quarta-feira, 1 de julho de 2015

O poder do nome de Jesus – Atos 19:8-20.


Introdução:

A igreja de Éfeso tornou-se a igreja mais importante do primeiro século, depois da igreja de Jerusalém e Antioquia da Síria. Dela saíram os obreiros para plantar as igrejas da Ásia Menor. Por esta igreja passaram Priscila e Áquila. Nessa igreja ministrou Apolo. A essa igreja Paulo enviou Timóteo. Mais tarde, o apóstolo João também foi pastor ali e a própria Maria, mãe de Jesus, morou em Éfeso e pertenceu a igreja de Éfeso.

A cidade tinha duzentos mil habitantes. Era o grande centro comercial da Ásia Menor. Era o centro da superstição pagã: o templo de Diana, um suntuoso templo de mármore branco, com colunas bordejadas de ouro, oito vezes maior do que o Parthenon.



1)    Choque de poder.

·        Em Éfeso “Deus fazia milagres maravilhosos por meio das mãos de Paulo, de tal maneira, que até lenços e aventais que Paulo usavam eram levados e colocados sobre os doentes. Estes eram curados de todas as suas enfermidades, assim como espíritos malignos eram expelidos deles”.

·        Lucas fala de alguns exorcistas judeus (eram sete filhos de um judeu chamado Ceva, sumo sacerdote) que sofreram consequências desastrosas ao tentar aproveitar o poder que acreditavam estar contido no nome de Jesus (Atos 19.13,14). O poder que há no nome de Jesus não é meramente mecânico, nem pode ser empregado levianamente.

·        Duas coisas importantes a considerar: a primeira é que as forças e os poderes e as energias que atuam nesse universo não são apenas impessoais, que por trás, atuam seres espirituais. Uma coisa é a energia da água, é a energia do fogo, é a energia do sol, o poder vital da terra, o poder essencial do ar que nós respiramos, são energias impessoais. Essas energias estão a disposição de todos os seres humanos.  O que essas pessoas descobriram na cidade de  Efesios, que além dessas energias (naturais, vitais aos seres humanos) , existem seres espirituais, que afetam a vida humana.  Segunda coisa: nesse universo de seres espirituais há um nome que é respeitado, acatado, reverenciado e é o nome de JESUS DE NAZARÉ (v.15; Fl 2.9-11; Cl 2.15).

“Portanto, as energias impessoais - água, sol, chuva -, não cobram de nós relacionamentos. O sol nunca vai dialogar com você, muito menos a chuva irá bater a porta da sua casa reclamando falta de gratidão pela água que caiu sobre sua plantação. Ou seja, as energias impessoais não cobram moralidade dos seres humanos”.

Mas os seres espirituais não são assim: eles cobram os favores que prestam, cobram caríssimos. Eles exigem gratidão e devoção. O que nos aprendemos com a cidade de Efesios é que, primeiro,  há forças, poderes e energias pessoais que afetam a vida humana. Segundo, nesse universo de forças, poderes e energias pessoas há um nome que todas as forças espirituais reconhecem que Jesus é o Nome que está sobre todos.” (Atos 19.15,16).

·        Por exemplo, pessoas que se submetem a cirurgias espirituais para procurar a cura de suas enfermidades. Mas não podemos tratar essas energias espirituais como usamos as energias naturais, pois estamos lidando com poderes e forças espirituais. Uma pergunta: que são os espíritos que atuam por trás do médico espiritual? Pois, no mundo espiritual não há neutralidade. Todos os seres espirituais reconhecem o nome de Jesus Cristo (Atos 19.11-12).

·        Alguém “corajoso” disse: “Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega!”. O endemoninhado respondeu: “Jesus, eu conheço, Paulo, sei quem é; no entanto, vós, quem sois?”. Ou seja, disseram, nós não reconhecemos a autoridade de vocês. Portanto, os espíritos não apenas reconhecem quem é Jesus mas também quem pertence a Jesus e que tem legitimidade para usar o nome de Jesus.

“Portanto, o nosso mundo é povoado por espíritos. E o único Espírito que não cobra favores é o Espírito de Deus, que devemos adorar, invocar, engrandecer, bendizer com todo o nosso ser. E portanto, nenhum outro espírito, somente o Espírito Santo”. Avacalhação do nome de Jesus, pessoas que indevidamente usam o nome de Jesus, em vão! Aqueles homens foram envergonhados e o Nome de Jesus foi glorificado na cidade de Efésios (Atos 19.17).

2)    Efeitos do choque espiritual em Efesios.

·        O nome de Jesus foi engrandecido, as pessoas entregaram publicamente os seus instrumentos, os seus livros, os seus artefatos de ocultismo e de práticas religiosas exotéricas e queima em praça pública e valor de tudo o que foi queimado chega a 50 mil dracmas, ou seja, 50 mil diárias de um trabalhador comum.  (Atos 19.17-19 ).

·        O que é isso: uma declaração de posição no mundo espiritual. Aquilo que eu usei para servir outros espíritos eu queimo e jogo fora, é importante que façamos isso. Ou seja, estou rompendo a todos os espíritos que eu me relacionei, a partir de agora, o meu Senhor é Jesus Cristo, somente Ele.

·        Não podemos nos preocupar com os poderes espirituais o mal é que deve se preocupar (Mt 16.18). Nós não dormimos preocupados com os poderes espirituais mas dormimos em paz, pela paz que excede todo o entendimento. Nós dormimos o “sono do justo”, pois não tememos “o terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola o meio dia” (Sl 91.5-6).

·        Por que ha cristãos que andam assustados? Por que ha cristãos que andam inseguros? Por que há cristãos que são tímidos em seu testemunho do nome e da autoridade de Jesus.

Conclusão: é preciso tomada de posição, você tem que dizer: eu sou de Jesus. Eu sei que há forças, poderes e energias.  Mas eu sei também, que há seres espirituais, sei mais, sei que entre todos os seres espirituais, somente Jesus deve ser adorado: Jesus de Nazaré.


Nenhum comentário:

Postar um comentário