O que é pregar?
No Novo Testamento temos quatro palavras para pregação:
Kerusso: é usada mais de 60 vezes no NT;
Significa “declarar”, como o faz um arauto. Refere-se à mensagem de um rei.
Quando um soberano tinha uma mensagem para seus súditos, ele a entregava aos
arautos. Estes a transmitiam às pessoas sem mudá-las ou corrigi-las. Portanto,
O Novo Testamento usa este verbo para enfatizar que o pregador deve anunciar
sua própria mensagem. Palavras de Kerusso são usadas para descrever a pregação
de Jonas (Mt 12.41), de João Batista (Mt 3.1) e de nosso Senhor Jesus Cristo (“proclamar”
e “apregoar” Lc 4.18-19) e de seus apóstolos (1 Tm 2.7; 2 Tm 1.11).
Euangelizo: Esta é a palavra do qual obtivemos a
nossa palavra “evangelizar”. O verbo grego significa “trazer boas noticias” ou
anunciar boas novas. Em Lucas 2.10, onde lemos que o anjo disse: “Eis que vos
trago boa nova...”, ele usou este verbo.
Precisamos considerar com atenção Lucas 4.18-19; no versículo 18a,
evangelizar é uma forma do verbo euagelizo, enquanto nos versículos 18b e 19, “proclamar e anunciar” são formas do verbo Kerusso. Portanto, Nosso
Senhor usou ambos os verbos para descrever o seu ministério. Ao fazer um, Ele
fazia também o outro. “Proclamar” é “evangelizar”, que, por sua vez, é “proclamar”.
Martureo: Este verbo significa “dar testemunho
dos fatos”. Hoje, porém, quando os crentes falam sobre testemunhar, o que eles
geralmente querem dizer? Com freqüência, usam esta palavra a fim de descrever
aqueles momentos em que contam aos outros sua experiência pessoal com o Senhor.
Esse verbo se refere completamente à objetividade, e não à subjetividade;
refere-se a contar às pessoas fatos e acontecimentos, e não os meus sentimentos
ou o que aconteceu a mim. Um estudo do Novo Testamento nos leva rapidamente à
mesma conclusão. No relato de João, quando a mulher usou martureo (“anunciara”
Jo 4.39), ela se referiu ao conteúdo de uma conversa. Em 1 Jo 1.2, quando o
apostolo empregou martureo (“damos testemunho”), ele falava do que vira e
ouvira. Em Atos 26.5, quando Paulo usou martureo ( “testemunhar” ), ele o fez
porque estava apelando a um testemunho diante da corte. No livro de Lucas 24.44-48, Nosso Senhor
ressuscitado está dizendo aos discípulos o que deveriam fazer. Deveriam sair por todo o
mundo pregando (Kerusso) o arrependimento e a remissão dos pecados (v.47 – “pregasse”)
e sendo testemunhas dos grandes fatos do evangelho , que eles mesmos
presenciaram (v.48). Ou seja, aqueles que proclamam dão testemunho; e aqueles
que dão testemunho proclamam.
Didasko. Esta palavra significa “pronunciar
em termos concretos o que a mensagem significa
em referencia ao viver, ou seja, não deve ser um mero acréscimo à nossa
pregação; deve ser uma parte da mensagem que proclamamos. Isto pode ser
comprovado ao lermos Atos dos Apóstolos. Em Atos 5.42, lemos que os apóstolos não
cessavam de ensinar e pregar (didasko e euangelizo) a Jesus, o Cristo. Em Atos 15.35, lemos que Paulo e Barnabé
demoravam-se em Antioquia, “ensinando e pregando” , (didasko e euangelizo) a
palavra do Senhor.
O que significa isso
para nós?
Quando alguém prega,
não importa o lugar em que esteja ou para quem está falando, está fazendo todas
as quatro palavras mencionadas . No Novo Testamento, não temos uma palavra que
signifique pregar para o salvo. Simplesmente não encontramos mensagens
conhecidas como “mensagens doutrinárias”, enquanto outras são conhecidas como “mensagens
evangelísticas”. A pregação, toda a pregação, envolve fazer quatro coisas de
uma vez. Um bom exemplo é 2 Tm 4:1-5. Nestes
versículos, Paulo escreveu suas palavras finais a alguém que, mesmo
sendo jovem, já era um importante líder cristão. Paulo o instrui solenemente a
pregar “a Palavra”! Nesse ponto, ele
usou o verbo Kerusso. Mas por que Timóteo devia fazer isso? Porque viria tempo
em que as pessoas não suportariam a “sã doutrina” (uma palavra da família de
didasko) e se cercariam de “mestres”. É obvio que Paulo estava dizendo a
Timóteo pregar (Kerusso) é a maneira de ensinar (didasko) a igreja e protegê-la
do erro. Mas isso não é tudo. Paulo exortou
Timóteo a fazer o trabalho de um “evangelista” (uma palavra da família euangelizo).
É claro que Paulo queria dizer, à medida que Timóteo pregasse (Kerusso), e,
consequentemente , ensinasse (didasko), deveria assegurar de que o verdadeiro
evangelho (euangelizo) fosse mantido em
primeiro plano. Assim, em um único parágrafo, vemos que três de nossas quatro
palavras foram usadas para descrever a tarefa de Timóteo. Se ele era um
verdadeiro pregador, não faria apenas uma dessas coisas e sim todas elas. Onde quer que encontremos a verdadeira
pregação, várias coisas acontecem ao mesmo tempo.
Três característica
particular da verdadeira pregação.
A primeira é compulsão. Existe algo no intimo do pregador
que o impulsiona à sua obra. Ele possui um constrangimento em seu interior que
é maior do que ele. Em seu coração, há um fogo que se recura a extinguir-se.
Ele tem de pregar. “Ai de mim, se não pregar o evangelho!” (1 Co 9.16; Atos
4.20 e Mc 1.38). Na Bíblia, o homem que proclama, anuncia, dá testemunho dos
fatos e deseja atingir a consciência é um homem impulsionado.
Clareza. Os arautos sempre falam na linguagem
das pessoas que os ouvem. Estão preocupados em declarar a palavra do Rei; por
isso, não atraem a atenção para si mesmos. O apostolo Paulo falou por todos os
verdadeiros pregadores da Palavra. Ele decidiu “pregar o evangelho; não com
sabedoria de palavra, para que se não anule a Cruz de Cristo” (1 Co 1.17 e 1 Co
2.1-5).
Cristocêntrica. Toda escritura fala sobre a pessoa
de Cristo. Implícita ou explicitamente,
direta ou indiretamente, cada parte da Bíblia nos revela Cristo.
Jesus é o Alfa e o
Omega: A até Z.
A: Alfa
Omega
B: O bom pastor
C: Criador de todas as
coisas
D: Deus Todo Poderoso
E: Emanuel
F: Filho do Deus Vivo
G: Grande Eu Sou
H: Homem de Dores
I: Intercessor
J: Juiz dos Juízes
K: Kaiser _ Imperador dos
Imperadores.
L: Lírio dos Vales
M: Messias
N: Nazareno
O: Onipotente Deus
P: Pão da Vida
R: Redentor
S: Sumo Bom Pastor
T: Todo Poderoso
U: Único Mediador entre
Deus e os homens
V: Videira Verdadeira
X: da equação da
Vida, sem ele nada faz sentido.
Z: Zeloso.
Fonte: Stuart Olyott
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