terça-feira, 8 de setembro de 2015

“Eu não passo de uma criança”. Jr 1:5,6-8,18.



Introdução:
“Eu não fui criado para correr perigos – chorou Frodo – Eu gostaria de jamais ter visto o anel! Por que veio até mim? Por que eu fui escolhido?
tais questões não podem ser respondidas – disse Gandalf. Pode estar certo de que não foi por qualquer mérito que os demais não possuem; não pelo poder ou sabedoria, de forma alguma. O fato é que você foi escolhido e, portanto, deve utilizar toda a força, o coração e a inteligência que possui”. O Senhor dos Anéis.



1 )    SOU APENAS UM JOVEM!

·        A missão que Jeremias recusou foi a de ser um profeta, duas convicções: A primeira,  Deus vive, que é pessoal e ativo. A segunda é a de que o mundo está atravessando um momento difícil e complexo. Um profeta é obcecado por Deus e vive intensamente para o agora. A  função do profeta é convocar as pessoas a viverem bem, da forma certa – a serem humanos. Não podemos ser humano se não temos relação com Deus! O profeta procura encanar em sua vida a Palavra de Deus (Jr 27.2).

·        UM PROFETA leva as pessoas a conhecer a Deus; quem Ele é, suas características, palavras e ações.        o Profeta suscita nossa ira ao rejeitar nossos eufemismos, revelar nossos disfarces (hipocrisias)  e, então, trazendo à tona nossos atos mais cruéis e motivos egoístas, exibindo-os onde todos possam ver” (Ez 3:7-11).

2)    ALEGANDO INCAPACIDADE, CASUÍSMO·        “...Ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança”.

·        OU SEJA, Nossas desculpas, para fugirmos do chamado de Deus: “Eu não tenho experiência, sou apenas uma dona de casa; não fiz nenhum curso de teologia; sou apenas um humilde pregador e não tenho suficiente escolaridade; não tenho tempo disponível, me falta autoconfiança!” (Ex 4.10) Muito se tem exigido de nós, mas nunca estamos à altura das exigências ou não somos capazes de lidar com elas.

·        Subterfúgios:  “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerás?” (Jr 17:9).         Existe uma enorme diferença entre o que nós pensamos que podemos fazer e o que Deus nos  chama a realizar (Is 55.9).



·        NÃO DIGAS: “Não passo de uma criança, porque a todos a quem eu te enviar irás, e tudo quanto eu te mandar falarás, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor. Eis que ponho na tua boca as minhas palavras. Olha que hoje te constituo sobre as nações sobre os reinos para arrancares e arruinares e também para edificares e plantares (Jr 1:9-10)”.

Verbos: arrancar, derribar, destruir, arruinar, edificar e plantar, estão intimamente ligados. No caminho da fé não devemos fugir porque nos parece demasiadamente difícil; enfrentamos o desafio porque somos ordenados e equipados a fazê-lo.  DEUS É QUEM DECIDE A NOSSO RESPEITO. Deus nos escolhe com o propósito de nos capacitar o que Ele deseja que façamos ou sejamos: “Eis que ponho na tua boca as minhas palavras... Olha que hoje te constituo sobre as nações” (Jr 1.18-19).


Deus chama o pregador para ser sua boca; e Deus fala por intermédio dele. Deus chama quem Ele quer e como Ele quer para ser o seu pregador. O profeta Amós disse: “Eu não sou profeta, nem discípulo de profeta, mas boieiro e colhedor de sicômoros. Mas o SENHOR me tirou de após o gado e me disse: Vai e profetiza (prega) ao meu povo Israel” (Amós 7.14,15).



)    Duas visões:

3.1) VARA DE AMENDOEIRA “Veio ainda a palavra do Senhor, dizendo: Que vês tu, Jeremias? Respondi: vejo uma vara de amendoeira. Disse-me o Senhor: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir” (Jr 1:11-12).


·        A amendoeira é uma das primeiras árvores a florescer na região da Palestina. Antes de estender as folhas, flores, brancas como a neve, desabrocham. Enquanto a terra ainda está sob os efeitos gélidos do inverno, as acalentadores flores surgem naturalmente, sem avisar, surpreendendo-nos com a promessa da primavera.

·        “Por que eu velo sobre a minha palavra para cumprir”. Estas palavras, como a flor da amendoeira, são promessas, uma antecipação do que está para acontecer. Elas se transformam em algo. Amendoeira (hebraico: Shaqued) e Velo (shoqued): na língua hebraica são parecidas: “Que vês tu, Jeremias? Respondi; vejo uma vara de amendoeira (shaqed). Disse-me o Senhor: Viste bem, porque eu shoqed (velo) sobre a minha palavra para cumprir”.

·        Ou seja, Estou velando a minha palavra como um pastor vela por seu rebanho. Nenhuma das palavras, que me ouviste dizer deixará de se cumprir (Hb 4.12).

3.2 ) PANELA DE ÁGUA FERVENTE:   Outra vez, me veio a palavra do Senhor, dizendo: que vês? Eu respondi: vejo uma panela ao fogo, cuja boca se inclina do norte”.  (Jr 1:13).


A panela encontrava-se inclinada de modo que a água fervente estava sendo derramada sobre o sul. A cidade de Anatote e as ruas de Jerusalém estavam diretamente no curso das águas. ·        São inimigos marchando para uma invasão (Jr 1:14-16). Esta guerra iminente está relacionada ao julgamento de Deus. A água fervente irá lavar a terra. “A água quente tem o dom de purificar”.

O julgamento escaldante estava para acontecer porque o povo tinha abandonado o relacionamento de amor com Deus e se envolvido com rituais religiosos a deuses estranhos (Jr 1.16, Jr 3.21 e 22). A NATUREZA, INCLUINDO, A HUMANA, NÃO SUPORTARÁS QUALQUER CONTRADIÇÃO ABSOLUTA. ELA DEVE SER CONVERTIDA, NÃO VIOLADA". Os exércitos neobabilônicos estavam em marcha e nenhuma pessoa dotada de inteligencia mediana poderia ficar alheio a isso.  

·        “A guerra viria interromper aquele modo de vida inútil, tolo, impuro e indolente, obrigando-o a voltar seus olhos para o que é essencial e eterno: vida e morte, Deus e a humanidade, fé e descrença, aliança e obediência”.

 CONCLUSÃO: "eis que hoje te ponho por cidade fortificada, por coluna de ferro e por muros de bronze".




Nenhum comentário:

Postar um comentário