Quando Deus não
recebe nossa adoração. Ml 1:6-14.
Introdução.
Esses versículos do Profeta Malaquias falam dos pecados dos
sacerdotes que eram responsáveis pela condução moral e espiritual da nação.
Eram líderes decadentes, quer do ponto de vista moral, quer do ponto de vista
espiritual. UM DOS MAIORES PERIGOS PARA O POVO DE DEUS, AINDA HOJE, É O DE UMA LIDERANÇA RELAXADA,
LIDERES ACOMODADOS, SEM VISÃO ALGUMA.
1) Quando Deus não é honrado.
“O filho honra ao pai,
e o servo ao seu amo”. Aqui, Deus levanta duas questões. Ele é Pai e Senhor. Onde estão a
honra e o temor que lhe são devidos pelo filho e servo Israel?
“Se eu, pois, sou o
pai, onde está a minha honra?” O hebraico nos traz KÂBHÔDH, que é traduzido por GLÓRIA.
Veja a história da arca tomada pelos filisteus (1 Sm 4.21) que o filho de
Finéias recebeu o nome de ICABÔDE que significa “foi-se a glória”. KÂBHÔDH,
literalmente, tem o sentido de “dar peso”, “mostrar atenção”, “considerar como
importante” (Ex 20.12; Dt 5.16). O Senhor esperava que o seu povo o
considerasse como importante, que lhe desse atenção. No entanto, ele é um pai
desprezado (Ex 4.22; Dt 32.6).
1.1)
Cinismo da liderança.
“Em que temos nós
desprezado o teu nome?”. É uma pergunta que equivale a “Não, nós não temos desprezado o teu nome.
Tu estás exagerando!”. Então vejamos:
·
“ofereceis sobre o meu altar pão
profano, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que pensais, que a mesa
do Senhor é desprezível”. O desprezo ao nome de Deus é mostrado pelo oferecimento de pão profano,
ou “alimentos impuros”, ou “sacrifícios impuros”. Os sacerdotes pensavam que a
mesa do Senhor era “desprezível”. A palavra hebraica traduzida por “desprezível”
é a mesma encontrada em Daniel 11.21 e ali é traduzida por “vil”, numa
referencia a Antíoco Epifânio, um rei Sírio que sacrificou um porco dentro do
templo de Jerusalém. Era um conceito muito baixo de Deus que os sacerdotes
estavam fazendo.
·
A impureza ou o caráter profano da oferta fica patente
nos versículos 8,13 e 14. “Cego, coxo,
doente e roubado” são os adjetivos empregados para mostrar o que estava
sendo dado ao Senhor. Esclareça-se que “roubado” o hebraico traz Gazûl, que
significa “dilacerado pela fera” que provavelmente o roubara do rebanho. O que
estava sendo oferecido a Deus era a carniça! A que ponte descera o povo! E como
os sacerdotes compactuavam com isso, aceitando oferecer tais coisas ao Senhor!
(Lv 22.18-22).
“Com muita freqüência, os cristãos acham que podem ofertar qualquer coisa
a Deus. Contanto que alguém ou alguma atividade seja dedicada a Deus, mesmo sem
entusiasmo, imaginam que Deus ficará contente. Temos dado o melhor para Deus, ou, como os
judeus, temos dado o resto? Tem ele o melhor das nossas emoções, o melhor do
nosso tempo, o melhor dos nossos bens? Ou cuidamos da nossa vida e lhe damos o
restolho?”.
·
Aborrecido, Deus lhes diz que ofereçam animal
doente ao governador (v.9). Era também costume presentear autoridades com
animais e cereais. E pergunta: “terá ele agrado em ti? Ou aceitará ele a tua
pessoa”? A resposta a ambas as perguntas é um sonoro não.
·
O versículo 9, NOS ENSINA que Deus não aceita nada
menos do que o melhor. Ele não precisa de restos, ou seja, “vocês me dão o que
não presta e querem receber a benção por isso? Supliquem para ver se eu dou!
·
No versículo 10, Deus prefere o ter o seu templo fechado a receber
nele um culto hipócrita! Deus não precisa do nosso culto. Quando nós o
cultuamos, não o tornamos melhor porque ele não tem como melhorar. JÁ É
TOTALMENTE BOM. Se o deixarmos de cultuar, não o fazemos piorar. Simplesmente porque
ele nunca pode deixar de ser totalmente bom. Nós é que precisamos cultuá-lo!
·
“...eu não tenho prazer em vós, diz o
Senhor dos Exércitos, nem aceitarei oferta da vossa mão” (Is 1.13). Mais do que ofertas, mais do que
culto, Deus espera obediência do seu povo (1 Sm 15.22). Obedecer é mais valioso
do que cultuar.
Conclusão:
O adorador de Malaquias estava prometendo um macho e oferecendo ao
Senhor um animal imprestável. A expressão com mácula indica doente ou
defeituoso, aquele que o dono do rebanho sabe que vai perder logo e no qual não
vale a pena investir. E, “quando fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo;
porque não se agrada de tolos. O que votares, paga-o. Melhor é que não votes do
que votares e não pagares (Ec 5.4-5).
Nenhum comentário:
Postar um comentário