O Deus desconhecido –
Atos 17.16-34.
· Atenas gabava-se de sua rica tradição filosófica, herdada de Sócrates,
Platão e Aristóteles, de sua literatura (Ilíada e Odisséia) e arte e da
democracia (governo do povo).
· Qual foi a reação de Paulo em Atenas? Qual deveria ser a reação de um
cristão que visita uma cidade que é dominada por ideologias ou religiões não
cristã, moralmente decadente e espiritualmente morta?
1) O que Paulo viu (V.16).
· Acrópole! Antiga fortaleza da cidade, que era elevada o suficiente para
ser vista a quilômetros de distancia, fora descrita como “ampla composição de
arquitetura e escultura dedica à glória nacional e ao culto dos deuses”.
· Ágora! Com seus muitos pórticos pintados por artistas famosos, a fim de
ouvir os debates dos políticos e filósofos da época, pois Atenas era muito
conhecida por sua democracia.
· Entretanto, o que Paulo viu não foi a beleza nem o brilhantismo da
cidade, mas sua idolatria. Traduções: “cheia de ídolos”; “uma verdadeira
floresta de ídolos”. “HAVIA MAIS DEUSES EM ATENAS DO QUE EM TODO O RESTO DO
PAÍS”; “ERA MAIS FÁCIL ENTRAR ALI UM DEUS DO QUE UM HOMEM”.
· No Partenon havia uma imensa estátua de Atenas feita de ouro e mármore,
e a ponta brilhante da sua lança era visível a sessenta quilomentos de
distancia. Em toda parte havia imagens de Apolo, o padroeiro da cidade, de
Júpiter, Vênus, Mércurio, Baco, Netuno, Diana e Esculápio.
2) O que Paulo sentiu (v.16).
· O seu espírito se revoltava. O verbo grego paroxyno, originalmente tinha
conotações médicas e se referia a uma ataque epilético. Também significava “estimular”
em especial “irritar, provocar, causar ira”.
· Assim, Paulo foi “provocado” pela idolatria e provocado à ira, ao
desgosto e a à indignação, como o próprio Deus, e pela mesma razão: a honra e a
glória do seu nome. As vezes, as Escrituras chamam esse sentimento de “ciúme”.
Está escrito que “o nome do Senhor é zeloso; sim, Deus zeloso é” (Ex 34.14).
· Portanto, o sentimento de Paulo era aversão à idolatria, que despertou
dentro dele uma agitação profunda de ciúmes pelo nome de Deus, ao ver seres
humanos tão depravados, a ponto de dar aos ídolos glória devida apenas ao único
Deus vivo e verdadeiro.
· Jesus nos deixou a Grande Comissão: “Ide por todo mundo...”. Henry
Martyn, missionário na Pérsia mulçumana, disse: “Eu não suportaria viver se
Jesus não fosse glorificado; seria um inferno para mim, se ele fosse sempre ...
desonrado”.
3) O que Paulo fez (vss.
17 e 18).
· A reação de Paulo contra a idolatria não foi apenas negativa
(horror/desanimo) mas também positiva e construtiva (testemunho). Observamos os
três grupos com quem ele falou:
a) Paulo ia para Sinagoga no Sábado e ali
“dissertava” entre os judeus e os tementes a Deus.
b) Paulo ia à Ágora, que servia como
mercado e centro da vida social, e ali falava “a todos os que por acaso
estivessem lá”, não no sábado mas todos os dias!
c) Paulo começou a debater com os filósofos
epicureus e estóicos. O Epicurismo considerava os deuses
distantes, a ponto de não se interessarem pelas questões humanas nem terem
influencia sobre elas. O mundo estaria entregue ao acaso, e não haveria vida
após morte, nem julgamento. O Estoicismo reconhecia um deus supremo, mas de forma panteísta (tudo é Deus). O
mundo seria determinado pelo destino, e os seres humanos deveriam cumprir seus
deveres.
· HOJE o equivalente mais próximo à SINAGOGA é a igreja, o local onde se
encontram pessoas religiosas. O equivalente À Ágora pode ser um parque ou uma
esquina, uma feira, escola, etc. Quanto ao Areópago, seria a escola ou
Universidade.
4) O que Paulo disse
· Que quer dizer esse tagarela (v.18).Seu significado literal é “apanhador de grãos”, e era usada em
relação a várias espécies de pássaros que se alimentam de grãos ou carniça.
Partindo dos pássaros, começou a ser aplicada aos seres humanos, vadios
ou mendigos que vivem de restos de alimentos encontrados nas ruas, “catadores
de lixo”.
· “...o levaram ao Areópago...” (v.19). significa literalmente “o morro
(pagos) de ares (marte), ou seja, “o morro de marte”. Era o local em que se
reunia a corte judicial mais respeitável da antiga Grécia. Nos dias de Paulo, a
corte tornara-se mais um conselho, com poderes legais diminuídos. Os seus
membros eram mais guardiães da religião, moral e educação da cidade. Paulo
passou, então, a proclamar o Deus vivo e verdadeiro em cinco pontos:
a) DEUS É O CRIADOR DO UNIVERSO (v.24).
Deus é o criador pessoal de tudo o que existe e o Senhor age no meio dos
homens.
b) DEUS É O MANTENEDOR DA VIDA (v.25).
Deus continua sustentando a vida que Ele criou e deu às suas criaturas humanas.
c) DEUS É O GOVERNADOR DE TODAS AS NAÇÕES
(VS. 26-27). Tateando: um verbo que “denota o tatear hesitante de um cego”. O
pecado distancia o homem de Deus mas Deus não está longe!
d) DEUS É O PAI DOS SERES HUMANOS (vss.
28-29). todos são filhos de
Deus? Em termos de redenção Deus só é o Pai daqueles que estão em Cristo, e nós
somos seus filhos apenas por doação, pela graça (Jo 1.12); mas em termos de
criação é o pai de toda a humanidade, e todos são geração dele, suas criaturas,
e recebem dele a vida.
e) DEUS É O JUÍZ DO MUNDO (vss. 30,31). Não levou em conta os tempos da ignorância... agora, porém,
notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam. POR QUÊ? Porque é
certo que haverá um juízo! Tres fatos: 1) O
JUIZO SERA UNIVERSAL: Deus há de julgar o mundo. Os vivos e os mortos, os
grandes e os pequenos, todos serão incluídos; ninguém escapará. 2) O JUÍZO SERÁ
JUSTO: Há de julgar... com justiça. Todos os segredos serão revelados. 3) O
JUÍZO ESTÁ DEFINIDO, pois o dia já foi marcado e o juiz escolhido (Jo 5.27).
CONCLUSÃO: as mesmas reações de Paulo em Atenas existem em voce? Voce vê
como o Apostolo a idolatria campeando nossa sociedade? Voce está conformado com
o mundo ou sentindo angustia em ver homens se perdendo em sua idolatria? O que
você tem feito?
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