terça-feira, 27 de outubro de 2015

Carta aos exilados. Jr 29:4-14.


Introdução:  Era o ano de 587 a.C. O povo de Israel foi arrancado do lugar onde havia nascido. O exílio aconteceu em duas etapas: O rei Jeoaquim, a rainha-mãe e a grande maioria dos líderes foram deportados em 598 a.C. A maioria do povo foi deixada para trás sob o comando do rei Zedequias, apenas um rei que obedecia as ordens de Nacudonosor. Jeremias, um dos deixados para trás, escreveu a sua carta, provavelmente, em 594 a.C, onze anos depois do primeiro exílio. Os israelitas foram forçados a caminhas 1.100 quilômetros, pelo deserto do Oriente Médio, deixando para trás suas casas, templo e colinas. Na nova terra, a Babilônia, os hábitos e costumes eram muito estranhos, a língua incompreensível e a paisagem em forma de planície.  Onze anos depois do primeiro exílio, provocado por conspirações e insurreições, os exércitos da Babilônia retornaram e destruíram a cidade, em 587 a.C. 



Todos os seres humanos enfrentam exílios. Nosso primeiro exílio aconteceu quando nascemos e começamos a vida em um ambiente estranho e duro. Somos exilados novamente quando, com pouca idade, somos enviados para um mundo terrível e exigente, chamado escola. Então, enfrentamos novo exílio ao deixar a escola para dar o nosso melhor no mundo do trabalho. Somos exilados de nossa cidade natal a fim de encontrar o nosso caminho em uma nova cidade.

O significado essencial do exílio é que nós estamos onde não queríamos estar. Estamos longe de nosso lar. Somos forçados a permanecer distante de tudo o que nos é familiar.

1)    Falsos sonhos.
Jeremias e outros profetas haviam pregado que a estabilidade da nação e a segurança dependiam da fidelidade ao amor de Deus.  Mas, esta mensagem foi ridicularizada e desprezada. Um dia surgiu o exercito babilônico e capturou a cidade. Após conquistarem Jerusalém, os babilônios selecionaram os líderes da cidade para serem deportados. A tática consistia em remover todas as pessoas de influência e liderança, ou seja, artesãos, comerciantes e líderes políticos, de modo que a população ficasse dependente e submissa aos invasores. 



COMO SERÁ QUE ESTAS PESSOAS SE SENTIRAM NO EXILIO? Algo terrível nos aconteceu. E isto não é justo. Sabemos que não somos perfeitos, porém não somos piores que os demais. E, aqui acabamos nós, no deserto da Babilônia, enquanto nossos amigos desfrutam suas vidas habituais em Jerusalém. POR QUE NÓS? Não entendemos a língua, detestamos a comida, as maneiras dos babilônios são grosseiras, as escolas são precárias, não há um só lugar decente para prestar culto, as planícies são infrutíferas, o clima é insuportavelmente quente, os templos estão tomados pela imoralidade e todos falam com sotaque”.

Havia entre eles líderes religiosos que alimentavam a autopiedade do povo exilado. Conhecemos os nomes de três deles: Acabe, Zedequias e Semaías. Estes profetas chamaram a atenção para a injustiça do exílio: “Sim, é para a antiga religião de Jerusalém que devemos voltar. Sim, não é justo que permaneçamos aqui enquanto muitos estão desfrutando a boa vida em Jerusalém. Porém, tenham um pouco mais de paciência e logo estaremos de volta. Esta triste situação não deve perdurar por muito tempo. Como poderia? Nenhum de nós merece esta vida. A justiça irá prevalecer”.

Como o povo,  influenciado por esta mensagem, pensava que logo estaria voltando para sua casa, não fazia sentido entregar-se ao trabalho na Babilônia. Pregavam: Por que se esforçar plantando hortas? Era um trabalho muito duro, eles estariam longe antes do tempo da colheita. Por que aprender as práticas comerciais daquela cultura? Ou, Por que cumprir os compromissos de um casamento ou família? Os exilados, felizes por terem uma razão religiosa para serem preguiçosos, viviam apenas para comer, portando-se como parasitas na sociedade, irresponsáveis em seus relacionamentos e indiferentes à realidade de suas vidas.

2)    Uma Carta de Jeremias.
Certo dia, sem aviso, dois homens aparecerem entre os exilados, vindos de Jerusalém. Eles eram Eleasá e Gemarias. Eles chegaram em missão oficial, trazendo uma carta ao rei da Babilônia. Todos os exilados estavam atônitos. O que estava acontecendo? Eleasá e Gemarias acenaram aos exilados em completo silêncio; então revelaram que traziam uma mensagem do profeta Jeremias, uma carta aos se encontravam no exílio.

Edificai casas e habitai nelas: este é o novo lar, construam uma casa. O exílio na BabiLônia não foi sua escolha, mas é o destino que lhes foi concedido. Construam uma casa no estilo babilônio e vivam da melhor forma possível.

Plantai pomares e comei o seu fruto. Conheçam o ritmo das estações. Tornem-se parte produtiva da economia local. Coloquem as mãos na massa.

Tomais esposas e gerai filhos e filhas. Estas pessoas entre as quais estão vivendo não são inferiores nem superiores a vocês. São seus iguais e com eles vocês podem envolver-se no mais intimo e responsável dos relacionamentos. Voces não podem ser as pessoas que Deus deseja que sejam se ficarem distantes dos demais.

Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor, porque na sua paz vós tereis paz. Paz = Shalom. Esta palavra hebraica significa totalidade, a saúde dinâmica e vibrante de uma sociedade que pulsa com o propósito divinamente inspirado e move-se com amor que transforma vidas.

TOMANDO UMA DECISÃO, PORTANTO. 1) Concentrarei a minha atenção no que está errado com o mundo ao meu redor e sentirei pena de minha pobre situação? 2) Ou,  Concentrarei minhas energias para viver da melhor maneira possível no lugar em que me encontro? Sempre é muito mais fácil entregar-se a uma atitude de queixas e autopiedade do que reagir de forma positiva.

Existem dois tipos de pessoas: “As que olham para a vida e se queixam do que não possuem, e as que olham para a vida e rejubilam-se com o que possuem”.  Então a questão é esta: Viveremos com base no que possuímos ou no que não possuímos?

Conclusão: Convite a Promessa. 

“Eu sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvireis. Burcar-me-ei e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor”. Jr 29. 11-13.

Algumas pessoas rejeitaram totalmente a mensagem. Os três profetas, por exemplo, ficaram furiosos. Semaías enviou uma contundente e agressiva carta ao sacerdote de Jerusalém, Sofonias (Jr 29:24-28). Outros porém, talvez a maioria, aceitaram de bom grado a mensagem. O resultado dessa decisão foi o surgimento de um dos mais criativos períodos de toda a história dos hebreus.

O povo no exílio aprendeu a orar de forma mais profunda e transformadora como nunca antes. Eles perderam tudo o que julgavam importante e descobriram o que, realmente, importava: descobriram o verdadeiro Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário