terça-feira, 15 de dezembro de 2015

O tabernáculo. Ex 25.8-9


A nossa alma encontra Deus somente em Deus.  Agostinho afirmara no século V: “Fizeste-nos para ti e inquieto está nosso coração, enquanto não repousa em ti”. Portanto, o objetivo da nossa vida é glorificar a Deus. Quando o povo de Israel estava no deserto, depois mais de 400 anos de escravidão, Deus dá uma ordem a Moisés.

“Moisés eu quero que voce me faça um santuário, para que eu possa habitar no meio do meio povo” (v.8). O Deus Santo  resolve habitar no meio dos homens (Atos 17.24).  E, Deus passa todos os detalhes sobre como esse santuário deveria ser feito (v.9). Portanto, do capítulo 25 à 40 do livro de Exôdo, Moisés vai se dedicar a descrição do santuário.

Para a construção do tabernáculo Deus pediu uma oferta. Ninguém foi obrigado a dar. Não devia haver obrigação de nenhum tipo, exceto a que nasce do amor e da gratidão. Êxodo 35.4-29 demonstra o quanto era importante para o Senhor que cada um tivesse a oportunidade de dar alguma coisa. Os israelitas davam com alegria e tão generosamente que foi necessário suspender a oferta (Ex 36.5-7).

É importante entender que esse santuário é um símbolo da igreja. Deus habita na igreja. Vejamos, portanto, quais os expedientes de Deus para a construção do tabernáculo.

1)    Matéria prima.
Deus escolheu a madeira, o ouro a prata, o bronze, pedras preciosas, azeite, linho, cortinas, etc. Tudo isso tem uma simbologia rica e preciosa para nós.

·        Madeira de acácia.  Deus ordenou que Moisés fizesse o santuário com madeira de acácia (Ex 25.10). Acácia é uma madeira dura, retorcida e cheia de noz. Nenhum marceneiro gosta de trabalhar com a madeira de acácia.  Essa madeira é um símbolo da nossa natureza pecaminosa: dura, retorcida e cheia de noz. A NÃO SER QUE VOCE MORRA PARA O PECADO E MUNDO, você não serve pra ser santuário de Deus. 



·        Nem toda madeira de acácia era igual. Tinha árvores maiores e árvores menores; árvores mais grossas e árvores mais finas; árvores mais lisas e árvores cheias de noz. Assim somos nós, nos reunimos e temos a tendência de nos comparar com os outros.

·        Deus mandou Moisés serrar tábuas iguais:  "Faça uma arca de madeira de acácia com um metro e dez centímetros de comprimento, setenta centímetros de largura e setenta centímetros de altura” (v.10).


Aprendemos três coisas: 1) somos diferentes na perspectiva humana, mas na visão de Deus somos iguais: uns são pobres outros ricos, outros doutores e outros analfabetos, etc. Na igreja não pode ter espaço nem para o complexo de inferioridade e nem para o complexo de superioridade.

2  ) Deus mandou serrar as tábuas iguais e fazer nelas engastes. O que aprendemos que a igreja não somente uma reunião de um grupo  que se une no mesmo local. Mas a igreja é um grupo que está aliançado, conectado, pactuado. As vezes, estamos perto mas não temos proximidade uns com os outros (1 Co 11.29).

3 ) Deus, também diz a Moisés, as tábuas além de engastadas tem de estar de pé, não deitadas. Da mesma forma, Deus não quer que a igreja esteja deitada mas de pé, em posição de combate.

Deus não mandou que Moisés  colocasse as tabuas de pé sobre a areia do deserto mas que fizesse base de prata e colocar as tábuas de pé sobre essa base. O que isso significa? Prata na Bíblia fala de redenção, você está no mundo, mas não é mais do mundo (Jo 17:16-17)

 Moisés cubra toda essa casa construída de madeira de acácia de ouro puro. Ouro fala da glória de Deus. De tal forma que o ouro tragaria toda a madeira de acácia, de modo que quem olhasse para o santuário não veria madeira, mas sim, ouro puro.  O que isso representa pra nós? Que somos aos olhos de Deus e aos olhos do mundo. Fomos justificados pelo sangue de Cristo (Rm 8.1).


2)    O santuário.
Era dividido em três partes: parte externa onde todas as pessoas podiam frequentar; lugar santo onde somente o sacerdote podia entrar e o Santo dos Santos onde o Sumo sacerdote uma vez por ano, entrava.

2.1) Pátio Externo. 
ü O Altar de Bronze.  Onde os animais eram sacrificados. O pecador colocava as mãos sobre o animal e passava o pecado para o animal. O Altar de Bronze é o símbolo do calvário e da cruz. Nenhuma pessoa podia entrar no santuário sem que primeiro passasse pelo altar de bronze. BRONZE na Bíblia fala sobre o juízo de Deus, julgamento de Deus. Temos que passar pela cruz, sem cruz não há salvação.

ü Bacia de Bronze. Nessa bacia havia água, e depois que o sacerdote passava pelo altar de bronze, tinha que voltar lavar as mãos e os pés. O que aprendemos? Embora seja salvo, tenha passado pela cruz, mas todos os dias,  temos que nos purificar pela palavra de Deus (Sl 119.105; Pv 6.23).  



2.2 ) Lugar Santo.

ü Mesa dos pães da proposição. Essa mesa é um símbolo de Cristo, que é um pão vivo que desceu do céu.

ü Altar de Incenso. A Bíblia diz que nesse altar o incenso era queimado todos os dias, de manhã e a tarde, o sacerdote tinha que ascender o fogo.  O incenso subia como aroma suave nas narinas de Deus. O que esse altar representa? Oração. Quando você se alimenta de Cristo, quando você se alimenta da Palavra, temos necessidade de orar.

Deus estabeleceu o material para a confecção do incenso (Ex 30.34-37). O primeiro material é o estoraque: uma resina extraída de uma árvore sem cisão, sem corte. O que é isso? Que a oração, louvor precisa fluir com espontaneidade, livremente.
O segundo é ônica: esse produto era tirado de um molusco marinho, das profundezas do oceano. O que significa? Que as orações e louvores precisam vir das profundezas da nossa alma. Jesus deu duas características do culto verdadeiro: tem que ser em espírito e em verdade. 
O terceiro produto é o gálbano: era uma árvore do deserto e tinha que recolher as folhas e triturar, massar e esmagar.  O que significa? Que a oração tem que brotar de um coração quebrantado.
O quarto elemento é o sal: sal fala de pureza, nossa própria vida.

ü Candelabro. Servia pra iluminar. O que significa? Que quando a igreja se alimenta da Palavra e quando a igreja ora, então ela brilha. De vez em quando o sacerdote tinha que ir no candelabro e tirar a borra, uma espécie de carvão, pra que a luz pudesse sair. Pra que você brilhe neste mundo é preciso que você, de vez em quando, tire a borra do pecado que vai se acumulando em sua vida.



2.3 ) Lugar santíssimo
            Diz a Palavra do Senhor, somente o Sumo Sacerdote podia entrar lá uma vez por ano.  E dentro do Santo do Santo, havia uma única peça: a arca da aliança. Se o santuário fala da igreja, a arca fala de Jesus.

Qual material usado pra fazer a arca? Madeira de acácia. Como? Mas a madeira de acácia não representa a humanidade caída! Mas a Palavra nos ensina que o Filho de Deus se fez carne e habitou entre nós. Deus pegou os nossos pecados e lançou sobre ele. A tampa da arca, o propiciatório, feita de ouro puro. Por quê? Porque a propiciação Deus fez, tirando sobre nós a ira, e transferindo-a para o seu próprio filho.

Dentro da arca havia três objetos: vaso com maná (Jesus é o pão do céu), as duas tábuas da lei (Jesus é a Palavra de Deus, Jo 1:1-3); a vara de Arão (Jesus ressuscitou dentre os mortos, está vivo pelos séculos dos séculos). Em João 3.16, Jesus é chamado de Unigênito (único) filho de Deus e em Hebreus 1.6, Jesus é chamado de Primogênito. O que é primogênito? É o primeiro da fila, portanto, hoje somos todos filhos de Deus (Jo 1.12). 


Conclusão: Na arca havia argolas e os levitas colocavam varais nessas argolas e arca era carregada. Hoje nós, igreja, carregamos a glória de Deus. O Espírito Santo habita em nós, somos santuários do Deus vivo (1 Co 6.19). Em Efésios 3.19 diz “que sejamos tomados de toda plenitude de Deus”; em Efesios 1.23 diz, “que seja cheio de toda plenitude do Deus Filho”; em Efésios 5.18 diz, “deve ser tomado de toda plenitude do Deus Espírito Santo”.


Um comentário:

  1. Achei o conteúdo maravilhoso uma explicação de fácil compreensão ah grego muito para o meu conhecimento.
    Reconhecer e respeitar toda a simbologia e praticar a fé e o amor de Jesus é o mínimo que devemos fazer como gratidão de tudo que ele sofreu por nós.

    ResponderExcluir