melquisedeque. Cristo é maior que os sacerdotes que os judeus conheciam  porque, como declara o Salmo 110.4, ele é sumo sacerdote, não segundo a ordem de Levi, mas de Melquisedeque.

Genesis 14.18-24 nos fala de Melquisedeque: E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. Gênesis 14:18-20


Onde estava Levi quando isso tudo aconteceu? Um dia ele seria descendente de Abraão, mas esse fato aconteceu muito antes de ele nascer. É obvio que Melquisedeque é maior do que Abraão, pois este lhe deu o dízimo  de tudo (versículos 4,6-7). Podemos dizer então que Levi pagou o dizimo a Melquisedeque, já que estava nas entranhas de Abraão naquele tempo. Sim, Levi, que com os seus descendentes tinha o direito dos dízimos de Israel (v.5), na verdade pagou dízimos a Melquisedeque (VS. 9-10).

Ora, o salmo 110.4 anuncia que o Senhor Jesus Cristo é sumo sacerdote “para sempre”,não segundo a ordem menor (de Levi), mas da maior (de Melquisedeque). Esse Melquisedeque era tanto rei como sacerdote (v.1). O seu nome significa “rei da justiça” e também rei da paz, pois “Salém” significa paz.  Ele aparece no palco da história sem genealogia, pelo menos nenhum documentada (v.3), nada sabemos da sua morte (VS 3,8). Portanto, Melquisedeque é uma figura do Filho de Deus que não herdou seu sacerdócio (porque o tem por direito) nem possui sucessor (porque é sacerdote para sempre).


2)    O sacerdócio de Cristo é mais efetivo do que o dos sacerdotes do judaísmo (7.11-19).

Segundo o Salmo 110.4 o Messias, quando viesse, não seria sacerdote levita, pertenceria a outra ordem (v.17), viria de outra tribo (VS. 13-14) e não exerceria seu sacerdócio em virtude de considerações carnais, mas pela autoridade e poder de possuir vida eterna (v.16). SE O SACERDÓCIO LEVITICO PUDESSE TER FEITO PELO PECADOR TUDO O QUE NECESSITAVA TER SIDO FEITO, NÃO SERIA PRECISO QUE HOUVESSE OUTRA ORDEM DE SACERDOTES (V.11).

Se o sacerdócio levítico seria posto de lado para que outro sacerdócio vigorasse, segue que todos os ritos, cerimônias e sacrifícios seriam postos de lado. Todo esse sistema era temporário e imperfeito. Era fraco, sem valor permanente, e totalmente incapaz de chegar a ser perfeito (VS 18 e 19 e Rm 3.28).

Como um sacerdote do Antigo Testamento entrava em seu oficio? Tinha de nascer na tribo de Levi e na família certa. Crescia e, aos trinta anos de idade, entrava automaticamente no trabalho sacerdotal (v.20). Nada mais era requerido, nem mesmo um juramento de fidelidade.  Agora, COMO JESUS ENTROU EM SEU SACERDÓCIO? (VS. 20-22). Ele foi ordenado por juramento, não por si mesmo, mas por Deus Pai: “Tu és sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque” (v.21).

3)    O sacerdócio de Cristo é de mais longa duração do que o dos sacerdotes do judaísmo (7.23-25).

Nenhum sacerdote em Israel viveu para sempre. Uma geração de sacerdotes dava lugar à próxima geração. Portanto, era um sacerdócio marcado por constantes mudanças.  Com o Senhor Jesus, não é assim. O seu sacerdócio foi dado pessoalmente e não era hereditário. Não poderia ser passado para outra pessoa – e nem precisaria, pois ele “continua para sempre” (v.24). ELE VIVE PARA SEMPRE E JAMAIS MORRERÁ. ISSO QUER DIZER QUE QUANDO NOS APROXIMAMOS DE DEUS POR MEIO DELE, ELE ESTÁ SEMPRE PRESENTE, SEMPRE ALI, SEMPRE À DISPOSIÇÃO E JAMAIS SE AUSENTA. SENDO TODO-PODEROSO, NÃO HÁ QUEM ELE NÃO POSSA AJUDAR. NÃO IMPORTA O QUE, NEM QUANTAS VEZES, TENHAMOS FEITO ANTES – ELE JAMAIS NOS DECEPCIONA (V.25).

CONCLUSÃO: O SACERDÓCIO DE CRISTO ATENDE EXATAMENTE À NECESSIDADE DO PECADOR (7.26-28).


Preciso de um sumo sacerdote  que seja em si mesmo santo e tem o direito de entrar na presença imediata de Deus e ali promover minha causa. Ele terá de ser homem, porque eu sou humano. Preciso que ele fale por mim, mas não tenha de falar primeiramente em favor dele mesmo (v.27). Preciso de um sumo sacerdote cuja intercessão por mim certamente prevaleça. O Senhor Jesus Cristo é esse sumo sacerdote. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário