terça-feira, 1 de setembro de 2015

Desde o ventre da minha mãe tu me escolhestes.         Jr 1:1-5.



Introdução. Quem foi Jeremias? O significado exato de Jeremias é incerto: pode significar “AQUELE QUE EXALTA O SENHOR” ou, ainda “O SENHOR LANÇA”. O certo é que “O Senhor”, o nome pessoal de Deus, está no nome desse profeta. 

No dia em que Jeremias nasceu, Hilquias e sua esposa lhe deram um nome antevendo a maneira como Deus agiria em sua vida. Em esperança, eles vislumbraram os anos vindouros e viram o Filho como alguém em cuja vida o Senhor seria exaltado: Jeremias – O Senhor é exaltado. Ou, com o olhar de esperança, eles olharam e futuro como uma pessoa que seria lançada na comunidade como um dardo representativo de Deus, invadindo as defesas do egoísmo com justiça e misericórdia divinas: Jeremias – O Senhor lança.

A maioria dos nomes ao longo da história de Israel foi composta com o nome de Deus. Os nomes antecipavam o que cada um seria quando crescesse. Josias, significa Deus sara; Jeoaquim, o Senhor eleva; Zedequias, o Senhor é justo; Jeremias, o Senhor exalta ou o Senhor lança. Alguns deles realmente viveram de acordo com o significado de seus nomes. Entre eles, Jeremias e Josias. Outros, como Jeoaquim e Zedequias, não justificaram os nomes que ostentavam, pois suas vidas contrariaram a grande promessa que seus nomes proclamava. Zedequias recebeu um nome glorioso, porém ele o traiu. Igualmente, Jeoaquim recebeu um nome soberbo, mas ele o abandonou. 

Quando eu recebi o meu nome, João, o que será que meus pais pensaram. Mas o significado é “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”. O nome João tem origem no hebraico Yehokhanan, Iohanan, composto pela união dos elementos Yah que significa “Javé, Jeová, Deus” e hannah que quer dizer “graça” e significa “Deus é gracioso, agraciado por Deus, a graça e misericórdia de Deus, Deus perdoa”.

O que sabemos sobre Jeremias e o que não sabemos. Dados HISTÓRICOS DE JEREMIAS: 1) o nome de seu pai, Hilquias; 2) a vocação deste sacerdote; 3) e o local de nascimento, Anatote. Perguntas possíveis para se entender a história de Jeremias: Como era Anatote? As condições econômicas e sociais? As características da personalidade do pai? O método de ensino utilizado pelos sábios de Anatote? No Entanto, SABEMOS O QUE  Deus estava fazendo:

PROVA TEOLOGICA: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci; e, antes que saísses da madre te consagrei e te constituí profeta às nações”.

1)    O primeiro movimento: “Antes que eu te formasse no ventre materno, EU TE CONHECI...”. 



Muito antes de começarmos a formular perguntas sobre Deus, Ele já nos questionava. Deus nos conhecia antes de sermos concebidos no útero materno (Jó 10.8; Sl 139.13,16) Somos conhecidos antes de conhecer. Ou seja, não mais correremos sem direção, tomados pelo pânico e pela ansiedade, procurando pelas respostas da vida.

SE USARMOS nosso ego como centro, a partir do qual estabelecemos a geometria da nossa vida, viveremos fora do verdadeiro centro”.  A MINHA IDENTIDADE não tem início quando começo a me compreender. Há algo anterior que me leva a refletir sobre mim, e é o que Deus pensa a meu respeito.

  
2)    Escolhendo lados: “... antes que saísses da madre, te consagrei”.

CONSAGRADO significa ser colocado em separado para o lado de Deus. Isso significa que somos escolhidos independentemente do curso débil e incerto das circunstancias para participarmos de algo importante que Deus está realizando.


E o que Deus está realizando? Ele está salvando, está resgatando, julgando, curando, esclarecendo. Há uma verdadeira batalha em curso. Há uma intensa batalha moral (Ef. 6.10-12). Há maldade, crueldade, infelicidade e enfermidades. Há superstição e ignorância, brutalidade e dor. Deus é a favor da vida contra a morte, coloca-se ao lado do amor e opõe-se ao ódio, favorece a esperança e combate o desespero.

“Deus é a favor do céu e contra o inferno. Não existe zona neutra no universo. Cada centímetro quadrado é área de contestação”.  

Ninguém nasce neste mundo para ser apenas um mero espectador. Não há meio termo, ou aceitamos a vida para a qual fomos consagrados ou, traiçoeiramente, deserdamos dela. Não podemos dizer: “espere um pouco! Ainda não me sinto pronto. Aguarde até que resolva algumas pendências” (1 Rs 18.25).


A bíblia nos chama de “santos” (Rm 1.7). A palavra santo não se refere à qualidade ou virtude de seus atos, mas ao tipo de vida para o qual foram escolhidos, ou seja, a vida no campo de batalha ( 1 Ts 4.7).

3)    A grande dádiva: “...te constituí profeta às nações”.

A palavra constituí significa, literalmente, “dei”; “Eu te dei como profeta as nações”. Antes mesmo de Jeremias nascer ele foi dado (Is 49.1, Gl 1.15). Esta é a maneira de Deus agir (João 3.16). 



OBJEÇÕES DE JEREMIAS: “Espere um pouco. Não seja tão apressado em me dar. Eu tenho algo a falar sobre isso. Sei que meus direitos são inalienáveis e um deles é decidir o que fazer com a minha vida”. MAGINE A RESPOSTA DE DEUS: “Desculpe-me, mas tomei esta decisão antes de você  nascer. Ela foi tomada, você foi oferecido”

Conclusão: Jeremias poderia ter-se agarrado à rua sem saída onde nasceu, em Anatote. Ele poderia viver debaixo da segurança que a posição de sacerdote de seu pai lhe garantia. Porém, ele não agiu assim. Se tornou um dos maiores profetas do Antigo Testamento. 



Um comentário:

  1. Totalmente fora de contexto não se aplica algo exclusivo de alguém a nós ali foi um chamado exclusivo para Jeremias . graça e paz amado irmão

    ResponderExcluir