sábado, 1 de agosto de 2015

CEIA DO SENHOR: VOS AJUNTAIS NÃO PARA MELHOR, MAS PARA PIOR. 1 CO 11:17


Introdução

Na Europa nos últimos dez anos foram fechados em médias 200 igrejas por mês. Os templos cristãos tem se transformado em bares, lanchonetes, livraria, etc.
1)    Irrelevancia da igreja.

·        “as portas do inferno não prevalece contra a igreja”. Só uma força capaz de fechar a igreja, a própria igreja. Não poucas vezes a igrejas faz mais mal do que bem. Quando a igreja faz mais mal do que bem é melhor que feche ou sofra uma disciplina de Deus para que mude.

·        No Brasil apesar de experimentarmos no Brasil um crescimento quantitativo não significa que é a igreja de Jesus. A uma diferença abissal entre a igreja evangélica e o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

·        O texto que acabamos de ler fala de nós que não demos às costas a comunidade mas que estamos fazendo mal para a comunidade. Voces se reúnem e as reuniões de vocês fazem mais mal do que bem. A possível que estamos presente mas a nossa presença não resulta em graça de Deus mas no juízo de Deus contra nós. È por isso que há muitos que estão dormindo, enfermos e uns morreram.

·        A cruz que deveria nos abençoar como oferta do amor de Deus volta contra nós contra os nossos pecados. Estamos reunidos e sermos apenas a soma de indivíduos e não o corpo. Solitários, indivíduos, egoístas...reunidas no mesmo lugar.

2)    Pecados da igreja. 

·        Não discernir o corpo do Senhor. É o corpo do Cristo ressurreto. Nós somos o povo da ressurreição. A igreja é o corpo vivo do Senhor Jesus Cristo. Olhamos para o corpo vivo, que é a igreja do Senhor. A nossa presença não é presença de comunidade, v.20 e 21: quando vocês se reúnem não é pra comer a ceia do Senhor mas cada um come a sua própria ceia. É um ato particular, privativo, individual...cada um preocupado consigo mesmo. Desrespeitamos o corpo do nosso Senhor Jesus. Desprezo, falta de discernimento.

·        PREPOTÊNCIA: EU NÃO PRECISO DE NINGUÉM, EU ME BASTO. Igreja não é atividade, não é ministério, participa dos cultos da igreja. O que é igreja? É gente. É possível que esteja vinte anos na igreja e seja um ilustre desconhecido! Por quê? Porque você nunca se abriu para ninguém! As pessoas não sabem o que vai dentro do teu coração.  As pessoas não sabem nada a teu respeito.

·        ORGULHO. ELES NÃO ME ENTENDEM! Vocês se reúnem e faz a mesinha particular “dos iguais”. E os outros? São simplórios demais, imaturos demais. Eles não têm nada pra ME dar. Eu sei mais que o Pastor. “ a igreja não tem meu nível você esta num nível muito abaixo da igreja”. Participe da igreja, seja presente...

·        Ágape: cada um trazia sua comida. Ao final da refeição comum as pessoas faziam as solenes declarações de Cristo: o pão e o vinho. O pão é o corpo de Cristo e o vinho é o Senhor. O que trazia coisa boa ficava na mesinha do canto e o que trazia coisa ruim, ficava no canto, com fome. Estenda sua mesa....inclua...


CONCLUSÃO: Gente que não se insere na igreja diz assim: Não tenho tempo, estou cansado demais! Temos todos nós tempos. A questão: como você preenche o seu tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário