terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

O perigo da apostasia. Hebreus 3:1-19.


Introdução: Apostasia: o que é? 

Apostatar é não ficar firme em Cristo e seu evangelho até o final (Hb 3.6,14).  É afastar-se do Deus vivo (Hb 3.12). Como resultado, a pessoa não é mais reconhecida como  pertencendo a Cristo e deixa de entrar no descanso prometido a todos que lhe pertencem.
Como ocorre? A ) Começa no coração, ou seja, nos afetos e pensamentos, no interior da pessoa (Hb 3.8, 10,12 e 15, “coração”).  Primeiro, o  coração se torna endurecido diante dos mandamentos de Deus; recusa-se a acatá-los (Hb 3.8, 13, 15 “endureçais”), porque, com toda franqueza, o pecado parece ser mais atraente (Hb 3.13 “engano do pecado”).  B ) Em seguida, vem a provocação – murmuração, insatisfação, reclamação e rebeldia (Hb 3.8,16 “na provocação”).  Isso conduz ao pecado, ou seja, fazer aquilo que é proibido, não sem querer, mas com desejo ativo (Hb 3.17). C ) Incredulidade (Hb 3.12,18). A palavra empregada no grego dá a idéia de rebeldia obstinada e desobediência causada pela descrença. Quando isso acontece, o afastamento final do Senhor já ocorreu.

1)    Jesus, superior a Moisés. 


Moisés foi o homem com quem Deus falou face a face, como se fala com um amigo (Ex 33.11); foi o receptor direto dos dez mandamentos — a lei de Deus — quer dizer, o mais importante do mundo para o judeu. Moisés e a Lei eram virtualmente uma e a mesma coisa. Um mestre judeu do segundo século, o rabino José Ben Jalafta, dizia comentando esta mesma passagem: "Deus chama Moisés fiel em toda sua casa e desta maneira o coloca numa categoria superior aos anjos que o servem."

Se Jesus for superior aos anjos agora deverá demonstrar que é superior a Moisés que por sua vez supera os anjos. Esta mesma citação é índice da posição que os judeus atribuíam a Moisés. "Moisés foi fiel em toda a casa de Deus" (Nm 12.6-7). Teria sido impossível que um judeu concebesse que alguém jamais teria estado mais perto de Deus que Moisés; e isto é precisamente o que o autor de Hebreus se propõe provar.

O autor pede a seus leitores que considerem Jesus (v.1). Usa uma palavra interessante e sugestiva. A palavra katanoein. Agora, esta palavra não significa simplesmente olhar algo ou perceber alguma coisa. Significa fixar a atenção em algo ou em alguém de tal maneira que seu significado profundo e a lição que dá possam ser assimilados. Em Lucas 12:24 Jesus usa a mesma palavra quando diz: "Considerem os corvos." "Olhem os corvos, entendam e aprendam a lição que Deus lhes dá neles.".


O que vemos, então, quando fixamos nossa atenção em Jesus? Percebemos duas coisas. a) Vemos o grande apóstolo. Agora, nenhum outro no Novo Testamento jamais chamou apóstolo a Jesus. O substantivo apostolos significa literariamente aquele que é enviado. No mundo grego significa freqüentemente embaixador. Neste caso Jesus é o supremo embaixador de Deus.

Qual é a característica do embaixador? O embaixador está investido com todo o poder e a autoridade do país ou do rei que o envia. Jesus veio de Deus revestido com todo o poder de Deus. Toda a graça, a misericórdia, o amor e o poder de Deus estavam em seu embaixador, seu apostolos, Jesus Cristo. A voz do embaixador é a voz do país ou do rei que o envia. Num país estrangeiro o embaixador fala por sua pátria. É a voz de seu país. Assim Jesus veio com a voz de Deus; nele fala Deus. Ouvi-lo é ouvir a voz de Deus.

b)  Jesus é o grande sumo sacerdote. A palavra latina para sacerdote é pontifex que significa construtor de pontes. O sacerdote é a pessoa que estende uma ponte entre o homem e Deus. Para isto deve conhecer tanto ao homem como a Deus; deve ser capaz de falar a Deus em nome dos homens e aos homens em nome de Deus. Jesus é o sumo sacerdote perfeito porque é perfeitamente homem e Deus; porque pode representar os homens perante Deus e Deus perante os homens; nele Deus se aproxima do homem e o homem se aproxima a Deus; nele Deus vem aos homens e os homens vão a Deus. 



Onde reside, pois, a superioridade de Jesus sobre Moisés? o mundo é a casa de Deus e os homens são sua família. Pouco antes o escritor nos mostrou a imagem de Jesus como Criador do universo de Deus (Hb 1.2,10). Agora, Moisés só constituía uma parte deste universo; foi homem e trabalhou num mundo criado; era parte da casa e membro da família. Mas Jesus é criador da casa e, portanto, deve permanecer sobre a mesma. Moisés não criou a Lei; só foi seu transmissor; não criou a casa; só serviu nela; nunca falou por si mesmo; tudo o disse assinalou só as coisas maiores que Jesus Cristo faria algum dia. Em síntese, Moisés foi o servo, Jesus Cristo o Filho: Moisés conheceu algo sobre Deus, Jesus era Deus. Nisto reside a grandeza de Jesus e o segredo de sua superioridade exclusiva.

A seguir o autor de Hebreus introduz outra imagem. É certo que todo mundo é a casa de Deus, mas a Igreja o é num sentido especial, pois Deus edificou a Igreja, criou-a e lhe deu existência (1 Pe 2.5). Este edifício da Igreja só se manterá em pé, firme e indestrutível, quando cada membro estiver firme na orgulhosa e confiada esperança que tem Jesus Cristo. Cada um de nós é uma pedra da Igreja. Se uma pedra for fraca, todo o edifício corre perigo de desmoronamento; a Igreja só pode permanecer firme quando cada pedra viva se arraiga e se fundamenta em Jesus Cristo pela fé. 


2)      Enquanto ainda dura o hoje.
O escritor aos hebreus começa com uma citação do Salmo 95:7-11. O salmo exorta aos que o escutam a prestar ouvidos à voz de Deus para não assemelhar-se aos filhos de Israel "como na provocação e no dia da tentação". Agora, estas dois expressões — provocação e dia da tentação — são tradução de duas palavras hebréias que expressam nomes de lugares: Massá e Meribá. O texto refere-se à história narrada em Êxodo 17:1-7 e Números 20:1-13. Ambas as passagens relatam um broto de rebelião durante a peregrinação do povo de Israel. Encontravam-se sedentos no deserto e protestaram perante Moisés, lamentando ter abandonado o país do Egito. Tinham perdido toda a confiança em Deus. Na versão de Números Deus ordena que Moisés fale com a rocha (Nm 20.8) para que dela surja água. Mas Moisés em sua irritação não falou, antes bateu na rocha (Nm 20.11). A água brotou igualmente, mas por causa deste ato de desconfiança e desobediência Deus declarou que Moisés jamais introduziria o povo na terra prometida. O ato de desconfiança e desobediência fechou a entrada à terra da promessa. "Certamente não entrarão em meu descanso" significa "Certamente não entrarão na terra prometida."

Essas pessoas tinham experimentado uma maravilhosa libertação sobrenatural da escravidão do Egito. Receberam a surpreendente revelação no Sinai. Deus provia suas necessidades a cada dia e eram testemunhas de milagres extraordinários. Podiam dizer e cantar “Caminhamos para Canaã... Deus agiu por nós...Experimentamos uma mudança maravilhosa”. MAS NUNCA ENTRARAM NA TERRA PROMETIDA!!!

3)    Admoestação.
Cuidado! Cuidado para que o mesmo não aconteça com vocês ao cair em negligencia e desobediência. Para que não suceda a mesma descrença e obstinação nos seus corações e, assim, se afastem do Deus vivo (v.12). O Caminho para evitar isso é a exortação diária. O pecado é traiçoeiro e é muito fácil que o coração permaneça endurecido. PORTANTO, vocês devem continuar a encorajar e exortar uns aos outros, a fim de permanecer firmes e continuar sempre, sempre (v.13).

“Não feche seu coração para nada do que Deus disse. Não murmures, te rebeles ou resmungues. Não relaxe nas santas disciplinas. “Hoje” é a palavra-chave para a vida cristã.

Não façam como o povo de Israel: ouviram a Palavra de Deus, mas não aceitaram; murmuraram; reclamaram e se rebelaram. Toda nação se rebelou contra Deus, buscou uma liderança alternativa, expressou insatisfação com a sua bondosa providencia milagrosa e, vez por outra, planejou voltar ao Egito. FOI CONTRA TAIS PESSOAS QUE DEUS SE INDIGNOU, ENTRISTECEU E SE ABORRECEU POR QUARENTA ANOS. Foram os cadáveres dessas pessoas que, sem exceção, caíram no deserto.


Conclusão: Alguém disse: "Deveríamos viver cada dia como se fosse toda uma vida." O oferecimento de Deus deve ser aceito hoje; a confiança e a obediência devem manifestar-se hoje porque nunca estamos seguros do manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário