terça-feira, 4 de agosto de 2015

Os sonhos não envelhecem. Js 14.6-12


Introdução: Atitudes negativas diante da vida.

·        Sensação de inutilidade. “Eu não sirvo para ajudar ninguém. Sou um estorvo na vida dos outros. Por que continuo a viver?” O poeta alemão Goethe escreveu: “Vida inútil é morte prematura”.

·        Autopiedade. Ninguem se preocupa mais comigo. Porque ainda não morri? Por que devo me preocupar com os outros? Se alguém precisasse de mim, teria vindo pedir ajuda”. Autopiedade produz acusação. Acusação produz amargura. E a amargura afasta as outras pessoas.

·        Medo. Eu preciso tomar muito cuidado. Preciso evitar todos os riscos e perigos. O mundo é um lugar perigoso, com toda a sorte de maldades: doenças, crimes, tragédias causadas pela natureza. O medo, porém, é um ladrão que rouba a nossa alegria e nossa paz.

·        Remorso. Trata-se de uma mistura de culpa e arrependimento por escolhas mal feitas, ou, uma “angustia corrosiva que surge de um sentimento de culpa por erros passados: autocensura”. É a atitude de sempre olhar por cima dos ombros para o passado com um longo e profundo suspiro, pensando: Se ao mesmo eu tivesse... Se ao menos eu não tivesse...”.

Portanto, esse texto da Palavra de Deus está num momento muito especial da história de Israel. Pois os israelitas haviam deixado quatrocentos anos de escravidão, indo em direção em direção a Canaã. Depois de três meses de viagem e, as portas de Canaã, Moisés envia doze espias, para que avaliem a condição da terra que receberiam como herança da parte de Deus. Dos doze, dez voltam assustados em virtude dos gigantes que viram na terra, enquanto que dois espias, Josué e Calebe, disseram ao povo que Deus daria aquela terra que manava leite e mel. Agora, depois de quarenta anos, a segunda geração, está diante da terra de Canaã, não mais Moisés que lidera o povo, mas,  sim, Josué.

1)    Calebe – Homem da montanha.
·        Calebe aparece pela primeira vez ao lado de Josué e mais dez homens (Nm 13:1-2 e 6). Deus acabara de livrar a nação de Israel da escravidão no Egito e conduzira o povo através do deserto sob a liderança de Moisés. Eles acamparam em uma região deserta chamada Cades-Barnéia, ao sul da terra prometida, a terra de Canaã. Lá, a nação escolheu 12 homens que fariam o reconhecimento do território a ser conquistado. 



·        Os homens voltaram quase um mês e meio depois. Os lideres de Israel se reúnem para ouvir o relatório. Os doze homens chegam à reunião carregados de uvas, romãs e histórias fantásticas sobre a incrível diversidade de frutos e riquezas daquela terra. 



“Lugares altos com chuva abundante para regar os vinhedos; desertos para os rebanhos; colinas para arvores frutíferas, grãos e azeitonas; vales viçosos para colheitas; vales áridos para figos; um imenso lago de águas frescas com peixes em profusão; uma fértil planície costeira, um grande número de fonte de água límpida”. 

1.2) Mas ... (Nm 13.28).
·        Os enaquins eram pessoas de grande estatura. Diante disso, os cananeus criaram esta expressão: “QUEM É CAPAZ DE ENFRENTAR OS FILHOS DE ENAQUE?”. E, como isso não bastasse, aqueles homens de grande estatura construíram cidades enormes com muros gigantescos e impenetráveis. E mais: havia um grande numero deles. E além deles havia as tribos dos amalequitas, hititas, Jebuseus e amorreus...


·        Em meio ao desespero, um homem de quarenta anos chamado Calebe deu um passo à frente e calou a multidão, e disse: “Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos, em verdade temos a capacidade de conquistar essa terra!” (Nm 13.30).  Mas os dez homens incrédulos disseram (Nm 13.31-33).

·        Podemos tentar imaginar a conversa durante a reunião: _Calebe, você viu as mesmas coisas que os outros viram? _ Sim. _ Faz ideia do tamanho daqueles homens? _ Sim. Mas vocês se esqueceram da grandiosidade de Deus? Lembram-se do que ele fez com os egípcios? Lembram-se do mar Vermelho? Deus disse que nos daria essa terra. Então, porque estamos com os joelhos bambos, medindo os inimigos e preocupando-nos com cidades fortificadas? Temos Deus ao nosso lado.

·        Os homens, porém, que haviam ido com ele disseram: “não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós” (Nm 13.31). “Vimos também os gigantes (...) diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles” (Nm 14.6-9). Mas, o povo não quis ouvir Calebe e Josué, por isso toda essa geração iria perecer no deserto, menos Josué e Calebe.

2) Calebe: Dê-me aquela região montanhosa!

·        A primeira e a mais importante qualidade de Calebe era a sua devoção incondicional ao Senhor. Observe o que Josué diz acerca de Calebe, nada menos que tres vezes. Nos versículos 8,9 e 14, lemos que Calebe foi inteiramente fiel ao Senhor. Entre todos os grandes homens e mulheres da Bíblia, Calebe é a única pessoa de quem foi dito: “você foi inteiramente fiel ao Senhor”.

·        A segunda qualidade era a fé inabalável nas promessas de Deus. No versículo 6, Calebe inicia seu discurso desta forma: “você sabe o que  o Senhor disse a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, sobre mim e você”. Deus prometera dar a terra de Canaã a Israel, e prometera uma parte especial dela a Calebe. Isso era tudo que ele necessitava para por o exercito em marcha. Durante 45 anos, Calebe sonhou com Hebrom! 


 Ou seja, somente quem tem o Hebrom sabe porque está se sacrificando hoje,do que deve abrir mão e quem direção deve caminhar.

·        A terceira qualidade era a humildade autentica. Humildade é considerar os outros mais importante do que nós. No capitulo 13 de Numeros, Calebe foi a primeira voz a transmitir boas noticias. Josué deu-lhe todo o apoio necessário, mas Calebe  foi corajoso ao dizer que o povo deveria tomar posse da terra e confiar no Senhor. Ao longo dos quarenta anos de peregrinação no deserto, vemos um grande numero de disputas pelo poder, ouvimos falar de muitas murmurações, mas esse líder forte e natural não se envolveu em nada disso.

·        A quarta qualidade é a atitude de entusiasmo. “Dê-me, pois, a região montanhosa...”. Dê-me esse desafio. Eu não fiquei com medo quando tinha quarenta anos, e estou pronto para essa batalha aos 85 anos! Deus era o meu Deus naquele época, e é o meu Deus agora. Deixe-me enfrentá-los!

Conclusão: “Calebe expulsou de Hebrom os tres enaquis: Sesai, Aimã e Talmai, descendentes de Enaque. Dali avançou contra o povo de Debir...” (Js 15.14-15).  



Nenhum comentário:

Postar um comentário