terça-feira, 29 de setembro de 2015

A casa do oleiro. Jr 18.1-18.


Introdução:  Quem foi Jeremias? O significado do seu nome é:   “AQUELE QUE EXALTA O SENHOR” ou, ainda “O SENHOR LANÇA”. O certo é que “O Senhor”, o nome pessoal de Deus, está no nome desse profeta. Dados históricos: : 1) o nome de seu pai, Hilquias (sacerdote) ; 2) a vocação deste sacerdote

; 3) e o local de nascimento, Anatote.

Vocação do profeta: duas visões. 1) (Jr 1:11-12). Bíblia King James: “E a Palavra de Yahweh veio a mim indagando: O que estás vendo, Jeremias? Ao que respondi: Vejo uma ramo de SHAKED, AMENDOREIRA. Então Yahweh replicou-me: Viste bem, porque Eu estou SHOKED, vigiando, a fim de que minha palavra se cumpra”.  A Palavra do Senhor como a flor da amendoeira (Jr 18.1) são promessas, uma antecipação do que está para acontecer.
 2 ) “A Palavra do Senhor foi dirigida pela segunda vez, nestes termos: “O que estás vendo? Ao que respondi: “Vejo uma panela fervendo, ela está inclinada do Norte para cá” (Jr 1.13). São inimigos marchando para uma invasão (Jr 1: 14-16). Esta guerra iminente está relacionada ao julgamento de Deus. A água fervente irá lavar a terra. “A água quente tem o dom de purificar”.

1)    “Levante-te, e desce à casa do Oleiro”.
A tarefa de Deus, por intermédio de Jeremias, era esta: COMO POSSO FAZER COM QUE AS PESSOAS ME LEVEM A SÉRIO, EXATAMENTE ONDE ELAS ESTÃO? Ou, como posso fazer com que elas se dispam de seus tediosos egos, dando lugar à minha gloriosa vontade, aqui e agora? “Levante-te, e desce à casa do oleiro”. Nos dias hodiernos, Deus poderia nos dizer: Vá ao sapateiro, ou desce ao estábulo do açougueiro. Ou, vá à banca de doces. Vá onde o trabalho cotidiano está sendo realizado.

A Olaria estava localizada no vale de Bem-Hinon, ao sul de Jerusalém, perto da chamada Porta dos cacos (Jr 19.2). Com acesso ao vale e aos poços de Siloé. Incluia um grande terreno para guardar e amassar a argila, o forno e o monturo (lixão) municipal. Toda a área denominava-se Campo do Oleiro; no novo testamento é chamado de "campo de sangue" (Atos 1.17-19). . O oleiro era um artífice, cuja casa todos conheciam, cuja atividade era familiar a todos e necessária para a manutenção cotidiana da vida.  Os oleiros estão sempre experimentando, criando novos contornos, tamanhos, processos de modelação para dar a forma e o acabamento finais em uma combinação agradável de curvas. 



            A imaginação de Jeremias começou a trabalhar quando ele se postou diante daquele oleiro, enquanto este manuseava o monte de barro, ainda disforme na roda. Jeremias viu algo mais: ELE VISLUMBROU DEUS MODELANDO UMA PESSOA PARA SUA GLÓRIA! Homens e mulheres criados à imagem divina. Necessários, porém não apenas isso – também belos. Bonitos, mas não apenas isso – também úteis. Não há ser humano que não seja útil, que não tenha seu papel dentro do que Deus está realizando. E não há ser humano que não seja único, dotado de linhas, cores e formas, totalmente distintas de qualquer outro. IMAGINEM A CENA NA OLARIA: o aspecto bruto do barro, inerte e letárgico, modelado com propósito pelas habilidosas mãos dos oleiro e, enquanto o barro ia adquirindo forma, veio a compreensão da singular individualidade e ampla utilidade que aquele monte de barro assumiria quando todo o processo, da modelagem ao acabamento final, passando pela pintura e cozimento, fosse concluído. O PÓ DE ONDE VIEMOS E A IMAGEM DE DEUS NA QUAL FOMOS FEITOS SÃO UM E OS MESMOS! (Is 64.8)

 2)    O vaso estragado.

E, então, algo saiu errado: “Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão...”.  Jeremias sabia que poderia haver vasos ruins e danificados – homens e mulheres com impurezas, com pequenos defeitos e trincas que resistem às mãos do divino oleiro. 


Dia após dia, Jeremias convivia com pessoas que não eram úteis: as imperfeições tornaram suas vidas em recipientes danificados, incapazes de reter o liquido. Suas vidas se tornaram inconstantes e independentes. Em outras palavras, pecado, rebelião, vontade própria, desvio. Ele, porém, nunca tinha presenciado tão perturbadora imagem para isso (Jr 18.13-16).

O que o oleiro iria fazer, agora? Chutar a roda e soltar palavras pesadas, expressando a sua contrariedade? Arremessar o monte de barro contra a parede e ir busca de um novo barro? NADA DISSO: “... tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu”. Deus amassa e pressiona, estica e comprime. Deus não desiste de fazer bons vasos. Deus não joga fora o vaso que foi danificado.

3)    Esperança e Advertência.

Nesta mensagem, encontramos a esperança e a advertência de mãos dadas: ESPERANÇA: “Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel” (Jr 18.6), ou “Será que eu não posso fazer com o povo de Israel o mesmo que o oleiro faz com o barro”? (NTLH). O profeta avança nas duras direções: “Se a tal nação (pessoa) se convencer da maldade contra a qual eu falei, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe” (Jr 18.8). ADVERTÊNCIA: “Se ele fizer o que é mal perante mim e não der ouvidos à minha voz, então, me arrependerei do bem que houvera dito lhe faria” (Jr 18.10).

O barro pode frustrar a intenção do oleiro e fazê-lo mudar de idéia: assim como a qualidade do barro determina o que o oleiro pode fazer com ele, também a qualidade de uma pessoa determina o que Deus pode fazer com ela.

“Eles vão responder: Não adianta; nós vamos seguir os nossos planos. Todos nós vamos agir de acordo com a teimosia e a maldade do nosso coração” (Jr 18.12, 18). SERÁ QUE AS PESSOAS SENTEM-SE APRISIONADAS ÀS SUAS VIDAS E, SIMPLESMENTE, TENTAM FAZER O MELHOR (OU O PIOR) COM O QUE TEM EM MÃOS? Jeremias não concordará com tal fatalismo.

Conclusão: Deus, o oleiro.

A primeira palavra que Jeremias recebeu de Deus foi esta: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci...” (Jr 1.5). O verbo formasse é yatzar. Agora que Jeremias está preparado para estabelecer uma imagem mediante  a qual o povo é capaz de compreender sua posição em relação a Deus, ele vai à casa do yotzer, o oleiro. 



A primeira palavra que Jeremias aprendeu para compreender a sua própria vida, yatzar, é a palavra agora utilizada para levar as pessoas a entenderem suas vidas: Deus moldou Jeremias; Deus está moldando as pessoas. Ele é o oleiro, um yotzer, trabalhando em Sua divina roda um Jeremias de barro, moldando pessoas que são como o monte de barro, Ele dá forma, yatzar, a elas. Jeremias prega ao povo a sua própria experiência.





Um comentário: