segunda-feira, 28 de março de 2016

Falsos Pastores e o bom pastor (Mt 7:15-23).


“Pastores vivem à sombra da cruz, lobos vivem à sombra dos holofotes”

“Pastores buscam o bem das ovelhas, os lobos buscam os bens das ovelhas”.

Introdução:
A constatação de que existem líderes maus intencionados e igrejas que nada mais são do que estruturas de exploração de pessoas, seria a base para afirmamos que não existem igrejas confiáveis nas quais possamos desenvolver uma espiritualidade consistente ou não existem líderes de caráter quais possamos confiar nossas vidas?

1)    Jesus e os Falsos Profetas.
·        “Cuidado com os falsos profetas (Mt 24:11). O poder de convencimento destes falsos profetas será grande porque “realizarão grandes sinais e maravilhas” (Mt 24:24).

·        Falsos profetas não se constituem uma surpresa nos planos de Jesus e de sua igreja. Eles sempre estiveram presentes na vida dos povos da antiguidade, eles atuavam nos tempos em que Jesus percorria as terras da Palestina ensinando seus discípulos e continuaram a se levantar ao longo da história gerando confusão com seus ensinamentos e escândalos com suas vidas (At 20:29-30).

·        No entanto, o alerta de Jesus aos seus discípulos não tem como intenção encorajá-los ao desenvolvimento de um estilo de espiritualidade segura: solitária e autônoma. Não Solitária (Hb 10:25). Não autônoma (Hb 13:17): ser discípulo é tão importante quanto o fazer discípulos. Numa visão saudável de espiritualidade, ao mesmo tempo que sou desafiado  a cuidar de alguns, deixo-me cuidar por outros.


1.1)         O caráter do falso profeta (V.15).
·        São lobos. O bom pastor alimenta o rebanho com a verdade; o falso mestre, com um lobo, divide-o através do erro. Os cães e os porcos, por causa de seus hábitos imundos, são fáceis de reconhecer. Mas não os lobos, pois penetram sorrateiramente no rebanho, disfarçados de ovelhas. Algumas posturas: 1) reivindica ser um mestre da verdade (pouca humildade(2 Co 2:1-5); 2) simula piedade: disfarça seu propósito sombrio sob o manto da piedade cristã, esperando que o seu inócuo disfarce, evite o desmacaramento; 3) ostenta títulos: títulos acadêmicos impressionantes.

·        Provas. Fruto: conduta, caráter, comportamento. Os “falsos profetas” não são identificados pela ausência de “carisma” mas pela ausência de caráter. Carisma no meio secular é usado para caracterizar o individuo possuidor de uma presença marcante e uma liderança contagiante. No meio religioso é a capacidade de manipular o sobrenatural. Mas,  pergunta-se: Ele tem o fruto do Espírito (Gl 5:22), ou é, carnal (Gl 5:19).

·        Ensinamento e influencia. Ensinamento (Mt 12:33-37). Doutrina sadia e vida santa são os sinais dos verdadeiros profetas.

·        Influencia. Que efeitos os seus ensinamentos estão produzindo nos seus discípulos? (2 Tm 2:16-18). Seu processo canceroso progride conforme vai perturbando a fé das pessoas, promovendo a impiedade e provocando divisões dolorosas. O ensinamento bom, por outro lado, produz fé, amor e piedade.

2)    Liderança e Caráter – o verdadeiro pastor.
·        No compromisso com os princípios e os valores de Deus. Suas decisões e suas atitudes estão claramente comprometidas com os princípios que são ensinados nas Escrituras e com os valores desejados por Deus para nossas vidas (1 Tm 3:1-5).

·        Na perseverança diante de oportunidades e de adversidades. 1) Quando nos encontramos numa situação em que pensamos que ninguém, absolutamente ninguém, está observando o que estamos prestes a fazer. Reputação é o que as pessoas  pensam ao meu respeito. Caráter é o que sou quando ninguém está me olhando. Lutero: “Não vou abrir mão da minha consciência”.(1 Co 9:27) 2) A segunda situação é quando o caráter cristão é grandemente provado em meio as adversidades (2 Co 4: 8-12).


CONCLUSÃO:  A existência dos falsos profetas não justifica a opção por uma espiritualidade disfuncional baseada na solidão e na autonomia (Hb 13:7; Hb 13:17).


2 comentários:

  1. É irmão,o que mais me admira nesses homens falsos pastores é que eles não são leigos,acho que agem de caso pensado,esquecendo que Deus vê e sabe de tudo que passa no coração e mente do homem.Triste né?Naquele dia teremos grandes surpresas.Boa semana Fique na Paz.Valéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são mestres na Palavra! Mas como diz o texto de Mateus 7, Jesus lhes dirá: "Não vos conheço".

      Excluir