domingo, 31 de janeiro de 2016

Por que precisamos nascer de novo? Jo 3.1-10.



Quando Jesus disse a Nicodemos: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”, falava a todos nós. Nós precisamos nascer de novo, do contrário, não veremos o reino de Deus. Isso significa que não seremos salvos, não seremos parte da família de Deus, não iremos para o céu. Em vez disso, iremos para o inferno, se não nascermos de novo. Jesus afirmou: “Sobre ele permanece a ira de Deus” (Jo 3.36).

1)    Por que o novo nascimento é inquietante?

Primeiro: o ensino sobre o novo nascimento nos confronta com nossa miserável condição espiritual, moral e legal sem a graça regeneradora de Deus. Antes de o novo nascimento acontecer conosco, estamos espiritualmente mortos, somos moralmente egoístas e rebeldes, somos legalmente culpados diante da lei de Deus e estamos sob a sua ira.

Segundo, o ensino sobre o novo nascimento refere a algo que é feito para nós, e não a algo que nós mesmos fazemos. João 1.13 enfatiza isso quando se refere aos filhos de Deus como aqueles que “não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, MAS DE DEUS”. É Deus quem realiza o novo nascimento, e não nós. Pedro salientou essa mesma verdade: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou” (1 Pe 1.3).

2)    O que é o novo nascimento? 



Primeiro, o que acontece no novo nascimento não é a obtenção de uma nova religião, e sim de uma nova vida. Nicodemos era um fariseu e um dos principais dos judeus. Os fariseus eram os mais rigorosamente religiosos de todos os grupos de judeus. E Jesus disse a esse fariseu: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. Ou, “Importa-vos nascer de novo” (v.7). Então, um dos argumentos principais de João é este: toda a religião de Nicodemos, todo o seu admirável estudo, toda a sua disciplina e firmeza em cumprir a lei não substituíam a necessidade do novo nascimento.

O que Nicodemos precisava, o que você e eu precisamos não de religião, e sim de vida. O Objetivo de Jesus em referir-se ao novo nascimento é que o nascimento traz uma nova vida ao mundo. Não havia vida espiritual em Nicodemos, ele estava morto espiritualmente! Precisava de vida, e não de mais atividades religiosas ou mais zelo religioso, mas VIDA! Na parábola de Lucas 15, lemos que o pai disse: “Este meu filho estava morto e reviveu” (Lc 15.24).

Segundo, o que acontece verdadeiramente no novo nascimento é que experimentamos o sobrenatural. Nicodemos disse: Rabi, sabemos que és mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele” (v.2). Em outras palavras, Nicodemos viu no ministério de Jesus a mão de Deus. Mas, o que importa não é a mera afirmação do caráter sobrenatural de Jesus, e sim experimentar em si mesmo o sobrenatural. O novo nascimento é sobrenatural, e não natural. “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito”.  A carne é o que somos por natureza. O Espírito é a Pessoa sobrenatural que ocasiona o novo nascimento.

Jesus disse: “O vento sobra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito” (v.8). O Espírito de Deus sopra onde quer. Não O controlamos. Ele é livre e soberano; é a causa imediata do novo nascimento. 



Terceiro, Jesus é a vida que recebemos no Novo Nascimento. Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). E mais, “Eu sou o pão da vida” (Jo 6.35). Em  João 20.21, o apostolo disse: “Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”. Portanto, não há vida espiritual – não há vida eterna – sem uma ligação com Jesus e uma crença nEle.

No Novo Nascimento, o Espírito Santo nos une a Cristo numa união de vida. Cristo é a vida. Ele é a videira em que a vida floresce. Nós somos os ramos (Jo 15.1-7).

Um comentário:

  1. Perfeito e verdadeiro Pastor João Vicente,dou Glórias a Deus todos os dias por já ter nascido de novo.Fique na Paz do Senhor.Valéria.

    ResponderExcluir