terça-feira, 16 de junho de 2015

O Deus desconhecido – Atos 17.16-34.



·        Atenas gabava-se de sua rica tradição filosófica, herdada de Sócrates, Platão e Aristóteles, de sua literatura (Ilíada e Odisséia) e arte e da democracia (governo do povo).

·        Qual foi a reação de Paulo em Atenas? Qual deveria ser a reação de um cristão que visita uma cidade que é dominada por ideologias ou religiões não cristã, moralmente decadente e espiritualmente morta?

1)    O que Paulo viu (V.16). 


·        Acrópole! Antiga fortaleza da cidade, que era elevada o suficiente para ser vista a quilômetros de distancia, fora descrita como “ampla composição de arquitetura e escultura dedica à glória nacional e ao culto dos deuses”.

·        Ágora! Com seus muitos pórticos pintados por artistas famosos, a fim de ouvir os debates dos políticos e filósofos da época, pois Atenas era muito conhecida por sua democracia.

·        Entretanto, o que Paulo viu não foi a beleza nem o brilhantismo da cidade, mas sua idolatria. Traduções: “cheia de ídolos”; “uma verdadeira floresta de ídolos”. “HAVIA MAIS DEUSES EM ATENAS DO QUE EM TODO O RESTO DO PAÍS”; “ERA MAIS FÁCIL ENTRAR ALI UM DEUS DO QUE UM HOMEM”.


·        No Partenon havia uma imensa estátua de Atenas feita de ouro e mármore, e a ponta brilhante da sua lança era visível a sessenta quilomentos de distancia. Em toda parte havia imagens de Apolo, o padroeiro da cidade, de Júpiter, Vênus, Mércurio, Baco, Netuno, Diana e Esculápio.


2)    O que Paulo sentiu (v.16).
·        O seu espírito se revoltava. O verbo grego paroxyno, originalmente tinha conotações médicas e se referia a uma ataque epilético. Também significava “estimular” em especial “irritar, provocar, causar ira”.

·        Assim, Paulo foi “provocado” pela idolatria e provocado à ira, ao desgosto e a à indignação, como o próprio Deus, e pela mesma razão: a honra e a glória do seu nome. As vezes, as Escrituras chamam esse sentimento de “ciúme”. Está escrito que “o nome do Senhor é zeloso; sim, Deus zeloso é” (Ex 34.14).

 ·        Portanto, o sentimento de Paulo era aversão à idolatria, que despertou dentro dele uma agitação profunda de ciúmes pelo nome de Deus, ao ver seres humanos tão depravados, a ponto de dar aos ídolos glória devida apenas ao único Deus vivo e verdadeiro.

 ·        Jesus nos deixou a Grande Comissão: “Ide por todo mundo...”. Henry Martyn, missionário na Pérsia mulçumana, disse: “Eu não suportaria viver se Jesus não fosse glorificado; seria um inferno para mim, se ele fosse sempre ... desonrado”.

3)    O que Paulo fez (vss. 17 e 18).
·        A reação de Paulo contra a idolatria não foi apenas negativa (horror/desanimo) mas também positiva e construtiva (testemunho). Observamos os três grupos com quem ele falou:

a)    Paulo ia para Sinagoga no Sábado e ali “dissertava” entre os judeus e os tementes a Deus.

b)    Paulo ia à Ágora, que servia como mercado e centro da vida social, e ali falava “a todos os que por acaso estivessem lá”, não no sábado mas todos os dias!

c)     Paulo começou a debater com os filósofos epicureus e estóicos. O Epicurismo considerava os deuses distantes, a ponto de não se interessarem pelas questões humanas nem terem influencia sobre elas. O mundo estaria entregue ao acaso, e não haveria vida após morte, nem julgamento. O Estoicismo reconhecia um deus supremo, mas de forma panteísta (tudo é Deus). O mundo seria determinado pelo destino, e os seres humanos deveriam cumprir seus deveres.

·        HOJE o equivalente mais próximo à SINAGOGA é a igreja, o local onde se encontram pessoas religiosas. O equivalente À Ágora pode ser um parque ou uma esquina, uma feira, escola, etc. Quanto ao Areópago, seria a escola ou Universidade.

4)    O que Paulo disse
·        Que quer dizer esse tagarela (v.18).Seu significado literal é “apanhador de grãos”, e era usada em relação a várias espécies de pássaros que se alimentam de grãos ou carniça. Partindo dos pássaros, começou a ser aplicada aos  seres humanos, vadios ou mendigos que vivem de restos de alimentos encontrados nas ruas, “catadores de lixo”.
·        “...o levaram ao Areópago...” (v.19). significa literalmente “o morro (pagos) de ares (marte), ou seja, “o morro de marte”. Era o local em que se reunia a corte judicial mais respeitável da antiga Grécia. Nos dias de Paulo, a corte tornara-se mais um conselho, com poderes legais diminuídos. Os seus membros eram mais guardiães da religião, moral e educação da cidade. Paulo passou, então, a proclamar o Deus vivo e verdadeiro em cinco pontos:

a)    DEUS É O CRIADOR DO UNIVERSO (v.24). Deus é o criador pessoal de tudo o que existe e o Senhor age no meio dos homens.

b)    DEUS É O MANTENEDOR DA VIDA (v.25). Deus continua sustentando a vida que Ele criou e deu às suas criaturas humanas.

c)     DEUS É O GOVERNADOR DE TODAS AS NAÇÕES (VS. 26-27). Tateando: um verbo que “denota o tatear hesitante de um cego”. O pecado distancia o homem de Deus mas Deus não está longe!

d)    DEUS É O PAI DOS SERES HUMANOS (vss. 28-29). todos são filhos de Deus? Em termos de redenção Deus só é o Pai daqueles que estão em Cristo, e nós somos seus filhos apenas por doação, pela graça (Jo 1.12); mas em termos de criação é o pai de toda a humanidade, e todos são geração dele, suas criaturas, e recebem dele a vida.

e)     DEUS É O JUÍZ DO MUNDO (vss. 30,31). Não levou em conta os tempos da ignorância... agora, porém, notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam. POR QUÊ? Porque é certo que haverá um juízo! Tres fatos: 1) O JUIZO SERA UNIVERSAL: Deus há de julgar o mundo. Os vivos e os mortos, os grandes e os pequenos, todos serão incluídos; ninguém escapará. 2) O JUÍZO SERÁ JUSTO: Há de julgar... com justiça. Todos os segredos serão revelados. 3) O JUÍZO ESTÁ DEFINIDO, pois o dia já foi marcado e o juiz escolhido (Jo 5.27).

CONCLUSÃO: as mesmas reações de Paulo em Atenas existem em voce? Voce vê como o Apostolo a idolatria campeando nossa sociedade? Voce está conformado com o mundo ou sentindo angustia em ver homens se perdendo em sua idolatria? O que você tem feito?


Nenhum comentário:

Postar um comentário