terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

A maior de todas as orações. Mt 6:9-15.


Introdução.
O ministério de Jesus sempre foi regado com muita oração, não somente sozinho mas também com seus discípulos. Certa ocasião, ele levou consigo Pedro, Tiago e João até o cume de um monte. Ali, “enquanto ele orava, a aparência do seu rosto se transfigurou e suas vestes resplandeceram de brancura” (Lc 9.29). Pedro, somente veio compreender esse momento mais tarde (2 Pe 1.16-19).

Portanto, quando oramos, entramos no mundo real, na substancia do reino, e o nosso corpo e a nossa alma passam a operar pela primeira vez como foram criados por Deus para operar. Sobre George Fox, quando orava temos o seguinte relato: “Mas, acima de tudo, ele primava pela oração. A interioridade e a profundidade do seu espírito, a reverencia e a solenidade das roupas e da conduta, e a parcimônia e o peso das palavras, muitas vezes deixavam admirados até os de fora”.

“Ensina-nos a orar”: orar é uma forma de falar, e a melhor forma de aprender é penetrar as palavras que Jesus nos ensinou a dizer a Deus nas nossas orações.

1)    É PRECISO DIRIGIR-SE A DEUS. 


Pai nosso que estás nos céus”. A versão de Lucas 11 simplesmente diz “Pai”, e Mateus é mais especifico, identificando assim a pessoa a quem se dirige a oração: “Pai, nosso que estás nos céus”. Ao orar precisamos reservar tempo suficiente para fixar o pensamento em Deus e orientar o nosso mundo em torno Dele  (1 Cro 16.11).  Para muita gente, é: “Pai nosso que estás distante no espaço e no tempo”. Mas, é: “Pai nosso que estás sempre perto de nós” (Rm 8.15). A expressão “abba” significa “o pai” ou “meu pai”.

2)    SANTIFICADO SEJA O TEU NOME. 

Santificado seja o teu nome: exprimi que o nome de Deus deve ser respeitado de uma maneira única (Ex 20.7). Na verdade, a idéia é a de que o seu nome deve ser acalentado e amado mais do que qualquer outro, ocupando uma posição absolutamente única e entre os homens.

A palavra no grego é hagiastheto: santificar, está também em Jo. 17:17; I Ts 5:23. Significa situar as pessoas mencionadas numa realidade distinta e bastante especial. Davi zela pelo nome de Deus (1 Sm 17.45).

3)    VENHA O TEU REINO. 


Na esfera humana outros “reinos” podem se impor por determinado tempo; essa petição suplica que esses reinos sejam substituídos onde quer que estejam, ou submetidos ao domínio de Deus. Ou seja, a casa, o parquinho, as ruas da cidade, o local de trabalho, a escola e assim por diante. Pedimos que o reino se instale nesses lugares.

Poder da “cultura”. A cultura transparece naquilo que as pessoas fazem sem pensar, naquilo que é “natural”, para elas e, portanto, que não exige explicação nem justificação. Portanto, oramos para que o nosso Pai rompa essas condutas iníquas de nível superior.

4)    O PÃO NOSSO COTIDIANO DÁ-NOS DE DIA EM DIA



Paulo diz que, “tendo sustento e com que nos vestir”, devemos nos contentar (1 Tm 6:8). E isso está de acordo com o ensinamento de Jesus no sermão da montanha (Mt 6:25-34) e com o que Deus proporcionou ao seu povo da aliança durante a peregrinação pelo deserto (Dt 8.3-5).
Hoje eu tenho a Deus, e Ele tem as provisões. Amanhã será o mesmo. Então eu simplesmente peço hoje o que preciso hoje, ou peço agora o que preciso agora.
O que estorva ou impossibilita a vida no reino não é ter provisões futuras, mas antes crer que elas nos garantem segurança futura. Não temos como saber se as teremos no futuro, mas Deus, esse sim, está presente conosco todo dia.

5)    PERDOA-NOS OS NOSSOS PECADOS

Quando adentramos no reino de Deus e nele depositamos a nossa confiança, o próprio ambiente se torna piedade. Pois, é a piedade que ele tem por nós que nos permite entrar, e que depois pacientemente nos tolera. “O Senhor é cheio de terna misericórdia, e compassivo” (Tg 5.1) Mas também nós devemos ser “todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes” (1 Pe 3.8).
Não é psicologicamente possível que conheçamos a misericórdia que Deus tem por nós e ao mesmo tempo sejamos duros para com os outros. ( 1 Pe 3:8).
Preciso piedade em função do que sou. Se o meu orgulho permanece intocado quando oro pedindo perdão , então não orei por perdão. Nem sequer entendo o que é perdão.


6)    E NÃO NOS DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO, LIVRA-NOS DO MAL. 

Exprime o entendimento de que não conseguimos suportar muita pressão, e que sofrer não é para nós uma coisa boa. Exprime a fragilidade humana. As coisas ruins que nos acontecem são sempre desafios a nossa fé, e talvez não consigamos suportá-las. São perigosas.

Qualquer mal ou provação que nos sobrevenha tem uma função especial nos planos de Deus. Aqui reside o segredo do impressionante testemunho de Paulo: “Sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angustias por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então é que sou forte” ( Co 12.9-10). O salmo 91, por exemplo, é uma grande afirmação da total proteção que Deus dá àquele que “habita” na sua presença. “Nenhum mal te sucederá” (v.10). Mesmo? E: “Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angustia eu estarei com ele, livrá-lo-ei, e o glorificarei. Saciá-lo-ei com longevidade, e lhe mostrarei a minha salvação (Sl 91.14-16).

Quando Deus permite que as provações nos alcancem, isso só significa que ele tem em mente para nós algo melhor do que o livramento das provações, ver: Sl 119:67,71, Hb 12:11.


CONCLUSÃO
Querido Pai que, está sempre perto de nós;
 seja o seu nome acalentado e amado; seja o seu governo contemplado em nós; 
seja a sua vontade feita aqui na terra assim como é feita no céu; 
Dê-nos hoje as coisas que hoje precisamos; 
e perdoa os nossos pecados e as imposições que lhe fazemos como nós perdoamos  todos os que de algum modo nos ofendem; 
Peço que não nos faça passar por provações, mas que nos livre de tudo que há de mau; Pois o Senhor é quem ordena. Senhor é quem detém todo o poder, e a glória também é toda sua para sempre – e é isso mesmo que queremos. 

2 comentários:

  1. Sublime oração do Pai Nosso.Lindo estudo irmão,parabéns pela dedicação.Fique na Paz.Valéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A oração do pai nosso, virou uma reza, infelizmente. O mais importante não é fazermos a oração do Pai Nosso mas sim, entendermos os principios da oração, para o dia a dia. Deus lhe abençõe, intensamente.

      Excluir