O
perigo da apostasia. Hebreus 3:1-19.
Introdução: Apostasia:
o que é?
Apostatar é não ficar firme em Cristo e seu evangelho até o final (Hb
3.6,14). É afastar-se do Deus vivo (Hb
3.12). Como resultado, a pessoa não é mais reconhecida como pertencendo a Cristo e deixa de entrar no
descanso prometido a todos que lhe pertencem.
Como
ocorre? A ) Começa no coração, ou seja, nos afetos e pensamentos, no interior
da pessoa (Hb 3.8, 10,12 e 15, “coração”). Primeiro, o
coração se torna endurecido diante dos mandamentos de Deus; recusa-se a
acatá-los (Hb 3.8, 13, 15 “endureçais”), porque, com toda franqueza, o pecado
parece ser mais atraente (Hb 3.13 “engano do pecado”). B ) Em seguida, vem a provocação –
murmuração, insatisfação, reclamação e rebeldia (Hb 3.8,16 “na provocação”). Isso conduz ao pecado, ou seja, fazer aquilo
que é proibido, não sem querer, mas com desejo ativo (Hb 3.17). C ) Incredulidade
(Hb 3.12,18). A palavra empregada no grego dá a idéia de rebeldia obstinada e desobediência
causada pela descrença. Quando isso acontece, o afastamento final do Senhor já
ocorreu.
1)
Jesus, superior a Moisés.
Moisés foi o homem com quem Deus
falou face a face, como se fala com um amigo (Ex 33.11); foi o receptor direto
dos dez mandamentos — a lei de Deus — quer dizer, o mais importante do mundo
para o judeu. Moisés e a Lei eram virtualmente uma e a mesma coisa. Um mestre
judeu do segundo século, o rabino José Ben Jalafta, dizia comentando esta mesma
passagem: "Deus chama Moisés fiel em
toda sua casa e desta maneira o coloca numa categoria superior aos anjos que o
servem."
Se Jesus for superior aos anjos agora
deverá demonstrar que é superior a Moisés que por sua vez supera os anjos. Esta
mesma citação é índice da posição que os judeus atribuíam a Moisés.
"Moisés foi fiel em toda a casa de Deus" (Nm 12.6-7). Teria sido
impossível que um judeu concebesse que alguém jamais teria estado mais perto de
Deus que Moisés; e isto é precisamente o que o autor de Hebreus se propõe
provar.
O autor pede a seus leitores que considerem
Jesus (v.1). Usa uma palavra interessante e sugestiva. A palavra katanoein.
Agora, esta palavra não significa simplesmente olhar algo ou perceber alguma
coisa. Significa fixar a atenção em algo ou em alguém de tal maneira que seu
significado profundo e a lição que dá possam ser assimilados. Em Lucas 12:24
Jesus usa a mesma palavra quando diz: "Considerem os corvos." "Olhem
os corvos, entendam e aprendam a lição que Deus lhes dá neles.".
O que vemos, então, quando fixamos nossa atenção em Jesus? Percebemos duas
coisas. a) Vemos o
grande apóstolo. Agora, nenhum outro no Novo Testamento jamais chamou apóstolo
a Jesus. O substantivo apostolos significa literariamente aquele
que é enviado. No mundo grego significa freqüentemente embaixador.
Neste caso Jesus é o supremo embaixador de Deus.
Qual é a característica do
embaixador? O embaixador está investido com todo o
poder e a autoridade do país ou do rei que o envia. Jesus veio de Deus
revestido com todo o poder de Deus. Toda a graça, a misericórdia, o amor e o
poder de Deus estavam em seu embaixador, seu apostolos, Jesus Cristo. A voz do embaixador é a voz do país ou do
rei que o envia. Num país estrangeiro o embaixador fala por sua pátria. É a
voz de seu país. Assim Jesus veio com a voz de Deus; nele fala Deus. Ouvi-lo é
ouvir a voz de Deus.
b) Jesus é o grande sumo
sacerdote. A
palavra latina para sacerdote é pontifex que significa construtor de
pontes. O sacerdote é a pessoa que estende uma ponte entre o homem e Deus.
Para isto deve conhecer tanto ao homem como a Deus; deve ser capaz de falar a
Deus em nome dos homens e aos homens em nome de Deus. Jesus é o sumo sacerdote
perfeito porque é perfeitamente homem e Deus; porque pode representar os homens
perante Deus e Deus perante os homens; nele Deus se aproxima do homem e o homem
se aproxima a Deus; nele Deus vem aos homens e os homens vão a Deus.
Onde reside, pois, a
superioridade de Jesus sobre Moisés? o mundo é a casa de Deus e os homens são sua família. Pouco
antes o escritor nos mostrou a imagem de Jesus como Criador do universo de Deus
(Hb 1.2,10). Agora, Moisés só constituía uma parte deste universo; foi homem e
trabalhou num mundo criado; era parte da casa e membro da família. Mas Jesus é
criador da casa e, portanto, deve permanecer sobre a mesma. Moisés não criou a
Lei; só foi seu transmissor; não criou a casa; só serviu nela; nunca falou por
si mesmo; tudo o disse assinalou só as coisas maiores que Jesus Cristo faria
algum dia. Em síntese, Moisés foi o servo, Jesus Cristo o Filho:
Moisés conheceu algo sobre Deus, Jesus era Deus. Nisto reside a
grandeza de Jesus e o segredo de sua superioridade exclusiva.
A seguir o autor de Hebreus introduz outra imagem. É certo
que todo mundo é a casa de Deus, mas a Igreja o é num sentido especial, pois
Deus edificou a Igreja, criou-a e lhe deu existência (1 Pe 2.5). Este edifício
da Igreja só se manterá em pé, firme e indestrutível, quando cada membro estiver
firme na orgulhosa e confiada esperança que tem Jesus Cristo. Cada um de nós é
uma pedra da Igreja. Se uma pedra for fraca, todo o edifício corre perigo de
desmoronamento; a Igreja só pode permanecer firme quando cada pedra viva se
arraiga e se fundamenta em Jesus Cristo pela fé.
2)
Enquanto
ainda dura o hoje.
O escritor aos hebreus começa com uma
citação do Salmo 95:7-11. O salmo exorta aos que o escutam a prestar ouvidos à
voz de Deus para não assemelhar-se aos filhos de Israel "como na provocação
e no dia da tentação". Agora, estas dois expressões — provocação
e dia da tentação — são tradução de duas palavras hebréias que
expressam nomes de lugares: Massá e Meribá. O texto refere-se à história
narrada em Êxodo 17:1-7 e Números 20:1-13. Ambas as passagens relatam um broto
de rebelião durante a peregrinação do povo de Israel. Encontravam-se sedentos
no deserto e protestaram perante Moisés, lamentando ter abandonado o país do
Egito. Tinham perdido toda a confiança em Deus. Na versão de Números Deus
ordena que Moisés fale com a rocha (Nm 20.8) para que dela surja água. Mas
Moisés em sua irritação não falou, antes bateu na rocha (Nm 20.11). A
água brotou igualmente, mas por causa deste ato de desconfiança e desobediência
Deus declarou que Moisés jamais introduziria o povo na terra prometida. O ato
de desconfiança e desobediência fechou a entrada à terra da promessa.
"Certamente não entrarão em meu descanso" significa
"Certamente não entrarão na terra prometida."
Essas pessoas tinham experimentado
uma maravilhosa libertação sobrenatural da escravidão do Egito. Receberam a
surpreendente revelação no Sinai. Deus provia suas necessidades a cada dia e
eram testemunhas de milagres extraordinários. Podiam dizer e cantar “Caminhamos
para Canaã... Deus agiu por nós...Experimentamos uma mudança maravilhosa”. MAS
NUNCA ENTRARAM NA TERRA PROMETIDA!!!
3) Admoestação.
Cuidado! Cuidado para que o mesmo não
aconteça com vocês ao cair em negligencia e desobediência. Para que não suceda
a mesma descrença e obstinação nos seus corações e, assim, se afastem do Deus
vivo (v.12). O Caminho para evitar isso é a exortação diária. O pecado é
traiçoeiro e é muito fácil que o coração permaneça endurecido. PORTANTO, vocês devem
continuar a encorajar e exortar uns aos outros, a fim de permanecer firmes e
continuar sempre, sempre (v.13).
“Não feche seu coração para nada do
que Deus disse. Não murmures, te rebeles ou resmungues. Não relaxe nas santas
disciplinas. “Hoje” é a palavra-chave para a vida cristã.
Não façam como o povo de Israel:
ouviram a Palavra de Deus, mas não aceitaram; murmuraram; reclamaram e se
rebelaram. Toda nação se rebelou contra Deus, buscou uma liderança alternativa,
expressou insatisfação com a sua bondosa providencia milagrosa e, vez por
outra, planejou voltar ao Egito. FOI CONTRA TAIS PESSOAS QUE DEUS SE INDIGNOU,
ENTRISTECEU E SE ABORRECEU POR QUARENTA ANOS. Foram os cadáveres dessas pessoas
que, sem exceção, caíram no deserto.
Conclusão: Alguém disse:
"Deveríamos viver cada dia como se fosse toda uma vida." O
oferecimento de Deus deve ser aceito hoje; a confiança e a obediência devem
manifestar-se hoje porque nunca estamos seguros do manhã.
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