terça-feira, 25 de agosto de 2015

A benção de ser águia. Is 40:30-31.



“os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos certamente cairão. Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, e subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”.

“Um certo camponês achou no meio da floresta um ovo de águia, pensando se tratar de um ovo de galinha do mato. Convencido disso, logo que achou um ninho de galinha do mato, colocou nele o ovo para ser chocado com os demais. Aquele ovo, juntos dos outros, no tempo certo deu ensejo ao nascimento de uma avezinha – era uma águia! Mas como fora chocada entre ovos de galinha do mato, veio a ser criada como uma galinha. Certo dia, quando juntamente com outras galinhas do mato se encaminhava ao lixo pra buscar alimento, olhou pra cima e se deparou com uma enorme e linda ave que voava numa altura espetacular. Fascinada, perguntou às suas companheiras:
_  Que ave linda é aquela lá em cima?
_  É uma águia, respondeu uma galinha.
_  Mas que ave linda! – indagou a jovem águia, ignorando sua própria identidade.
_ É a mais linda e poderosa das aves! – disse outra. E acrescentou:
_ Mas você nunca chegará a ser igual a ela. Vamos ao lixo!
Aquela jovem águia, resignada, voltou ao lixo e viveu o restou de sua vida sem nunca descobrir que também era como aquela águia, bonita e altaneira”.

Hoje, quando olhamos para a igreja de Jesus, dois fatos podem ser inferidos da passagem lida: um, que Deus nos chamou para viver na dimensão das águias; outro, nosso estilo de vida parece mostrar que não passamos de galinhas do mato (Fl 4.8)

1)    O que distingue a águia da galinha do mato?


  • 1.1)    A galinha do mato nada tem de excelente.

·        A galinha do mato é uma ave comum. Nada de especial.Se alguém lhe disser que tem em casa uma galinha e uma águia, qual delas você fará questão de ver? Águia! Assim é a vida do cristão; ela chama a atenção de todos quando é verdadeiramente especial e incomum. Outro ponto característico de uma vida de galinha do mato é a falta de visão, de objetivos ou perspectivas. Nada desestimula mais as pessoas que uma igreja destituída de alvos, cujos talentos foram enterrados (II Tm 1:7).

 A vida de Daniel constitui um significativo exemplo bíblico de alguém que resolveu ser como águia. Ele era diferente em tudo. Orava quando ninguém orava, comia o que ninguém comia, e adorava o Deus que ninguém adorava – tanto é, que ser curvou a Deus quando todos adoravam o rei. 

1.2)         A galinha do mato cata no lixo seu alimento.


·        As galinhas do mato gostam de lixo. Mas as águias não. Afigura-se ridículo ver uma águia abaixada , ciscando no meio da lixeira. Assim são os que participam de ambientes fétidos e sujos, que não correspondem em nada à vida de um cristão. Querido irmão, se as coisas desse mundo ainda exercem um poder muito forte de atração sobre a sua vida sua experiência de conversão precisa ser reavaliada. O que é conversão? Mudança de rumo, de direção, de alvos, de enfoque. A salvação de Cristo liberta o homem não apenas da perdição, mas também da escravidão (Jo 8:32-36)

 A Bíblia diz que “sem santificação ninguém verá o Senhor” Hb 12:14). Sem um esforço consciente e deliberado no sentido de aperfeiçoar nossa santificação no temor de Deus (2 Co 7.1) nunca gozaremos de uma comunhão efetiva e real com o Senhor. Afinal, ele é santo (1 Pe 1.15,16).

1.3)         A galinha do mato voa baixo.

·        Galinhas do mato conseguem no máximo pequenos vôos, movendo-se de um galho para o outro. As águias tem vôos longos e altos. Hoje a Igreja, num certo sentido, está voando baixo. Não se arrisca. Não pensa em grandes coisas. Vive de galho em galho, sem alçar grandes alturas.  Lucas 5:4: “Faze-te ao mar alto”. Duas coisas: 1) eles teriam que agir contra a razão e o bom senso; 2) Jesus enquanto homem era carpinteiro e, ao que tudo indica, não sabia de mar e de pesca. Uma simples obediência, trouxe aqueles homens a uma pesca maravilhosa(Lc 5:1-11).

·        Tem muita gente dormindo (Ef 5:14) O morto é o que dorme se parece.  O morto é o perdido sem Cristo, e o “dorminhoco” é o cristão (“virgem louca”) que parece e se identifica com ele (Rm 13:11).

2)    QUAL A IMPORTANCIA DE SER AGUIA?


2.1) A águia tem uma visão acurada.

·        A visão da águia tem uma precisão e uma alcance fabuloso. Ela consegue avistar sua presa a partir das grandes alturas, onde costuma voar. Se conhece uma pessoa pelos sonhos que alimenta. Você está sonhando com o que? Que visão você tem para sua igreja, sua cidade, seus país, e seu mundo?

2.2) A águia simboliza força e poder.

·        A águia evoca sensações majestáticas, tanto que muito lideres famosos a usavam como símbolo predileto. Certamente Deus tinha isso em mente ao nos chamar de águias, pois sabe que possuímos, estando nEle, uma promessa de poder espiritual (At 1;8).

CONCLUSÃO: AS AGUIAS VOAM AJOELHADOS. As águias, ao voarem, dobram suas pernas como se estivessem ajoelhadas. Talvez seja essa posição que facilite vôos tão altos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário