domingo, 6 de setembro de 2015

A face do adversário e as armaduras de Deus. Efésios 6:10-20.


Introdução: “Quanto ao mais...”, “a partir de agora”, “durante o tempo que resta”: é uma chamada emocionante para a batalha...não escutas o clarim e a trombeta?” Estamos sendo despertados, estamos sendo estimulados, estamos sendo colocados em nossos pés. Somos ordenados a ser homens. O tom inteiro é marcial, é varonil, é forte.

1)    O inimigo que enfrentamos: “nossa luta não é contra carne e o sangue mas contra inteligências cósmicas; nossos inimigos não são humanos, mas demoníacos” (Atos 19:13-17). Três características: 1) são poderosos: dominadores deste mundo (João 5:19); 2) são malignos: odeiam a luz e se retraem diante dela. A escuridão é a habitação natural: a escuridão da falsidade e do pecado; 3) São astutos: ciladas do diabo. Estratagema: combinação de sagacidade com engano engenhoso.  Ele se transforma em anjo de luz.

·        Como resistir? Sede fortalecido no Senhor e na força do seu poder (v.10) e revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderes ficar firmes contra as ciladas do diabo (v.11). 


2)    As armaduras de Deus.
·        “toda armadura de Deus”: a armadura completa de um soldado pesadamente armado. São seis peças: o cinto, a couraça; as botas; o escudo: fé; o capacete e a espada.  “No céu, compareceremos não com armadura, mas vestindo roupas de glória; aqui, porém, elas devem ser usadas noite e dia: devemos andar e trabalhar e dormir vestidos com elas senão, não somos verdadeiros soldados de Cristo”.

·        Sansão: Teve o cabelo cortado, enquanto dormia; Saul: lança furtada por Davi enquanto dormia; Noé: sono ébrio, foi de alguma maneira humilhado pelo filho; Eutico: no sono, caiu...

2.1)  Cinto da verdade. Usualmente feito de couro, o cinto do soldado pertencia mais à sua roupa de baixo do que à armadura. O cinto do soldado cristão é a verdade: verdade de doutrina e verdade do coração.


2.2)  A couraça da justiça. É a iniciativa graciosa de Deus em fazer com que os pecadores fiquem de bem consigo através de Cristo. Somos vestidos numa justiça que não é nossa, mas de Cristo, ficamos em pé diante de Deus, não condenado, mas sim aceito. A palavra Satanás significa adversário e Diabo é caluniador.


2.3)  As botas do evangelho. Era feita de couro, deixava os dedos do pé livre, tinha solas pesadamente cravejadas e era fixa nos calcanhares e nas canelas com tiras de couro. A obra missionária é como um par de sandálias que foi dado a igreja a fim de que ela se coloque no caminho e continue andando para tornar conhecido o mistério do evangelho.


2.4) O Escudo da fé. Paulo ensina, não o pequeno escudo redondo que deixava a maior parte do corpo desprotegido mas, sim, o longo escudo retangular, medindo 1,2 metros por 0,75 que cobria a pessoa inteira. Duas camadas de madeira coladas juntas, e cobertas primeiramente com linho e depois com couro: ferro em cima e em baixo.


·        Quais são os dardos inflamados do maligno? Acusações mentirosas (culpa falsa), pensamentos de duvida e de desobediência, de rebeldia, de pecado, de malicia ou medo.  Entretanto, Deus é o nosso escudo.

·        A FÉ TOMA POSSE DAS PROMESSAS DE DEUS EM TEMPOS DE DÚVIDA E DEPRESSÃO, E A FÉ TOMA POSSE DO PODER DE DEUS EM TEMPOS DE TENTAÇÃO.

2.5)  Capacete da salvação. O Capacete era feito de um metal resistente, tal como o bronze  ou o ferro. Um forro interno de feltro ou de esponja tornava o peso tolerável. Nada, senão um machado ou um martelo, poderia furar um capacete pesado.
·        O que adorna e protege o cristão, que o capacita a levantar a cabeça com confiança e alegria, é o fato de ser salvo.


2.6) Espada do Espírito (v, 17). O Espírito emprega para cortar as defesas das pessoas, ferir suas consciências e despertá-las espiritualmente com sua ação penetrante. Também, coloca sua espada em nossas mãos, de modo que possamos usar não somente para resistir a tentação, mas também para evangelizar (Hb 4:12).



CONCLUSÃO: devemos orar em todo tempo, com toda oração e súplica, com toda perseverança, fazendo suplicas por todos os santos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário