sábado, 11 de julho de 2015


O que é pregar? 



No Novo Testamento temos quatro palavras para pregação:

Kerusso: é usada mais de 60 vezes no NT; Significa “declarar”, como o faz um arauto. Refere-se à mensagem de um rei. Quando um soberano tinha uma mensagem para seus súditos, ele a entregava aos arautos. Estes a transmitiam às pessoas sem mudá-las ou corrigi-las. Portanto, O Novo Testamento usa este verbo para enfatizar que o pregador deve anunciar sua própria mensagem. Palavras de Kerusso são usadas para descrever a pregação de Jonas (Mt 12.41), de João Batista (Mt 3.1) e de nosso Senhor Jesus Cristo (“proclamar” e “apregoar” Lc 4.18-19) e de seus apóstolos (1 Tm 2.7; 2 Tm 1.11).

Euangelizo: Esta é a palavra do qual obtivemos a nossa palavra “evangelizar”. O verbo grego significa “trazer boas noticias” ou anunciar boas novas. Em Lucas 2.10, onde lemos que o anjo disse: “Eis que vos trago boa nova...”, ele usou este verbo.  Precisamos considerar com atenção Lucas 4.18-19; no versículo 18a, evangelizar é uma forma do verbo euagelizo, enquanto nos versículos  18b e 19, “proclamar e anunciar”  são formas do verbo Kerusso. Portanto, Nosso Senhor usou ambos os verbos para descrever o seu ministério. Ao fazer um, Ele fazia também o outro. “Proclamar” é “evangelizar”, que, por sua vez, é “proclamar”.

Martureo: Este verbo significa “dar testemunho dos fatos”. Hoje, porém, quando os crentes falam sobre testemunhar, o que eles geralmente querem dizer? Com freqüência, usam esta palavra a fim de descrever aqueles momentos em que contam aos outros sua experiência pessoal com o Senhor. Esse verbo se refere completamente à objetividade, e não à subjetividade; refere-se a contar às pessoas fatos e acontecimentos, e não os meus sentimentos ou o que aconteceu a mim. Um estudo do Novo Testamento nos leva rapidamente à mesma conclusão. No relato de João, quando a mulher usou martureo (“anunciara” Jo 4.39), ela se referiu ao conteúdo de uma conversa. Em 1 Jo 1.2, quando o apostolo empregou martureo (“damos testemunho”), ele falava do que vira e ouvira. Em Atos 26.5, quando Paulo usou martureo ( “testemunhar” ), ele o fez porque estava apelando a um testemunho diante da corte.  No livro de Lucas 24.44-48, Nosso Senhor ressuscitado está dizendo aos discípulos  o que deveriam fazer. Deveriam sair por todo o mundo pregando (Kerusso) o arrependimento e a remissão dos pecados (v.47 – “pregasse”) e sendo testemunhas dos grandes fatos do evangelho , que eles mesmos presenciaram (v.48). Ou seja, aqueles que proclamam dão testemunho; e aqueles que dão testemunho proclamam.

Didasko. Esta palavra significa “pronunciar em termos concretos o que a mensagem significa  em referencia ao viver, ou seja, não deve ser um mero acréscimo à nossa pregação; deve ser uma parte da mensagem que proclamamos. Isto pode ser comprovado ao lermos Atos dos Apóstolos. Em Atos 5.42, lemos que os apóstolos não cessavam de ensinar e pregar (didasko e euangelizo) a Jesus, o Cristo.  Em Atos 15.35, lemos que Paulo e Barnabé demoravam-se em Antioquia, “ensinando e pregando” , (didasko e euangelizo) a palavra do Senhor.

O que significa isso para nós?

 Quando alguém prega, não importa o lugar em que esteja ou para quem está falando, está fazendo todas as quatro palavras mencionadas . No Novo Testamento, não temos uma palavra que signifique pregar para o salvo. Simplesmente não encontramos mensagens conhecidas como “mensagens doutrinárias”, enquanto outras são conhecidas como “mensagens evangelísticas”. A pregação, toda a pregação, envolve fazer quatro coisas de uma vez. Um bom exemplo é 2 Tm 4:1-5. Nestes  versículos, Paulo escreveu suas palavras finais a alguém que, mesmo sendo jovem, já era um importante líder cristão. Paulo o instrui solenemente a pregar  “a Palavra”! Nesse ponto, ele usou o verbo Kerusso. Mas por que Timóteo devia fazer isso? Porque viria tempo em que as pessoas não suportariam a “sã doutrina” (uma palavra da família de didasko) e se cercariam de “mestres”. É obvio que Paulo estava dizendo a Timóteo pregar (Kerusso) é a maneira de ensinar (didasko) a igreja e protegê-la do erro.  Mas isso não é tudo. Paulo exortou Timóteo a fazer o trabalho de um “evangelista” (uma palavra da família euangelizo). É claro que Paulo queria dizer, à medida que Timóteo pregasse (Kerusso), e, consequentemente , ensinasse (didasko), deveria assegurar de que o verdadeiro evangelho (euangelizo)  fosse mantido em primeiro plano. Assim, em um único parágrafo, vemos que três de nossas quatro palavras foram usadas para descrever a tarefa de Timóteo. Se ele era um verdadeiro pregador, não faria apenas uma dessas coisas e sim todas elas.  Onde quer que encontremos a verdadeira pregação, várias coisas acontecem ao mesmo tempo.

Três característica particular da verdadeira pregação.

A primeira é compulsão. Existe algo no intimo do pregador que o impulsiona à sua obra. Ele possui um constrangimento em seu interior que é maior do que ele. Em seu coração, há um fogo que se recura a extinguir-se. Ele tem de pregar. “Ai de mim, se não pregar o evangelho!” (1 Co 9.16; Atos 4.20 e Mc 1.38). Na Bíblia, o homem que proclama, anuncia, dá testemunho dos fatos e deseja atingir a consciência é um homem impulsionado.

Clareza. Os arautos sempre falam na linguagem das pessoas que os ouvem. Estão preocupados em declarar a palavra do Rei; por isso, não atraem a atenção para si mesmos. O apostolo Paulo falou por todos os verdadeiros pregadores da Palavra. Ele decidiu “pregar o evangelho; não com sabedoria de palavra, para que se não anule a Cruz de Cristo” (1 Co 1.17 e 1 Co 2.1-5).


Cristocêntrica. Toda escritura fala sobre a pessoa de Cristo. Implícita  ou explicitamente, direta ou indiretamente, cada parte da Bíblia nos revela  Cristo. 

Jesus é o Alfa e o Omega: A até Z.
        A: Alfa Omega                  
        B: O bom pastor
        C: Criador de todas as coisas
        D: Deus Todo Poderoso
        E: Emanuel
        F: Filho do Deus Vivo
        G: Grande Eu Sou
        H: Homem de Dores
        I: Intercessor
        J: Juiz dos Juízes
        K: Kaiser _ Imperador dos Imperadores.
        L: Lírio dos Vales
        M: Messias
        N: Nazareno
        O: Onipotente Deus
        P: Pão da Vida
        R: Redentor
        S: Sumo Bom Pastor
        T: Todo Poderoso
        U: Único Mediador entre Deus e os homens
        V: Videira Verdadeira
        X:  da equação da Vida, sem ele nada faz sentido.
        Z: Zeloso.

Fonte: Stuart Olyott




Nenhum comentário:

Postar um comentário